Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Pretendia colocar piso radiante hidraulico na minha moradia e sobre ele assentar pavimento flutuante termolaminado AC3 com 8mm de espessura com espuma de polietileno ou manta térmica. Será esta uma boa solução?
    Se não, qual a melhor solucção?
    Obrigada e bom fim de semana
    :)
  2.  # 2

    Boa tarde!


    Esta questão já foi discutida varias vezes. Está completamente fora de questão!! Ao aplicar a espuma ou a manta vai criar uma barreira isolante o que não vai permitir a transmissão do calor para o pavimento! De resto pode aplicar o que quiser, seja soalho estratificado ou maciço. Ao alicar o flutuante teria que aplicar directamente, logo iria perder o efeito de "flutuante".. ..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Martaenf
  3.  # 3

    Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,
    Sr. Dynamicc444 deverá colocar a questão de outra forma: se conseguir garantir a aplicação de uma boa solução de isolamento térmico de pavimento por baixo do piso radiante hidráulico ( ex: 4cm) poderá aplicar o acabamento que desejar sabendo de antemão que o comportamento desse compartimento será mais lento do que outro compartimento igual com um cerâmico ou com outro material de acabamento de menor resistência térmica.
    Já agora limite a temperatura aos 28ºC mas segundo sei no radiante a água difilmente ultrapassará esse valor.

    Cumprimentos



    ??? Dá para se explicar..?? É que há mais que muito tempo que fazemos piso radiante hidráulico! Não sei o que quer dizer com o "se conseguir garantir a aplicação de uma boa solução de isolamento térmico de pavimento por baixo do piso radiante hidráulico" (ou mais precisamente onde quer chegar!) e muito menos quando diz "poderá aplicar o acabamento que desejar"
  4.  # 4

    O que o amigo Martaenf pretende fazer traduz-se em gastos suplementares com o piso radiante para conseguir ter o mesmo conforto térmico de inverno. Não é a solução mais recomendável pois a espuma sendo uma descontinuidade isolante (embora fina 3mm) vai retardar o aquecimento do espaço. Em lugar de ter um ambiente agradável ao fim de 20min (cerâmicos, pedra ou madeira de soalho colada com T52) vai ter o mesmo efeito ao fim de 1 hora, gastando 3 x mais em energia na sua caldeira (tubos) ou no seu contador de electricidade (cabos compensados). Mas se quiser....
    • kami
    • 16 agosto 2009

     # 5

    Boas

    Ou seja... com piso flutuante e com a tal espuma apenas irá demorar mais tempo a aquecer a divisão...

    Conclusão: se pretender ligar o piso radiante apenas cerca de 8 horas por dia... se calhar não ficará com um bom sistema pois terá zonas mais quentes que outras (cerâmicas VS madeiras) e deverá escolher outra solução de aquecimento... mas se pretender ter aquecimento 24h/dia... passados 24h tem a casa toda à mesma temperatura e sem problemas e assim se manterá! (foi o que deprendi daquilo que tenho lido... mas não sou nenhum expert...)


    Cumps
  5.  # 6

    Mas será que ninguém sabe ler???? Quem pôs a questão foi a Martaenf eu prontamente respondi que está fora de questão!!!

    Qual é a dúvida??? O que é que não perceberam???? Eu respondo uma coisa e dizem que escrevi exactamente o contrário???

    Não há moderador??? Andamos a brincar não?? Já não é a primeira vez que insiro um comentário e apesar de estar tudo preto no branco as pessoas complicam? e ainda ficamos mal vistos???

