Colocado por: rafaelisidororico em carbono
Colocado por: rafaelisidoropara choque térmico usa-se agua fria lol
Colocado por: ultrahipermega
E onde é que ele vai buscar isso? para ele o absorver tera de ser libertado por outra coisa qualquer e o carro não liberta carbono mas sim monoxido de carbono.
a água não tem o poder de choque térmico que o óleo, este entra em ebulição uma temperatura mais elevada e dissipa muito melhor o calor, ao passo que a água ferve na peça e custa muito mais a arrefecer.
Colocado por: branco.valterEu confesso, disto não percebo uma porra.
Colocado por: rafaelisidoromonoxido carbono é isso aí
Colocado por: MonteiroTêmpera, revenido.
Mito1: O aço fica mais duro devido ao choque térmico.
Em termos simplificados: As moléculas do aço ao ser aquecido, alteram a suas caracteristicas e alinhamento, ao arrefecer repentinamente, é impedido o realinhamento das mesmas obtendo-se assim um aço mais duro. Este efeito pode ser regredido voltando a aquecer o aço e deixar arrefecer lentamente. Por isso é que a têmpera só é possível se aquecer-mos o aço a temperaturas de quase fusão.
A velocidade do arrefecimento determina a dureza pretendida. Se o arrefecimento for efectuada por jacto de água (arrefecimento instantâneo), o aço terá a dureza máxima para o seu tipo, mas será decerto quebradiço. Se construir-mos um gráfico com duas entradas, em que uma é a velocidade de arrefecimento e outra a dureza conseguida, podemos ao fim de muitas horas, senão dias, calcular a velocidade de arrefecimento que mais nos convem.
A tempera em óleo permite um arrefecimento mais gradual, daí ser o mais utilizado em processos continuos, pois com o óleo certo, cosegue-se a velocidade de arrefecimento certa. Os óleos de utilização industrial paro o efeito, são desenvolvidos de forma específica.
O Revenido, é um processo que permite uma regressão em parte das caracteristicas do aço.
Colocado por: ultrahipermegaainda na situação dos óleos usados, sendo assim, será melhor utilizar um óleo de um carro com baixa emissão de co2, desta forma estaremos a dar mais carbono ao aço.
teremos de ver tb que agora os carros utilizam óleos muito finos e de grande amplitude térmica, tipo 5-50, 10-50. á uns anos os óleos usados eram mais o 15-40 e o 15-50.
Colocado por: rafaelisidoromas isso já é outro topico .
Colocado por: ultrahipermega
lolo
´+e melhor parar-mos com isto dos tópicos novos, senão é um mundo sem fim e não completamos nenhum dos temas.