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  1.  # 181

    Mas então pelo que percebi não foi você que pagou os materiais?
    è que se foi o Empreiteiro ainda mais me assusta esse preço.... pois tal como pode ver só de cimento são 1500 euros., mas se diz que muro ainda ficou com maior espessura e sapatas também.. só em cimento são 2000 euros. (isto se a dosagem do cimento for a correcta, mas possivelmente é como já disseram por aí , possivelmente foi betão feito sem cimento:) ).
    • Eddy
    • 22 janeiro 2013

     # 182

    Na nossa casa (cave) o betão tava mais ou menos liso, por isso não levou qualquer produto para alisar. Levou 3 camadas bem dadas de Topeca Dry/"flytecote" primeiro com rolo e depois "à bruta" com trincha para encher pequenas imperfeições onde o rolo não chegava.

    Depois lamina drenante com pitões, no fundo tubo drenante 150mm com manta geotextil e brita 3/4 numa largura de 0,5-1m até cima. Isto foi feito em 2009 e a cave é sequinha.

    Tivemos o cuidado de fazer sobreposições de 15-20cm nas uniões da lamina drenante e a mesma foi segurada no lugar com escoras de madeira até a brita estar no lugar para não usar pregos ou equivalente e furar a lamina.

    Cumps,
    e
      DSCF7097.JPG
  2.  # 183

    Uma vez que se falou por ai na constituição do Betão. ai vai a dosagem utilizada e posteriormente efectuado o rebentamento dos cubos. (presenciei toda a actividade).
      dosagem_betao.png
    • dusca
    • 28 janeiro 2013 editado

     # 184

    Seguem mais fotos...
      DSC02334.JPG
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      DSC02337.JPG
  3.  # 185

    dusca,
    os custos da drenagem ficam a seu cargo ou do empreiteiro?
    • dusca
    • 14 fevereiro 2013

     # 186

    Ola JoseBlino

    Fica a meu cargo. A ideia é o empreiteiro passar uma espécie de reboco da parte de dentro como está a fazer de fora, para tapar essas pedras que ainda se vêm. Na sapata la em baixo, vai alisar e deixar uma caleira para a agua escorrer uma vez que o próprio terreno já tem inclinação suficiente. Resumindo, estava a pensar meter "flytecote" mas nem sei se meta, eles garantem 6 a 7 anos de durabilidade por isso, nem sei se meta. Resumindo, aqui não gasto mais nada.

    Onde vou gastar mais um pouco mas também não prevejo que seja muito é no final, acabamento, quero fazer também em cima, ao nível da terra uma espécie de caleira para pegar na maior parte da água. O muro vai com 50cm de largo, até ao nível da terra, depois, passará a 15cm com uma altura de um palmo, e depois continuará o muro normal em tijolo acima da relva. A ideia aqui é fazer uma caleira no próprio muro em betão, com o espaçamento de 50-15=35cm, desnibelada... mas a caleira por cima leva umas tampas ao nivel da relva para não se notar na caleira nem o desnível ;-P

    A ideia é esta, vamos ver como fica no fim.

    dusca
  4.  # 187

    Dusca isto é simples. Bem feito seria um muro calculado de forma a saber o que se está a fazer. outra é fazer um muro atravéz de experiencia de cada um!Com 2 metros de altura sem segurar terras basta ferro de 10 vertical //0.20 e horizontal 8//0.20, as cargas aplicadas são reduzidas. não aplique ferro // a 0,30, vai ter maior tendencia a fissurar. Sapatas com 1,2 a 1,4. e nao se preocupe que o muro não cai. Sapatas com ferro de 8//0,20 e armadura superior igual .
    • dusca
    • 14 fevereiro 2013

     # 188

    Ola RMVOliveira, muito obrigado pelo seu comentário.

    Sei e tenho a perfeita noção que o muro calculado poderia ficar com menos largura, sem dúvida. Foi um acerto que fiz aquando das contas com o pedreiro, ficou assim decidido.
    O muro ficou como diz, ferro de 10 ao alto e 8 deitado, espaçamento de 20cm. Sapata com 1,2 em alguns sítios, outros passa até dos 1,5. Largura como já referi, tem 50cm.
    O homem chamou dois ajudantes aquando do enchimento, mas de resto anda sempre lá sozinho e a coisa vai crescendo... admito que tive algumas surpresas mas fomos a tempo de emendar.

    dusca
 
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