Colocado por: PeSilvaQuem disse que não há?
Não são grandes mas existem, porém vivem com um problema em cima das suas cabeças: o estado apenas as tolera e correm o risco de sem algo que o justifique esse estado deixe de as tolerar e as extinga à força.
Colocado por: PeSilva1 - há algum m2 neste planeta que não esteja sob domínio de um estado?
Colocado por: PeSilva2 - talvez porque achem o simples facto terem de "fugir" uma limitação à sua liberdade?
Colocado por: eu1- Então, porque nunca surgiu naturalmente essa sociedade anárquica em nenhuma região do mundo? As pessoas são estúpidas, é isso?
2- Porque é que os defensores desse modelo não se juntam e vão construir essa sociedade utópica num qualquer local do planeta?
Colocado por: danobrega
Independentemente de ter havido ou não tal coisa, nada nos impede de pensá-la.
Colocado por: danobregaE nada impede de evoluir para uma.
Colocado por: danobregaÉ-me evidente pelas conversas que temos aqui, e por conversas que tenho equivalentes a esta noutros locais, que há muito pouca gente preparada para abrir a sua própria gaiola.
há muito pouca gente preparada para abrir a sua própria gaiola.
Colocado por: danobregaÉ só procurares um pouco na Internet.
Colocado por: eu
Fugir? Aparentemente, para os anarquistas é um autêntico pesadelo viver num País com um Estado opressor que rouba o seu rendimento e lhe impõe restrições e regras. Portanto, se forem coerentes com aquilo que defendem, devem ficar muito felizes por se libertarem deste jugo e irem viver para um paraíso sem regras e sem estado, sei lá, talvez a somália...
Colocado por: j cardosoPorquê, não me reconhece o direito de defender este sistema sem que isso signifique que o ache uma prisão? Ou pretende estabelecer a sua definição de liberdade como única e universal?
Colocado por: euTambém aqui as coisas nem sempre correram bem para Gonçalves Correia que entrou em desacordo com alguns companheiros, porventura menos honestos e menos coerentes com os ideais proclamados de fraternidade e tolerância.
Reconheço-lhe o direito de viver no sistema que quer
desde que não me obrigue a cumprir as regras que me quer impor.
É o cardoso que não quer que eu seja uma excepção.
Colocado por: euExatamente aquilo que eu mais critico no pensamento anarquista: teorias são muito bonitas, mas só a prática permite validá-las.
Colocado por: j cardosoNão lhe imponho regras nenhumas
Colocado por: danobregaOk. O argumento é extensível a muitas situações. Os Turcos que abandonem o país e vão viver para onde lhes der na telha da forma que quiserem
Colocado por: danobregaA Somália não é anárquica, há montes de pessoas a tentar mandar nas outras, e a usar violência para o efeitoSe é essa a vontade deles (usar a violência), porque é que se deve impedir ou restringir esse comportamento? Num ambiente de anarquia, faz sentido limitar a liberdade dos outros? Se eles querem roubar, violar e matar, porque limitar a liberdade de o fazerem?
Colocado por: danobregaVoltamos ao inicio, só se as pessoas, na sua generalidade, pensarem de acordo com a filosofia anárquica, é que terás um sistema anárquico.
Como não impõe regras? Claro que impõe, e usa o estado para o fazer. Não entendo.
Colocado por: danobregaTu pensas num mundo cheio de pessoas que pensam como tu, e não vez como é que seria possível viverem em anarquia.
Colocado por: euSe é essa a vontade deles (usar a violência), porque é que se deve impedir ou restringir esse comportamento? Num ambiente de anarquia, faz sentido limitar a liberdade dos outros? Se eles querem roubar, violar e matar, porque limitar a liberdade de o fazerem?
Colocado por: euOu seja, nunca o terás, pois as pessoas são muito diferentes umas das outras. Sempre foi assim e sempre será.
Colocado por: j cardosoGrossa confusão. Limito-me a concordar com este sistema, não obrigo ninguém a submeter-se a ele.
Colocado por: euA organização da sociedade tem que lidar com estas diferenças. E não vejo como é possível que um sistema anárquico funcione com estas pessoas tão diferentes.
Colocado por: danobregaSe a definição do sistema anárquico é não impor a vontade... como é que podes chamar a um sistema que impõe a vontade à força anárquico? Se queres defender isso, força ai. Mas não é disso que se fala aqui.
Colocado por: danobregaA diferença nas pessoas não implica que a generalidade não concorde em não impor nem permitir que lhe sejam impostas vontades alheias. Uma não implica a outra.