Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: civismoO meu colega hoje fez uma engenhoca com a qual fiquei encantado , e aproveito para partilhar !

    Ficou um mimo =)
  2.  # 82

    Eu hoje ja estive a olhar para a minha sala e corredor ... Estou a imaginar uma fila com uma 10 ou 20, ficava brutal, era como se fosse uma janela para o exterior com um vidro fosco.

    Numa montra ou estabelecimento comercial tambem ficava brutal ... nao sei como nenhum decorador ainda nao pensou nisto antes !
  3.  # 83

    Comprei ha uns dias um par de lampadas da LEXMAN no AKI , para substituir as de um elevador .
    O resultado foi espantoso: As lampadas originais eram 2 de 20W cada, de halogenio. A luz era muito fraca, quase parecia que eram velas e nao lampadas!

    Em termos de marca teria ido para a OSRAM, mas chamou.me a atencao dois detalhes nesta Lexman: Serem menos SPOT , ou seja a luz é mais espalhada (cerca de 100 graus), isto conta os cerca de 30 graus das lampadas originais, bem como as da OSRAM de LED.


    Gostei ainda bastante de estes led´s nem parecerem led´s, ou seja quem não esteja a olhar com atenção até já parece Halogénio, tal é o tipo de luz .
    Nao sabia que os led´s já tinham evoluido tanto !

    O resultado final é espantoso , coloquei duas lampadas LExman de 5W / cada no tal elevador, e ficou imensamente mais luminoso !

    Acabei por comprar mais uma lampada dessas para mim, para fazer umas experiencias, à partida é o que vou usar em casa!

    Por várias razões: Parece-me muito boa em termos de luminosidade/ tonalidade e gosto da iluminação difusa de 100 graus .

    Depois, gosto do sistema MR16 , pois posso fazer chegar a tensão a 12V a cada lampada, o que me parece ter vantagens:

    >Ja me tinha queixado do zunido de alta frequencia de algumas lampadas led. esse zunido deverá vir do transformador / inversor embutido no casquilho.
    Ora como estas não têm transformador , provavelmente tambem nao deverão ter zunido !

    >Deve ser mais fiavel / duravel, pois numa lampada all-in-one, se o transformador avariar, a lampada é lixo . No caso destas, se o transformador avariar , apenas troco o transformador.
    E provavelmente terá menos consumo, na medida em que terei um unico transformador para todas as lampadas , ao passo que nas lampadas all-in-one existe um transformador para cada uma, com as respectivas perdas inerentes.

    Tenho algumas duvidas :

    -Estas lâmpadas 12V AC podem funcionar com 12V Continuos ?
    -E são sensíveis à variação de tensão, ou têm um regulador embutido ?

    Depois coloco aqui fotos da lampada que comprei para testes, em todo o caso é parecida com esta, mas com 3 filas de led´s alinhados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
      ampoule-led-mr11-gu4-a-9-leds-smd-5050[1].jpg
  4.  # 84

    São estas as tais lampadas que me encantaram.
    Depois coloco fotos em funcionamento
      Scan13431.jpg
      Scan13432.jpg
      Scan13433.jpg
  5.  # 85

    Estou bastante decidido a colocar spots led na casa toda, contudo tenho ainda algumas duvidas, talvez alguem consiga ajudar:


    Quantos devo colocar nos quartos ( + / - 10m2 ) e quantos na sala ( + / - 20m2 )
    E ha alguma forma aconselhada para os distribuir ?
    Vou ainda colocar no corredor e WC´s

    E quanto aos graus de abertura da luz, os que espalham mais a luz (como este que comprei que faz 100 graus), são aconselhados para alguma situação VS os que fazem um foco mais projectado de 30 e poucos graus ?

    E é preciso utilizar fios de 1.5mm para focos que gastam tão pouco ???

    E quanto as temperaturas de cor, quais as temperaturas aconselhadas para cada caso ?

    Por ultimo, tenho reparado que ate estas lampadas de 12V têm flicker / cintilação , ou seja, nota-se que piscam com alta frequencia - mesmo quando ligadas a 12V DC (continuos).
    Todas fazem isto ?
  6.  # 86

    Das poucas coisas que ficam desse modelo é:

    5W = 340 Lumens. Ora trata-se de 68 lumens por W. Parece-me pouco, já que da mesma marca LEXMAN há deles com 80 e 85 por W.
    Isto é, um led bom, com boa luz, tem entre 80 a 100 lumens por W... Sendo que os de 100Lumens por W são os mais caros... Mas ao mesmo tempo os mais economizadores... Já que com 3W tem 300 lumens.. Ora é uma poupança de cerca metade em relação a esses que dão 340 em 5W.

