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  1.  # 41

    Colocado por: rafaelisidoronão , não ... só para tratamento das juntas os dois produtos .
    que eu saiba na Dyrup não há o que pretendes no efeito que pretendes ... há mas com com cor e da gama industrial muito conhecida da Sigma que ainda actualmente é vendida pela CIN , é que nem estou a ver produto nenhum para estes fins , bikes e tudo ... a coisa não ia correr bem .


    Então se isolasse os mosaicos com fita de papel e pincelasse nas juntas com esses produtos achas que ficava porreiro? que tal cobrir 2 ou 3mm de cada lado da junta por cima do mosaico? Era bom ou mau? Não sei se é viável, pois pode não aderir ao mosaico, mas sou todo ouvidos :)

    Colocado por: vernizcasaVoltando à natureza do tópico, não posso deixar passar este mau procedimento.
    Uma passagem à pistola deve de ser dada como acabamento. A trincha faz com que o verniz se envolva com a madeira, a força que é usada na aplicação faz com que a cerdas do pincel "obriguem" o verniz a entranhar-se nos poros.
    Não esperem bons resultados (em termos de duração) com aplicações à pistola em madeira no exterior,o verniz que fica é muito pouco alem de não aderir como à trincha.


    É por essas e por outras que eu só vou a Aki's apenas em último recurso, pena só ter aberto os olhos à pouco tempo... :(

    Mas pronto, é capaz de estar aí a explicação para aquilo ter começado a descascar, no entanto, no ultimo verão, foi tudo lixado e apliquei logo à trincha.
    Da 1ª vez dei à pistola porque foi antes de montar as peças para tratar todas as superfícies, em oficina. A 2ª demão foi dada com trincha já com o abrigo montado, visto que ao ar livre pintar com pistola estaria a sujar tudo em redor, e tinha logo os vizinhos à perna.

    Colocado por: nspinheiroQue engraçado, por acaso eu pensaria ao contrario... a primeira á pistola para levantar as fibras e lixar e depois a segunda "a sério" á trincha.


    Também pensava assim, mas... estamos sempre a aprender :)
  2.  # 42

    Então se isolasse os mosaicos com fita de papel e pincelasse nas juntas com esses produtos achas que ficava porreiro? que tal cobrir 2 ou 3mm de cada lado da junta por cima do mosaico? Era bom ou mau? Não sei se é viável, pois pode não aderir ao mosaico, mas sou todo ouvidos :)

    o dip impermeabilizante adere á tijoleira , não irá servir é para andar em cima dele como produto final , uma coisa será as juntas a outra é o terraço inteiro se é que me entende lol e para mais de bike ... quanto colocar a fita e 3 mm até será bom porque irá deixar o encosto da junta e do mosaico bem arrematada com produto , contudo e se quiser fazer a experiência compre o mínimo possível e exprimente na pior zona do terraço , quando digo a pior refiro-me á mais exigente ... chuva , bike porque o que estamos a fazer por aqui não é nada mais que tentar uma solução ... enfim cada caso é um caso e aqui são só letras né lol mas basicamente é isso .
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  3.  # 43

    Sabem-me dizer se:
    Os vernizes sintéticos irão ser proibidos, por provocarem cancro?

    Comprei cuprinol e Bondex Marítimo para proteger uns barrotes antigos dum telhado que iriam para o chão de uma horta (como que a fazer separação de talhões). Mas estou com receio que estes líquidos sejam cancerígenos e que com a chuva e a normal deterioração deles estes materiais se incorporem na terra e sejam absorvidos pelos vegetais que eu vou plantar e comer.


    ...Mas cheira-me que os aquosos também não devem ser completamente inócuos.
  4.  # 44

    Os vernizes sintéticos irão ser proibidos, por provocarem cancro?

    Comprei cuprinol e Bondex Marítimo para proteger uns barrotes antigos dum telhado que iriam para o chão de uma horta (como que a fazer separação de talhões). Mas estou com receio que estes líquidos sejam cancerígenos e que com a chuva e a normal deterioração deles estes materiais se incorporem na terra e sejam absorvidos pelos vegetais que eu vou plantar e comer.

    oh meu , não é nada disto ... o problema está no produto aquando da sua secagem e evaporação ... isso é um tema muito complicado mas não te preocupes ...se tens os produtos podes aplicar á vontade e só para te descansar se tomares um copo de vinho algum dia destes fica sabendo que inseriste mais de 3 vezes a mesma substancia que é proibida nas tintas que é libertada para a atmosfera e pode ser inalada .

    quanto aos aquosos , também libertem mas quantidades menores se cumprirem a lei actual .

