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    • dato
    • 5 março 2013

     # 61

    Colocado por: pedromdf

    Atenção que a etiqueta classe A++++ não quer dizer que consome menos, quer dizer que tem melhor eficiência energética, que não significa o mesmo.
    Uma das evoluções no sentido da economia energética está a ser na iluminação LED mas com custos de instalação brutais, que só se anulam ao fim de uns anos mais oumenos largos. Estamos também a perceber que a vida útil destas lâmpadas não é nem de perto a anunciada.


    discordo, pq o mesmo equipamento(ex:frigorifico com mm capacidade) o q tiver melhor eficiencia energetica será o q consome menos! temos é q comparar items iguais!

    em relação aos leds vai ao encontro daquilo q disse acerca da economia no consumo(onde mts vezes para poupar centimos se gastam dezenas de euros)
  1.  # 62

    Claro!
    Mas como digo pode haver equipamentos a consumirem menos com eficiência energética menor e aparecerem com etiqueta B.
    A etiqueta é exclusivamente para a eficiência energética e não para o consumo. Isto sem tecer considerações sobre a veracidade da mesma, que nenhum de nós tem capacidade para aferir.
  2.  # 63

    Está a esquecer-se que as margens podem ser diferentes, que os custos operacionais podem ser diferentes, que os preços de aquisição do combustível podem ser diferentes, etc... nada justifica um preço igual... à milésima.


    Deus nos livre: os combustíveis são transaccionados em bolsa, a nível mundial. Os custos operacionais tendem a ser nivelados (custos de pessoal são tabelados, postos são concessionados, etc), e pesam relativamente pouco no preço final.
    Mesmo assim, contrariamente ao que sugere, verificam-se diferenças significativas entre postos..
  3.  # 64

    Colocado por: luisvvMesmo assim, contrariamente ao que sugere, verificam-se diferenças significativas entre postos..

    Ao nível dos poucos cêntimos, que não podem significar um benefício da concorrência entre fornecedores. Pelo menos não seria isso que eu esperaria de uma salutar concorrência de preços. O que se passa efectivamente é cartelismo protegido pela nossa pseudo-fiscalização de preços.
  4.  # 65

    Alguém se lembra de alguma coisa que neste país tenha sido exposta à concorrência e daí tenha vindo algum benefício para o cliente/consumidor? De modo que me espanta toda esta fé, mas enfim há o sentimento generalizado de que esta é sempre a última a perder.
    O que não tenho dúvidas é que a energia daqui a uns tempos estará ao dobro dos preços actuais.


    Pegar no mercado dos combustíveis, comparar situação "pre-concorrência" com o "pós" e concluir que os preços estão mais altos logo estamos pior, é absurdo.
    Por um lado, porque é obvio que, se o preço antes era definido politicamente, tendia a ser artificial. Logo, a diferença era paga pelos nao-consumidores, através de impostos.
    O beneficio foi pois, antes de mais, para os contribuintes.

    Depois, porque em grande medida o aumento do preço justifica-se pela matéria-prima e pelo aumento da carga fiscal. Para fazer comparações, é mais razoável perguntar: se fosse o estado a definir preços máximos, poderiam estes ser mais baixos que os actuais?


    Quanto à electricidade, o raciocínio é o mesmo...
  5.  # 66

    Colocado por: pedromdf
    Ao nível dos poucos cêntimos, que não podem significar um benefício da concorrência entre fornecedores. Pelo menos não seria isso que eu esperaria de uma salutar concorrência de preços. O que se passa efectivamente é cartelismo protegido pela nossa pseudo-fiscalização de preços.


    Poucos cêntimos?? Só pode estar a brincar... Quanto queria que fosse, se mais de metade é imposto, e do restante parte significativa é matéria-prima comprada e vendida em bolsa?
  6.  # 67

    Gasóleo
    Cepsa Fogueteiro €1.404
    E.Leclerc Amora €1.409
    Cepsa Paio Pires €1.424
    Repsol Bombeiros... €1.455
    Galp Fernão Ferro


    Postos de marca, no concelho do Seixal, separados por 3 ou 4 km. Na mesma zona, mas já noutros concelhos, encontra igual diversidade, sem levar em conta bombas de supermercados.
  7.  # 68

    Um tipo de Beja, por exemplo tem a mesma escolha. Terá que vir atestar a Fernão Ferro, ou então vai a Espanha.

