Claro que existem muitos dilemas morais, arbitrariedades e injustiças no sistema atual. MAs repare que, atendendo à heterogeneidade das pessoas reais, não há nenhuma organização perfeita da sociedade. Só num mundo utópico é possível criar essas organizações.
Como o danobrega assumiu: só quando todas as pessoas partilharem os mesmos ideais é que será possível construir uma sociedade anárquica. Ou seja... NUNCA.
A resposta é óbvia: porque os escravos não tinham a liberdade de o fazer. Mas você tem a liberdade de "fugir" do País e ir para um local mais do seu agrado.
Aliás, todos os dias milhares de pessoas mudam de País. Não sei porque abomina tanto a teoria "se estás mal podes mudar-te para onde achas que estarás melhor".
Colocado por: luisvv
Não necessariamente. Na verdade, basta atingir uma massa crítica que o permita.
Eu não exijo que ninguém se mude, apenas que quem quer organizar uma comunidade de determinada forma o faça apenas ao conjunto de individuos que voluntariamente se disponha a isso.
Colocado por: j cardosoOu seja, para atingir o SEU objectivo o luísvv exige que os outros mudem mas não admite mudar-se. À falta de outra palavra, isso é mimalhice pura
a "sociedade" do cardoso exclui qualquer outro tipo de "sociedade" no seu meio.
Colocado por: j cardosoConclusão demasiado apressada ... e errada. Em quais palavras minhas se baseou para chegar a essa conclusão?
Colocado por: j cardosocritica o sistema mas não tem coragem de o abandonar e seguir aquele que diz ser o caminho que gostava de seguir
Colocado por: j cardosoQue parte dessa frase é que lhe permite tirar essa conclusão?
Colocado por: j cardosoAproveito para lhe colocar a questão que coloquei ao Luísvv:
O que recomenda para as mudanças que preconiza?:
- Eleições?
- Golpe de estado?
- Outro método que não conheço?
Colocado por: j cardosoO que recomenda para as mudanças que preconiza?:
Mas imaginemos o seguinte:
Colocado por: j cardosoPessoalmente acho que deve poder cultivar e consumir a erva que lhe apetecer
Colocado por: j cardosomas não acho o exemplo representativo
Colocado por: j cardosodeve a sociedade ser regida por algumas normas extensivas a todos os seus elementos ou deve ser absolutamente isenta deste tipo de regras?
E podemos extrapolar para as outras situações em que o comportamento individual não implica com terceiros?
A sociedade enquanto grupo de indivíduos pode (o deve é outra questão) ser regida pelas normas que pretender, desde que a pertença de um individuo a essa sociedade seja escolha do próprio.
Colocado por: j cardosoNa minha opinião sim.
Colocado por: j cardosoO que não concordo é que um indivíduo possa pertencer a uma sociedade mas reclamar regras diferentes para si.
Então não está de acordo com um dos "pilares" do sistema que defende.
Colocado por: j cardosoQual?