    A Dyrup tem sintéticos que respeitam as normas .


    e em Portugal é muito simples contornar a lei o que leva a que muitas marcas em Portugal continuam a vender os produtos proibidos de um modo legal ...

    isto por quem sabe dava um livro lol mas eu não sei nada disto ahahahahh
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  5.  # 45

    Colocado por: vernizcasa

    Voltando à natureza do tópico, não posso deixar passar este mau procedimento.
    Uma passagem à pistola deve de ser dada como acabamento. A trincha faz com que o verniz se envolva com a madeira, a força que é usada na aplicação faz com que a cerdas do pincel "obriguem" o verniz a entranhar-se nos poros.
    Não esperem bons resultados (em termos de duração) com aplicações à pistola em madeira no exterior,o verniz que fica é muito pouco alem de não aderir como à trincha.
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    Com um pouco mais de tempo que tive agora para olhar a esta ideia tenho que referir que não é totalmente correcta ... há uma mistura de ideias por aqui que não estão bem esclarecidas .
    1º - o fabricante é que indica como pode ser aplicado o produto .
    2º- o fabricante é que indica como o pode fazer .
    se o fabricante diz que a aplicação pode ser feita a trincha e pistola é porque dá a garantia que fica bom ou então não então não coloca á disposição o modo de aplicação á pistola .

    A ideia dos poros está correcta por um lado mas incorrecta por outro ... está correcta pelo lado que estes precisam receber verniz mas está incorrecta quando se diz que uma aplicação não deixa tanto o verniz entrar ...
    todos os produtos aplicados á pistola são previamente mais diluídos para que os poros recebem melhor o verniz quando aplicado á pistola .

    a aplicação á pistola deixa tanto verniz na madeira como uma trincha , tudo depende da quantidade de de-mãos por isso um produto tem um rendimento l/m2 para se cumprir .

    claro que cada caso é um caso e posso dizer que temos casas de madeira com este tipo de verniz Aplicado á pistola em que não temos problemas anormais derivado á aplicação .

    hoje em dia existe estufas para esse tipo de trabalho ... todo o mobiliário feito em serie é pintado á pistola ... de certeza que não será para descascar , né ????

    contudo é como digo sempre nestas situações ... a Dyrup em questão no produto referido que deu barraca no verniz intempérie tem uma linha verde , tem uma excelente parte técnica , tem um serviço de apoio ao cliente ( quando não tem estagiários ao telefone ) bom .
    quero dizer com isso que é preferível perceber o porquê das coisas em vês de dizer-mos mal disto ou daquilo ...
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  6.  # 46

    Obrigado rafaelisidoro,
    Realmente, falei com um químico (não é especialista em madeiras) que me disse o mesmo, que os problemas provavelmente seriam por causa da libertação para a atmosfera. O produto na madeira enterrado já não seria volátil (?) Não sei se é mais ou menos isto.

    Bem eu "despejei" 2 latas de cuprinol num barrote... que até queimaram as 4 arestas do barrote (aquilo parecia que absorvia muito lol) usei uma máscara de poeiras e no final tirei a máscara e fiquei a conversar... nessa altura é que o cheiro começou a irritar-me um bocado
  7.  # 47

    Colocado por: SobreiroObrigado rafaelisidoro,
    Realmente, falei com um químico (não é especialista em madeiras) que me disse o mesmo, que os problemas provavelmente seriam por causa da libertação para a atmosfera. O produto na madeira enterrado já não seria volátil (?) Não sei se é mais ou menos isto.

    Bem eu "despejei" 2 latas de cuprinol num barrote... que até queimaram as 4 arestas do barrote (aquilo parecia que absorvia muito lol) usei uma máscara de poeiras e no final tirei a máscara e fiquei a conversar... nessa altura é que o cheiro começou a irritar-me um bocado


    lol tá feito o serviço , é o que interessa ... o resto são tretas governamentais e alíneas de leis que não valem nada ou não fossemos nós residentes em Portugal lol
  8.  # 48

    Bom, finalmente tive tempo de me agarrar a isto.

    Ontem dei com o tratamento protector e hoje comecei a envernizar.