    Colocado por: luisvv

    Postos de marca, no concelho do Seixal, separados por 3 ou 4 km. Na mesma zona, mas já noutros concelhos, encontra igual diversidade, sem levar em conta bombas de supermercados.
  8.  # 69

    Colocado por: luisvvQuanto à electricidade, o raciocínio é o mesmo...


    Veremos em breve ...

    Ah e quanto a todos pagarem antes, também pagam agora o efeito do aumento dos combustíveis nos bens de consumo mais básicos.
  9.  # 70

    Colocado por: pedromdf
    Ao nível dos poucos cêntimos, que não podem significar um benefício da concorrência entre fornecedores. Pelo menos não seria isso que eu esperaria de uma salutar concorrência de preços. O que se passa efectivamente é cartelismo protegido pela nossa pseudo-fiscalização de preços.


    por acaso até existe concorrência... pelo menos na minha zona... VIANA e BRAGA.... por exemplo até a própria GALP, tem dois preços dependendo da concorrência... em braga há uma bomba galp qe vendia 6 centimos mais barato... na Repsol há bastantes bombas com preço de cerca de 5 centimos mais barato que o preço normal nas galp ao lado...

    a diferença não é muita porque como alguém disse metade é imposto e a materia prima tem o mesmo preço... ou seja a margem que podem mexer no lucro é diminuta.... mesmo assim por aqui há preços bem diferentes.... não contando bombas de supermercado e brancas...
  10.  # 71

    Colocado por: costa3333não contando bombas de supermercado e brancas...


    E promoções...
    • eu
    • 5 março 2013 editado

     # 72

    Colocado por: luisvvDeus nos livre: os combustíveis são transaccionados em bolsa, a nível mundial. Os custos operacionais tendem a ser nivelados (custos de pessoal são tabelados, postos são concessionados, etc), e pesam relativamente pouco no preço final.

    Mesmo assim, contrariamente ao que sugere, verificam-se diferenças significativas entre postos..

    Não reparou na extrema incoerência entre estas suas duas frases? Então, afinal se os custos da matéria prima e os custos operacionais são semelhantes, porque é que existem diferenças significativas de preços?

    As diferenças de preços são saudáveis e normais numa economia aberta. O que não é normal são preços idênticos... à milésima! O que vale é que temos uma autoridade da concorrência muito ativa a zelar pelo bom funcionamento dos mercados... ;)

    Relativamente ao assunto inicial: pode não dar em nada, mas dá-me um imenso prazer ver os cidadãos a associarem-se na defesa dos seus interesses. Chegámos finalmente à conclusão que temos que ser nós, cidadãos anónimos, a mexer-nos e fazer algo! Já pensaram no que seria possível fazer se os cidadãos se começassem a organizar de forma eficaz?
  11.  # 73

    Colocado por: euChegámos finalmente à conclusão que temos que ser nós, cidadãos anónimos, a mexer-nos e fazer algo!


    Eu preferia outra conclusão, a de que não é necessária a associação "à força".
    • eu
    • 5 março 2013 editado

     # 74

    Colocado por: danobregaEu preferia outra conclusão, a de que não é necessária a associação "à força".

    Eu não sou tão radical... e não tenho grandes esperanças na cooperação eficaz entre cidadãos: basta ver o que se passa nos condomínios ;)
  12.  # 75

    Colocado por: costa3333

    por acaso até existe concorrência... pelo menos na minha zona... VIANA e BRAGA.... por exemplo até a própria GALP, tem dois preços dependendo da concorrência... em braga há uma bomba galp qe vendia 6 centimos mais barato... na Repsol há bastantes bombas com preço de cerca de 5 centimos mais barato que o preço normal nas galp ao lado...

    a diferença não é muita porque como alguém disse metade é imposto e a materia prima tem o mesmo preço... ou seja a margem que podem mexer no lucro é diminuta.... mesmo assim por aqui há preços bem diferentes.... não contando bombas de supermercado e brancas...


