Olá. Estou a acabar o meu apartamento e começo a preocupar-me com a iluminação.
Tenho notado uma grande tendencia para os LED, mas sinto que estamos a ser enganados nas contas, já que não saem mais baratas que as compactas fluorescentes.
Tenho evitado LED porque o preço que encontro é o dobro das fluorescentes compactas e a luminosidade é metade. Logo, a iluminação LED fica 4x mais cara (olhómetro).
Uso alguns leds vermelhos, azuis ou verdes enquanto luz decorativa, que comprei da osram em 2008. Mas finalmente já existem em compactas fluorescentes e devo testar.
Claro que já comprei LEDs dos chineses, nunca sabemos qual a temperatura, as luminusidades variam imenso e por vezes duram apenas uns meses. Tenho 4 OSRAM ligados faz 3 anos, 24/24 horas no exterior e apenas se fundiu um.
A coisa piora quando procuro iluminação 2700-3000K porque uma divisão iluminada a 6000 ou 6500k parece estarmos dentro de um frigorifico ou hospital. Claro que é util de dia numa cozinha, mas raramente estamos em casa de dia.
Acho que infelizmente ainda não encontrou iluminação de qualidade, Quando for comprar um led peça para efectuar ensaios, iluminar determinada zona com o led e a lâmpada que o led diz substituir e verificar se o led cumpre com aquilo que é suposto fazer.
Ando a colocar destas na remodelação cá de casa, em amarelo para quartos e branco para cozinha e casa de banho, para já tenho 3 destes em cada divisão e basta, na casa de banho é que colquei 2 por necessitar mais de luz-
Eu estou muito satisfeiro com estes, já cá estão a uns 3 meses e face as lampadas economizadores que tinha isto é um conforto, acender logo a luz e a luz é muito boa, dá uma sensação optima de conforto nos quartos.