Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Actualmente como se deve colocar a tubagem para iluminação?

    Cheguei a colocar tubos isogris na cofragem das lajes. Para isso precisava de furar as cofragens.
    Actualmente o carpinteiro diz-me que as chapas são caras e não as quer furar. Sugere que depois se fure a laje e se faça a canalização pelo chão do piso superior. Sei que isto até é proibido caso a habitação não seja uni familiar, o que não é o caso.

    Neste caso estou a pensar deixar caixas de aplique pregadas à confrangem com o tubo lá ligado mas o problema é o lado do tubo que segue para a caixa de derivação.

    Ainda se usa tubo de 16mm para esta finalidade ou é tudo a 20mm?

    Gostava de ouvir sugestões.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    A maneira habitual de fazer é furar a lage no ponto certo e circular no piso superior dentro da betonilha de regularização furando novamente para as caixas de derivação.

    A tubagem para os pontos de luz pode ser em tubo de 16mm.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
    • AoV
    • 30 março 2013

     # 3

    Mas ainda se usam caixas de derivação? Só mesmo em último recurso! Não existe melhor do que utilizar as caixas fundas nos pontos de comando e fazer as ligações lá.
  3.  # 4

    Eu defendo as caixas de derivação.
    Para quem quiser ter hipótese de alterar de refazer as coisas de outra maneira, acrescentar, etc...

    Se for uma instalação passiva e que posteriormente não receberá alterações... Pode não as utilizar.

    Mas isso é só para malucos....

    Eu ainda agora alterei a linha de corrente das lâmpadas exteriores para 12V, se fosse sem as caixas seria mais complicado... mas tb se fazia.
    • eu
    • 31 março 2013

     # 5

    Colocado por: david11Ainda se usa tubo de 16mm para esta finalidade ou é tudo a 20mm?

    Pela diferença de preço tão pequena, sugiro que use de 20 mm: pode ser útil no futuro para passar cabos de domótica, por exemplo.
    Concordam com este comentário: trabalharmuitobem
  4.  # 6

    A meu ver as cx de derivação são sempre uma mais valia para derivações e tambem pelo espaço para as mesmas ,a colocação de tubo de 20 mm parece ser um pouco mais complicado para a colocação nas cx e para 3 fios de 1,5 mm .........na tubagem pode sempre dobrar o tubo nas extremidades e pregado na cofragem no ponto de luz e na zona das cx, depois de desmoldar basta rasgar um pouco o betão no sitio onde esta o prego.
 
0.0101 seg. NEW