Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: FDObrigado a todos. :)

    É suposto ser um exercício de final do 4.º ano.


    Acho demasiado complexo. Não é difícil chegar à conclusão, mas parece-me difícil justificar.
  2.  # 22

    Danobrega, não tenho problema nenhum em confessar que muitos dos exercícios das minhas filhas (4º ano) eu não sei resolver à primeira vista, teria de pensar muito e estudar até chegar à solução. Uso o condicional porque geralmente é o pai que as ajuda na matemática, eu fico com o português. Só tive matemática até ao 9º ano e nunca dei, por ex., estatística e probabilidades - não fazia ideia do que era um diagrama de caule e folhas, por ex.
    Para quem tiver curiosidade, espreite aqui a prova de aferição do 4º ano de 2012 http://cdn.gave.min-edu.pt/files/447/PA1_Mat_1__Full_2012.pdf .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
    • J-C
    • 6 fevereiro 2013

     # 23

    E quem foi o Rei portugues com mais seguidores?
    • eu
    • 6 fevereiro 2013

     # 24

    Colocado por: becasPara quem tiver curiosidade, espreite aqui a prova de aferição do 4º ano de 2012http://cdn.gave.min-edu.pt/files/447/PA1_Mat_1__Full_2012.pdf.

    Está muito na moda criticar tudo, mas parece-me que essa prova está muito bem feita.
  3.  # 25

    Parece-me que pouca gente consegue reduzir o problema a linguagem matemática. Como estou queimado da faculdade onde falhar um passo de justificação numa redução significava ter a resposta incorrecta, acho o problema demasiado complexo para o 4º ano.

    Mas devo estar a complicar. :-)
    • eu
    • 6 fevereiro 2013 editado

     # 26

    Colocado por: danobregaParece-me que pouca gente consegue reduzir o problema a linguagem matemática. Como estou queimado da faculdade onde falhar um passo de justificação numa redução significava ter a resposta incorrecta, acho o problema demasiado complexo para o 4º ano.

    Nesta fase da aprendizagem não há uma grande preocupação com a formalização matemática mas sim com a construção de mecanismos mentais informais de resolução de problemas, a que chamam estratégias de cálculo. Até para fazer somas recorrem a estratégias de cálculo, sem usar o método formal. Eu sei isto porque tenho acompanhado os meus filhos.

    E só tenho a dizer bem, tanto da Escola pública onde andam, dos Professores e dos manuais. Comparando com o ensino que eu tive, eles têm um ensino incomparavelmente melhor.
  4.  # 27

    Relativamente ao ensino, e tenho uma filha no 4º ano e outra no 11º ano, o único defeito que aponto, é a alteração repentina, no método de aprendizagem, para a qual, os novos alunos servem de cobaias.

    Neste momento, e em virtude das chamadas "estratégias de cálculo", a minha filha mais nova, aprendeu 4 formas de resolver uma conta de divisão. Resultado: andava uma confusão naquela cabeça que já baralhava as diversas formas umas com outras e até eu, já andava baralhado.
    Só depois de uma reunião com a professora, descobri que os alunos podem e devem optar por apenas uma das formas, coisa que ela fez. Além da sobrecarga horária com os alunos a sair às 17H30 e ainda com atividades extra-curriculares, não é fácil, mas havemos de conseguir.
    • chap
    • 6 fevereiro 2013 editado

     # 28

    Viva,

    Talvez haja uma forma mais fácil mas parece-me que pode ser resolvido como sistema de 2 equações a 2 incógnitas:
    X/4=6
    X/12=Y

    Em que X é a palha disponível e Y o número de dias.

    Resolvendo a primeira equação temos que X=24. Substituindo de seguida na segunda equação temos que:
    24/12=Y
    Y=2
  5.  # 29

    Certo... mas sistemas de duas equações e duas incógnitas não é coisa da quarta classe, dai a minha opinião. Já agora eu não gosto muito com o X, prefiro:

    a/4b=6
    a/12b=x

    [...]

    a/b=24
    x=2

    Onde

    a = palha total
    b = palha comida por um cavalo num dia.

    a e b são constantes indeterminadas, x é a variável a determinar.

    Coitados! :-)
    Concordam com este comentário: Monteiro
    • joni
    • 6 fevereiro 2013

     # 30

    Ja la costumam dizer os meus professores, vocês muito gostam de complicar o que é simples
  6.  # 31

    Lógica matemática: Danobrega, 5 estrelas!

    Mas, e aritmética ao nível do 4º ano?

    6/(12/4)

    Seria a solução esperada?
  7.  # 32

    Isto parece um problema para aplicar a regra de três simples.

    12 / 6 = 4 / D <=> 12 x D = 6 x 4 <=> D = (6 x 4) / 12 <=> D = 24 / 12 <=> D = 2

    FML.
    • LVM
    • 6 fevereiro 2013

     # 33

    Estou a ver que ligaram o complicómetro.
    Ainda aparece aqui alguém a integrar a palha e a sacar a derivada dos cavalos!
  8.  # 34

    Sempre a complicar:

    A relacao a fazer e que se os cavalos triplicam, a comida dara para um terco dos dias.

    Apenas isto. Nao se esquecam que conteudos que antigamente eram lecionados apenas no 2 ciclo sao agora trabalhados no 1 ciclo. A matematica dos dias de hoje e mais complicada
    Concordam com este comentário: LVM
  9.  # 35

    O problema é que não é dito quando é que "entretanto" chegaram os 8 cavalos. Podem ter chegado 2 dias após os primeiro 4 começarem a comer palha.
  10.  # 36

    Colocado por: PicaretaO problema é que não é dito quando é que "entretanto" chegaram os 8 cavalos. Podem ter chegado 2 dias após os primeiro 4 começarem a comer palha.

    Exatamente. Tem um erro na elaboracao mas que penso com bom senso isso nao se reflete na resolucao.
  11.  # 37

    Colocado por: kosttapenso com bom senso

    Bom senso!!! no 4º ano!!! é um erro muito grave. Eu que já fiz a 4ª classe à muito tempo fiquei baralhado com o "entretanto"
  12.  # 38

    Colocado por: Picareta
    Bom senso!!! no 4º ano!!! é um erro muito grave. Eu que já fiz a 4ª classe à muito tempo fiquei baralhado com o "entretanto"

    por isso é que complicou. uma criança não faria essa ligação (salvo exceções que teriam explicações por quem de direito)
  13.  # 39

    Colocado por: Picareta
    O problema é que não é dito quando é que "entretanto" chegaram os 8 cavalos. Podem ter chegado 2 dias após os primeiro 4 começarem a comer palha.

    Parte-se do princípio que os cavalos são civilizados e bem-educados - só começam a comer depois de estarem todos presentes.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 40

    Colocado por: J.FernandesParte-se do princípio que os cavalos são civilizados e bem-educados - só começam a comer depois de estarem todos presentes.


    Como os cavalos das Viagens de Gulliver? ;)
 
0.0186 seg. NEW