    Eu também o que afirmei é que as diferenças são só para inglês ver, ao nível dos poucos cêntimos, o que você confirma. Só no gozo é que se pode falar em diferenciação de preços e que nem se verifica a nível nacional com a mesma densidade territorial.
    Só seriam preços concorrenciais se a diferença de verificasse ao nível do primeiro ponto decimal.
  13.  # 76

    Ah e quanto a todos pagarem antes, também pagam agora o efeito do aumento dos combustíveis nos bens de consumo mais básicos.


    O que quer dizer é que cada um paga, de forma mais transparente, o custo de produção dos bens que consome. Com a vantagem de os combustíveis serem pagos por quem os consome, e de o preço reflectir e sinalizar para os consumidores a escassez da matéria-prima, incentivando a busca e adopção de alternativas.

    Só vantagens.
  14.  # 77

    Colocado por: pedromdfUm tipo de Beja, por exemplo tem a mesma escolha. Terá que vir atestar a Fernão Ferro, ou então vai a Espanh



    Gasóleo
    Intermarché Beja €1.409
    CB de Cabeça Gorda €1.424
    Repsol - Socarsul... €1.424
    Galp - L A... €1.474
    Galp - L.A.... €1.474


    Não tem de quê.
  15.  # 78

    Não reparou na extrema incoerência entre estas suas duas frases? Então, afinal se os custos da matéria prima e os custos operacionais são semelhantes, porque é que existem diferenças significativas de preços?


    Não é incoerência nenhuma, é uma constatação de um facto. Ao contrário do que se diz, há diferenças significativas no preço. Quando mais de 2/3 do preço são fixos e não dependem do vendedor, diferenças de preço final da ordem dos 5 a 6% são significativas.

    Coisas como esta : "Só seriam preços concorrenciais se a diferença de verificasse ao nível do primeiro ponto decimal." são descabidas.

    Quanto aos preços à milésima, é de facto estranho: se, numa AE onde há um número limitado de postos de abastecimento, eu sou obrigado a fornecer informação actualizada sobre o meu preço ao concorrente, não faço ideia como e porquê os preços tendem a igualar-se. Mistérios da vida, ahn?
  16.  # 79

    Colocado por: pedromdfEu também o que afirmei é que as diferenças são só para inglês ver, ao nível dos poucos cêntimos


    não sei o lucro por litro dos combustíveis mas presume que se situe perto dos 10 centimos.... por isso não vai querer que numa bomba tenha preço de 1.47€ e em outra tenha de 1,20€... pois o lucro não dá para isso e eles não vão oferecer a diferença...
    • eu
    • 5 março 2013 editado

     # 80

    Colocado por: luisvvNão é incoerência nenhuma, é uma constatação de um facto. Ao contrário do que se diz, há diferenças significativas no preço.Quando mais de 2/3 do preço são fixos e não dependem do vendedor, diferenças de preço final da ordem dos 5 a 6% são significativas.

    Claro que é uma grande incoerência: você, na mesma mensagem diz que não existe margem de manobra para os preços serem diferentes e depois... mostra que afinal existem locais onde os preços são bem diferentes. Afinal em que ficamos?

    Colocado por: luisvvQuanto aos preços à milésima, é de facto estranho: se, numa AE onde há um número limitado de postos de abastecimento, eu sou obrigado a fornecer informação actualizada sobre o meu preço ao concorrente, não faço ideia como e porquê os preços tendem a igualar-se. Mistérios da vida, ahn?

    LOL... você é um brincalhão. Primeiro ponto: todos os players sabem os preços que os outros praticam, não precisam de ser informados pelos concorrentes, muito menos pelas placas nas auto estradas. Segundo ponto: a informação nas placas serve para informar os consumidores! Seria uma excelente plataforma para promover a concorrência... se não existisse "cambalacho" entre eles.

    Tire lá os óculos ideológicos e reconheça, pelo menos por uma vez, que os mercados reais não são bem idênticos à utopia que idealiza...
 
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