    Depois outra coisa que fica é o IRC ser baixo... 70... Isto é, a reprodução das cores fica aquém do espectável... 80 seria já bem melhor.
  7.  # 87

    Colocado por: lfvmagalhaesDepois outra coisa que fica é o IRC ser baixo... 70... Isto é, a reprodução das cores fica aquém do espectável... 80 seria já bem melhor.


    Nunca tinha reparado nisso do IRC :..
    • dato
    • 31 agosto 2013

     # 88

    Colocado por: civismo

    Nunca tinha reparado nisso do IRC :..


    eu já estava a imaginar q pagavam imposto...

    magalhaes q é isso da reprodução de cores?
    Concordam com este comentário: two-rok
  8.  # 89

    IRC = Indice Reprodução de Cores.

    Isto é, quanto mais alto for maior é a fiabilidade de reprodução das Cores, se é vermelho vivo é vermelho vivo e não vermelho escuro.
    A melhor luz com melhor IRC é a luz natural. Por isso todas as lampadas tentam com que o seu IRC seja bastante aproximado...

    Até à bem pouco tempo, as lampadas tubulares fluorescentes eram desginadas por: 765, 740, 730 (dependia de marca para marca), mas o que é que estes 765, 740, 730 queriam dizer?

    7 = Indice reprodução de cores = 70%
    65, 40, 30, (por vezes poderia ser, 45 em vez de 40 etc) = Tipo de luz. Sendo que 65 = 6500k (Luz dia) ::: 40 = 4000k (luz branco natural) ::: 30 = 3000k (luz amarela).

    Estas lampadas agora as mais moderna já são:

    865, 840, 827, 830... Ora o indice de reprodução das cores melhorou. Já anda na ordem dos 80%.

    As lampadas que eu conheço com melhor indice de reprodução são as de iodetos metálicos. Normalmente o uso destas lampadas é mais no sentido profissional, isto é, num supermercado na zona dos legumes, existe muitos projectores destes, além de até serem económicos em termos de gastos de energia, tem um IRC > 90%...

    Por exemplo um projector de iodetos metálicos de 70W, dá mais luz, melhor luz e consome menos que um projector de halogeneo de 500w. Mas se quiser mesmo ter a certeza que dá mais luz existe lampadas de 150W de iodetos metálicos que essas sim chegam quase a ser o mesmo que projectores de 1000W... É uma poupança bastante grande e a luz que imite é muito boa.

    Agora não se vai colocar iodetos metálicos pela casa :).


    O que fica é, quanto aos LEDS:

    - O led mais eficiente anda na casa dos 90-100 Lumens por Watt. O que pode parecer estupido mas, esse seu led de 5W dá 340.. ora 2 leds desses é 10W e 680 Lumens... se fosse um de 3W com 90 Lumens por W, teriamos 3W dá 270, ora 3 Leds é 9W com 810 Lumens... Isto leva a que para um menor consumo ainda tenha mais iluminação... :)

    - Quanto maior for o IRC melhor é a iluminação :), por isso, um led com IRC > 80% já é bem melhor que um com 70%. Pode parecer que é só 10%, mas é notório.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: braga68, two-rok, Dj_C, dato
  9.  # 90

    Boas e obrigado pela excelente explicação !

    As minhas lâmpadas favoritas no local de trabalho são as fluorescentes Philips 840 , e agora percebo melhor a referencia :)

    Vou repetir as questoes que tinha colocado ali atras, pois quase de certeza que voce sabera a resposta para algumas delas:

    Quantos devo colocar nos quartos ( + / - 10m2 ) e quantos na sala ( + / - 20m2 )
    E ha alguma forma aconselhada para os distribuir ?
    Vou ainda colocar no corredor e WC´s

    E quanto aos graus de abertura da luz, os que espalham mais a luz (como este que comprei que faz 100 graus), são aconselhados para alguma situação VS os que fazem um foco mais projectado de 30 e poucos graus ?

    E é preciso utilizar fios de 1.5mm para focos que gastam tão pouco ???

    E quanto as temperaturas de cor, quais as temperaturas aconselhadas para cada caso ?