    A vontade que dá é de nem participar!!
  6.  # 7

    Colocado por: Anonimo18072022ASr. Dynamicc444,
    Um dos grandes problemas em qualquer solução de aquecimento radiante é a questão do isolamento utilizado por baixo da solução de aquecimento seja ela eléctrica ou a água.
    Como deve entender os materiais têm uma determinada resistência térmica; assim sendo se tiver por cima dos cabos ou tubos no seu conjunto ( argamassas e acabamento) uma resistência térmica superior ou igual aquela que terá o isolamento seguramente terá um sistema com um mau desempenho.
    Se o Sr. colocar por exemplo aplicar 4cm de poliestireno extrudido como isolamento por baixo dos Seus tubos e tiver 4cm de betonilha ( julgo que será o minimo no Vosso sistema) mais acabamento (ex: flutuante + cortiça3mm) dificilmente terá problemas. A questão do desempenho quando comparado com outro compartimento mas com um cerâmico como acabamento é outra abordagem ou seja o compartimento com acabamento cerâmico será mais rápido.
    É evidente que as espumas que colocam por baixo dos flutuante vão tornar a Sua solução mais lenta mas quando compara a resistência térmica do que está por baixo dos tubos com a resistência térmica do que acima dos tubos ( mesmo com espuma ou polietileno, como queira) reparará que são bem diferente.
    Repare que não o estou a criticar apenas a alertar que está a limitar o Seu sistema ( ao não aconselhar madeiras como acabamento + espumas) quando aquilo que lhe deverá dizer é que existirá apenas uma diferença de comportamento do sistema que o Senhor com um termóstato programável resolverá com muita eficiência.

    Cumprimentos



    Como lhe disse instalamos piso radiante hidráulico à mais que muitos anos!! Tendo na sua maioria soalho de madeira ( maciça) como pavimento! Não preciso que me queira ensinar como instalar o piso e muito menos que queira tentar ensinar o principio da permeabilidade térmica da madeira!!!

    Desde quando é que a espuma ou qualquer outro ISOLANTE (instalado entre o piso radiante e o pavimento) vai unicamente tornar mais lenta a transmissão de calor do piso radiante para o pavimento?? VAI BLOQUEÁ-LO ISSO SIM!!! Enfim.

    Era bom que se informassem antes de começarem a condenar os outros!!!

    É por estas e por outros que por muito que se queira ajudar mais vale estar calado senão passamos sempre por corno!
  7.  # 8

    oh homem acalme-se... isto é um FORUM de DISCUSSÃO e PARTILHA.

    Voçe tem uma opinião, outros poderão ter outra, o responder prontamente não lhe dá o ABSOLUTO da razão... Era muito mais interessante que dissesse o porquê, invocando casos da sua experiencia ou conhecimento, do que começar, em bold, a dizer que já respondeu, está respondido, e ai de quem venha a seguir dizer que não é assim...
  8.  # 9

    o aeglos em vez de vir em auxilio de alguns....que partilhe também,já que isto é um forum!!! e não um tribunal "esta é a minha opinião"
  9.  # 10

    e não é..."oh homem"....quando se assume experiencia (neste caso) parece que as pessoas não aceitam e levam a mal....em piso radiante ou como lhe queiram chamar são mais de 20 anos de experiencia que temos.........quando apresentamos o nosso blog (dificil para alguns) foi para partilhar com todos alguns dos nossos trabalhos,onde tem algumas fotos de piso radiante,........o nosso portfolio é vastissimo impossivél de o partilhar num blog.......
    • eu
    • 16 agosto 2009

     # 11

    Cara Dynamic444, tenha calma, não vale a pena stressar...

    De facto concordo consigo: não faz o mínimo sentido usar piso radiante com pavimentos flutuantes ou qualquer outro pavimento que seja mau condutor de calor. O sistema funcionará sempre de forma extremamente lenta e com grandes perdas de calor...
  10.  # 12

    Boas

    Eu respondo uma coisa e dizem que escrevi exactamente o contrário???

    Penso que é apenas uma pequena confusão. Quando Joaocar escreve

    O que o amigo Dynamic444 pretende fazer ...

    provavelmente queria dizer
    " O que Martaenf pretende fazer..."

