Actualmente como se deve colocar a tubagem para iluminação?
Cheguei a colocar tubos isogris na cofragem das lajes. Para isso precisava de furar as cofragens. Actualmente o carpinteiro diz-me que as chapas são caras e não as quer furar. Sugere que depois se fure a laje e se faça a canalização pelo chão do piso superior. Sei que isto até é proibido caso a habitação não seja uni familiar, o que não é o caso.
Neste caso estou a pensar deixar caixas de aplique pregadas à confrangem com o tubo lá ligado mas o problema é o lado do tubo que segue para a caixa de derivação.
Ainda se usa tubo de 16mm para esta finalidade ou é tudo a 20mm?
A maneira habitual de fazer é furar a lage no ponto certo e circular no piso superior dentro da betonilha de regularização furando novamente para as caixas de derivação.
A tubagem para os pontos de luz pode ser em tubo de 16mm.
Mas ainda se usam caixas de derivação? Só mesmo em último recurso! Não existe melhor do que utilizar as caixas fundas nos pontos de comando e fazer as ligações lá.
A meu ver as cx de derivação são sempre uma mais valia para derivações e tambem pelo espaço para as mesmas ,a colocação de tubo de 20 mm parece ser um pouco mais complicado para a colocação nas cx e para 3 fios de 1,5 mm .........na tubagem pode sempre dobrar o tubo nas extremidades e pregado na cofragem no ponto de luz e na zona das cx, depois de desmoldar basta rasgar um pouco o betão no sitio onde esta o prego.