    Por ultimo, tenho reparado que ate estas lampadas de 12V têm flicker / cintilação , ou seja, nota-se que piscam com alta frequencia - mesmo quando ligadas a 12V DC (continuos).
    Todas fazem isto ?
  10.  # 91

    Lamento desiludi-lo, mas se você é um utilizador assiduo do forum, e eu sei que sim, tem reparado que quando eu crio um tópico levo esse tópico até ao limiar da exaustão, já que quero saber o porquê de como são as coisas, se dá se não dá etc etc etc, como disse um utilizador "bate em tudo" (ou algo do genero).

    Projectos de iluminação é algo que se faz, mas tem de se saber o que é a que pessoa quer, se quer fazer uns "jogos" de luz e dar um ambiente à "coisa", se quer apenas a luz estática para iluminar e "tá feito"... Aqui nestas duas questões entram também a tal disposição das lampadas... Se quiser algo mais arrojado a disposição será uma, e se calhar até usar lampadas diferentes...

    Quanto aos graus... os mais difusos há quem goste e quem não goste... mas mais uma vez terá a ver com o tal "projecto" que você queira para a sua situação.

    Quanto aos fios a usar não faço a menor ideia, desde já também é algo que por acaso ficava agradecido em saber também :).

    As temperaturas de cor, eu sou um pouco suspeito, só gosto de cor amarela. Salvo raríssimas excepções que nada tem a ver com a casa em si... Mas sim com um hobbie que tenho que é o tratamento do carro... Para esta tarefa uma luz branca, e luz de dia, isto é, ter ambas as referencias, a 840 e a 865 é ideal, em conjunto com um projector de iodetos metálicos e um de leds, mais um foco de "mão" de halogeneo, é o que gosto de ter para tratar do carro, isto porquê? Porque cada uma das cores reflecte diferentes coisas, e o que ao reflexo de um determinado tipo de luz parece estar perfeito, com outro tipo de luz ainda se vê uns risquinhos pequenos, e assim todas em conjunto conseguem um bom suporte de trabalho :).

    Há quem goste de por exemplo na sala e quartos luz amarela, que dá mais conforto por ser uma cor mais "quente", e nas casas de banho e cozinha ter por exemplo uma luz do genero da 840... isto é, 4000k, que é uma luz mais branca, mas não tão branca como a de 6500k...

    Tenho um primo que só gosta de Luz Branca... Em todo o lado... sala quartos dispensa tudo tudo...

    Eu por mim, e para mim só terei luz branca na garagem que é onde estará o carro para o meu hobbie... Se calhar se na garagem ficar a casa das máquinas também poderá ser com luz branca.... Agora dentro de casa opá gosto do conforto que indirectamente uma luz amarela ofereçe :).


    PS.: Começei por dizer que lamentava desiludilo porque isto tudo sobre iluminação também aprendi com pesquisas aqui pela internet, e curiosamente com o meu hobbie que me levou alguns euros em iluminação :P
    Estas pessoas agradeceram este comentário: braga68
  11.  # 92

    Tenho um projector de iodetos metalicos de 150W montado num tripé , e tem sido o meu companheiro de obras há muitos anos.
    Excelente investimento, pois constantemente estava a mudar as lampadas de 500W do meu antigo projector, e com este nunca tive que mudar e tem uma luz espectacular.
    Os unicos senão é o tempo que demora a arrancar (sobretudo se faltar a electricidade ou se tiver que o mover para outro lado, pois ai tenho que esperar que arrefeca antes que ligue de novo ). Tambem nao gosto da cintilação da luz.

    Ja li sobre projectores de iodetos metalicos, e supostamente têm que ficar a uns quantos metros das pessoas , tal é a quantidade de raios UV que emitem.

    Esclareca-me se estou errado, mas penso que muitas lojas de roupa usam uma versão mais pequena dos projectores de iodetos metalicos, muitas vezes encastrados nos tectos falsos, conjutamente com o halogenio, tipo o de esta imagem :
      orfeu[1].jpg
  12.  # 93

    Entretanto pesquisei mais e nem sabia que havia em redondo :

    http://electricol.pt/produto.php?id=87
      redondos_grifo[1].jpg
  13.  # 94

    Sim exactamente, é mesmo isso os projectores que falo que estão em supermercados e em demais lojas.

    Quanto aos raios UV não sei se será tão "intensamente" verdade, mas também é algo que deve haver por aí na internet.