    Agora quando diz

    Desde quando é que a espuma ou qualquer outro ISOLANTE (instalado entre o piso radiante e o pavimento) vai unicamente tornar mais lenta a transmissão de calor do piso radiante para o pavimento?? VAI BLOQUEÁ-LO ISSO SIM!!

    já não estou de acordo. Senão vejamos:
    O calor fornecido pelo sistema vai irradiar em todas as direcções, sendo que a maioria será dissipada verticalmente nas duas direcções. A colocação do isolamento térmico por baixo dos sistema visa dificultar a dissipação para o nível inferior de maneira a que a dissipação seja feita para onde interessa (para cima). A colocação da espuma de polietileno retarda a dissipação, mas não a impede, apenas torna o sistema menos eficaz pelos motivos já apontados. Apenas impediria se tivesse uma resistência térmica superior ao isolamento da face inferior, o que não será o caso.
    Por outras palavras estou inteiramente de acordo com o comentário nº 5 de Anonimo18072022A.

    cumps
    José cardoso
  11.  # 13

    Ao mediador (se existir) e a todos os participantes do forum quero informar que "desisto" ......... não participo mais neste forum........

    não é preciso foguetes................obrigado
  12.  # 14

    Dynamic444,

    não há razão para isso. Há duas opiniões, eu como leitor sem capacidade de ajuízar como um profissional, agradeço só o máximo detalhe para poder eu também formar uma opinião. Dai agradeço a si, e todos os outros que a dão. Tudo o resto não vale a pena ninguem perder tempo... e muito menos ficar chateado.
  13.  # 15

    Boa tarde.
    Tenho imensa pena de não ter entrado na discussão à mais tempo, mas estive ausente...
    Sim, estar presente para moderar um pouco a conversa e agradecer desde já a todos pelo esclarecimento prestado.
    Pelo que entendi a barreira isolante vai impedir a transmissão de calor através do piso radiante hidraulico.
    Desta forma o ideal será não a colocar. Mas sendo assim é correcto colocar um piso flutuante termolaminado de 8mm?Colocado de que forma?
    Dynamic444, tendo em conta a sua experiência, e indo ao encontro de que tenho divisões em que quero madeira no piso que vai ser aquecido, o que me aconselharia?
    :)
  14.  # 16

    Se fosse um sistema de aplicação de cerâmica ou pedra natural, pela experiência e pela empresa que represento, eu tinha uma opinião. neste caso e pelo blogue que vi do dynamic444, ele é a pessoa que melhor poderá responder a essa questão.
    • eu
    • 17 agosto 2009

     # 17

    Colocado por: pc saldanhapelo blogue que vi do dynamic444, ele é a pessoa que melhor poderá responder a essa questão.


    E ele já respondeu com um rotundo NÃO. ;)
  15.  # 18

    Já agora, estava a ler na diagonal o manual técnico da Uponor e reparei que eles têm um produto especial para pavimentos em madeira. São tipo umas chapas que são colocadas entre o ripado e que já tem a furação para o difusor/tubo.

    Algúém tem este tipo instalado? Ou conhece quem o use e se está satisfeito?
    • Mac
    • 27 novembro 2009

     # 19

    Colocado por: Anonimo18072022A
    ......
    É evidente que as espumas que colocam por baixo dos flutuante vão tornar a Sua solução mais lenta

    Interessante este post.
    Apesar das divergências, é unânime que a manta de espuma colocada por baixo do flutuante tem pouca condutividade térmica e dificulta a difusão do calor.
    Gostaria de saber se, nos casos em que se pretende o piso radiante e soalho flutuante, essa espuma não pode ser substituída por outro material que tenha melhor condutividade térmica sem prejudicar as suas funções relativamente ao acabamento escolhido.
    Cumprimentos
    • Mac
    • 8 dezembro 2009

     # 20

    Colocado por: Dynamic444Boa tarde!
    ......Ao aplicar a espuma ou a manta vai criar uma barreira isolante o que não vai permitir a transmissão do calor para o pavimento!.....


    E qual é a principal função dessa manta sob o pavimento flutuante?
 
0.0223 seg. NEW