    Mas isto á trincha é um trabalhão... a rolo nao da na traseira porque o lambrim tem muitos cortes e recantos e com o rolo não penetra. á frente já deve dar, mas bolas..

    sao 100 peças de lambrim, pelo menos 2 demãos á frente e 2 atrás antes de por na parede... tenho aqui um belo pincel.
  9.  # 49

    Colocado por: nspinheirotenho aqui um belo pincel.


    Então ponha o pc de lado e use-o :P

    PS: pode não parecer, mas isto é uma forma de encorajamento :)
  10.  # 50

    Olá a todos

    Retomo este tópico... esta tarefa já tá terminada desde o verao, mas no inverno existiram meia duzia de peças que não devo ter deixado espaço suficiente, expandiram e começaram a dar de si, vou ter de corrigir esta primavera. Vou só tirar, desbastar um bocado e voltar a por. Mesmo que não fique perfeito perfeito acho que fica bem.

    Se tiverem dicas agradeço.

    Entretanto, tenho outra dúvida. Tou a fazer uma horta urbana em madeira para a minha namorada. Estou a usar madeira daquela já com o tratamento de exterior (verde) e vou-lhe dar com um protector de madeiras e tal.

    No entanto queria colocar esta horta, porque é grande (2,40mx0,9mx0,42m) em cima de duas paletes tipo a fazer "cama". Quero fazer isto para a horta não ficar directo no chão (acho que conservo a horta em bom estado por mais tempo), porque esteticamente fica melhor, etc.

    No entanto tenho já duas paletes ali fora do ano passado que ficaram podres (pretas) neste inverno... e entao vou arranjar duas novas, mas quero dar-lhes com uma protecção.

    A ideia é que não fiquem negras de um ano para o outro, mas também não preciso que fiquem impecável ad eternum... no limite ao fim de uns anos troco por umas novas.

    Tou a pensar simplesmente dar-lhe com uma velatura barata. Será suficiente? ou o que vai acontecer é que vou gastar o dinheiro e para o ano tá tudo na mesma podre?
  11.  # 51

    Eu no seu caso aplicaria óleo queimado nas paletes!!
    Não custa $$ e protegem imenso essas madeiras.Coloque umas luvas pois o óleo não seca de imediato.
    Bom trabalho
  12.  # 52

    Colocado por: vernizcasaEu no seu caso aplicaria óleo queimado nas paletes!!
    Não custa $$ e protegem imenso essas madeiras.Coloque umas luvas pois o óleo não seca de imediato.
    Bom trabalho


    Oleo de que? de Carro? Ou de fritar batatas?
  13.  # 53

    De motor, usado. ( pode ser de motociclos, motas, ligeiros, etc)
  14.  # 54

    E é só aplicar á trincha?

    A madeira não vai ficar preta?
  15.  # 55

    Sim.
    Sim, o preto vai-lhe dar a protecção aos UV's ;)
    Incolor.. seja com que produto for, vai ter problemas.
  16.  # 56

    Ok... vale a pena tentar.

    Tenho de arranjar o Óleo...

    Quantas demãos? E quantos litros é preciso, qual é a cobertura do produto? :P
  17.  # 57

    quanto mais usado for o oleo, mais preto vai ficar...

    O rendimento depende da absorção da madeira. mas não aplique muito... é preferível ir dando.
    Deixe secar a madeira antes.
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  18.  # 58

    Ok... tenho de ver aqui nas oficinas quem me arranja oleo.

    Entretanto, e aproveitando o embalo... Resumidamente, eu ia fazer uma altura de 2 tábuas mas depois decidi fazer de 3 e fui comprar mais e estas ultimas percebi que tavam humidas mas só quando comecei a trabalhar com elas é que vi que estão mesmo encharcadas (devem ter estado á chuva), porque ao aparafusar começou a ficar humido, como se tivesse a espremer...

    tenho de deixar secar isto antes de lhe dar com o protector para madeira... como é que acelero o processo?

    Já lhe tive a dar com uma pistola de ar quente mas não pareceu fazer grande coisa... se deixar o desumidificador ligado a noite toda, ajuda?
  19.  # 59

    Quando começou a aparafusar o humido que surgiu foi por a madeira ainda estar verde não foi por estar á chuva.
  20.  # 60

    Mas ela nota-se que está humida... basta a pousar no chao uns segundos e o chao fica humido.
 
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