À coisa de uma semana e meia, eu estava fora, e como habitual deixo o telemóvel ligado e com o carregador posto, para quando regresso poder retribuir as chamadas e mensagens que me enviam. Qual é o meu espanto, que no Domingo dia 16 de Agosto, recebi uma mensagem escrita do meu inquilino, a dizer-me que a fechadura ou o sistema de segurança da porta de entrada do apartamento ( não entendi muito bem), tinha encravado mas que tinha conseguido desencravá-la, e para ver o que é que eu pretendia fazer. No mesmo dia, enviou-me outra mensagem a dizer que iria mandar uma equipa especializada para resolver o problema da porta, para evitar problemas futuros. Na segunda feira dia 17 de Agosto, recebi outra mensagem a dizer que o problema já estava resolvido, e que tinha custado 450€ que iria descontar no valor da renda seguinte. A minha questão é a seguinte, ele tem o direito de fazer isto? E eu tenho de pagar? Sem sequer ter direito a opinar ou escolher outra equipa e mais orçamentos?
Por isso é que não arrendo uma casa que tenho disponivel a ninguém. Para mim corria com ele, legalmente claro. MAs se foi ele que a estragou ele é que tem de a pagar (até devia haver seguro para isso) . Imagine que resolve deitar as paredes todas abaixo, acha que lhe manda uma mensagem para V. Exa as tornar a colocar? Acho que não.
Por esse motivo tenho duas casas um vivenda e uma casa antiga nos açores (ilha das flores ) e não alugo. Fale com um advogado, e rua com o cavalheiro, pois o dono ainda é você.
Eu por mim fico toda contente quando os inquilinos resolvem os problemas (mesmo que seja eu a pagar). É claro que não é assim que se faz, é claro que ele não tem o direito de fazer isso, mas eu, pessoalmente, prefiro um inquilino proactivo :-)