    A grande questão no consumo e na eficiencia é a capacidade de cada lampada em apenas um Watt ter um grande numero de Lumens. As lampadas de halogeneo dão boa luz, mas a eficiencia é entre 19 a 25 LM/W... As lampadas de iodetos chegam a ter 108 LM /W sendo que o minimo que tenho visto é 95LM /W... é 5 vezes mais... por isso um projector de 500 W de halogeneo é quase o mesmo que um de 70W... Porque apesar de dar um pouco menos de luz em termos de quantidade, a qualidade também interfere, e aí mais uma vez os de iodetos estão à frente.


    Quanto aos LEDs, a philips tem iluminárias, isto é, spots de led para imbutir, porém agora já não sei se já existe com menos potencia, porque o PDF que tenho é de 2009, onde já nessa altura eles tinham nos seus produtos uma iluminária onde o IRC era > 80%, a eficiencia de lumens era de 85lm/W... Não sei quais os preços disto. Mas estes serão sem dúvida os LEDs que se deveria tentar comprar... :)

    Trocar LED's por Halogeneo irá ficar-se sempre com uma pequena impressão de que a luz é menor, e está certo... se não vejamos, os focos de halogeneo de 50W... se formos a ver aquilo que disse anteriormente, 20Lm/W, temos nesse foco 1000 Lumens... Ora um foco de LED teria de ser de 10W e com uma eficiencia de 100Lm/W...

    Terá sempre de haver em conta que aquilo terá menos luz, mas também consumirá muito menos... Na casa dos meus pais, eram 42 focos, e uns era de 50W (os mais antigos) outros já eram mais recentes e já eram de 35W, eu sei que fiz as contas e se tivesse todos ligados ao menos tempo estava a consumir 1140 W... Agora com os leds que tem gastam 105W... são leds de 2,5W com 200 Lumens. 80Lm/W.
  14.  # 95

    Num post no Publico.pt


    Aquilo que a maior parte dos consumidores notarão nas lâmpadas LED é a cor. Refere, e é verdade, que se podem obter cores diferentes, e também diferentes tonalidades de branco, de um branco quente a um branco frio, passando por luz do dia. No entanto, nem todo o branco é igual. Duas lâmpadas, ambas com 2700 K (branco quente), podem gerar um efeito completamente diferente numa divisão.

    A diferença reside no IRC (índice de reprodução de cor). As lâmpadas incandescentes têm um IRC de 100. Os LED muito maus têm um IRC de 50; os de qualidade média (a maior parte) têm um IRC de 80 a 85. Os LED muito bons têm um IRC superior a 90.

    O IRC é uma forma de expressar quantas cores do arco-íris contém, de facto, a luz branca. As lâmpadas incandescentes contêm todas as cores do arco-íris e em igual medida.

    Com lâmpadas LED de IRC baixo, a cor dos objectos fica estranha e o efeito é pouco subtil e um pouco fantasmagórico.

    Uau! Bem, eu nunca tinha ouvido falar do IRC, e não consta das embalagens.
  15.  # 96

    Desconhecia que as lampadas incandescentes têm um IRC de 100 !

    Pensava que as melhores eram mesmo as philips 840 , que tenho neste momento em cima da minha cabeça... essas e as de iodetos
  16.  # 97

    É tudo uma questão de testar e ao fazer isso também fica com a experiencia e consegue perceber melhor isso do IRC.

    Agora é certo que um Melhor LED é mais caro que um LED menos bom... Isso vai daquilo que se quer ter.

    Abraço
  17.  # 98

    Colocado por: civismoE é preciso utilizar fios de 1.5mm para focos que gastam tão pouco

    sim, por causa dos regulamentos.

    É a secção mínima que se pode usar em distribuição de energia e somente em circuitos de iluminação.
  18.  # 99

    lfv,
    Aconselha focos de led embutidos em laje maciça? Os leds não aquecem tanto, certo?
  19.  # 100

    sergio_pintas, como disse anteriormente eu não sei essas questões mais especificas. Nem como se faz em lajes maciças etc etc.

    Sim é verdade os leds não aquecem tanto, porém, há que resalvar umas coisa:
    Os LEDs não aquecem no local onde emitem luz, como é o caso dos halogeneo... Mas aquecem na parte traseira, onde deverá estar integrado ou não o dissipador de calor... Isto é, se tocar no LED pela parte da frente ele está frio/morno... se tocar na parte traseira este já está mais quente. Mas não QUEIMA como os de halogeneo.
 
0.0244 seg. NEW