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  1.  # 1

    Lanço este tópico pois desde sempre tive a curiosidade bastante mecanica em relação à mecanica das coisas.
    A um ponto tal que ainda hoje, muitas são as vezes em que quando tenho um aparelho novo, chego a abrir a tampa para lhe ver as entranhas

    até antes de o ligar pela primeira vez :)

    Gosto muito de um programa no odisseia chamado How It's Made, o qual explica muita coisa... mas é apenas levantar uma ponta de um véu,

    pois muito mais há por explicar.
    Aliás, o ideal seria um forum só para este tema do How It's Made !

    Mas para começar este tópico já é um bom principio :)

    Vou começar com algo banal : Fui recentemente à feira da agricultura, a qual tem uma zona com diversões de feira.

    Antes do mais é giro reparar o quanto este mundo das diversões de feira tem evoluido, sobretudo ao nivel da iluminação, agora é LED´s por

    todo o lado, alguns tão potentes que até ofusca!
    E não é só a intensidade do brilho, e tambem a forma frenética como piscam, sem duvida que é um local pouco recomendavel para quem tem

    epilepsia !

    Mas vamos às minhas duvidas de algibeira sobre as diversões de feira , com as quais inauguro este tópico :


    :::::::::::::::Carrinhos de choque:::::::::::::::




    Sempre me interroguei sobre qual a tensão com que funcioanam os carrinhos de choque!
    O principio basico é simples: O chão é metálico e faz de neutro, e no tecto há uma rede a qual tem o positivo .
    Mas e que tensão tem isto ?
    Ja li algures uma historia de alguem que morreu electrocutado nos carrinhos de choque... será que isto tem tensão para tal ?
    E usa corrente continua ou alterna ?
    Se a tensão for elevada, por ex 50V ou mais então é perigoso, pois a rede está muito baixa, sendo ue alguem mais alto consegue chegar-lhe

    com a mão .




    :::::::::::::::KANGURU SHOW SALTITAO:::::::::::::::







    Dei por mim feito parvo / hipnotizado com o Kanguru SHOW Saltitão a interrogar-me How It's Made !
    >Aquilo tem uns hidraulicos fantasticos que esticam e recolhem com uma velocidade incrivel. Serão a ar ou oleo ? Aposo mais no ar

    comprimido, pois parece-me demasiado rapido para que seja possivel com oleo .
    >Tanto mais que deve ser ar pois ouve-se claramente o som do inflar / desinflar. Só não percebeo é porque depois por vezes ouvem-se umas

    "explosões" maiores de ar.

    >Se aquilo anda à roda, como é que levam os cabos para as luzes e para a parte electrica lá para cima ?
    Esta é uma duvida que tenho há imenso tempo , mesmo em relação as escavadoras com lagartas nunca percebi como é que aquilo consegue rodar

    360 graus e ainda assim fazerem com que a parte de cima comunique com a de baixo (mas isto das escavadoras será um outro post, pois tenho

    mmmuuiittas duvidas sobre esvadoras! ).
    Assumo que aquilo para andar à volta e ainda assim passar electricidade para a parte de cima, deve de usar o veio como massa (neutro), e

    para o positivo / fase deve ter um anel e uma escova (ou varios aneis ). Bem, na pratica um anel seria suficiente para tudo, pois

    passaria a alimentação e até podia ter algo tipo PLC Powerline, para fazer de BUS de dados...

    Reparei que o kanguru é comandado a partir da bilheira por um senhor com um ecran touch, parecido com uma maquina registadora POS.
    Será que aquilo obedece ao um programa, ou ele vai fazendo a coisa à medida que o publico reage ?




    Aquilo deve gastar imenso ... será alimentado da rede local, ou terão que andar sempre com um gerador atras ?


    E pronto, está lançado o tópico das duvidas de algibeira.
    Convido-vos para colocarem aqui as vossas também, podemos todos aprender uns com os outros !
    Se tiverem duvidas de informatica coloquem, é a minha area e pode ser que consiga ajudar !
  2.  # 2

    Boas caro civismo, mais uma vês partilhamos o mesmo vicio.

    relativamente aos carrinhos de chok aquilo deve ser alimentado mesmo a 220v, não estou a ver o transformador que eles teriam de ter para baixar a voltagem e com bastante amperagem.
    O perigo de electrocussão é real e está lá bem explicito.

    O kanguro saltitão funciona mesmo a ar comprimido. as luzes são alimentadas por pistas na base. da mesma forma que o ar, vai um tubo de ar a base fixa e só depois disso é que ramifica para os pneumaticos.

    o controlo do sobe e desce é feito automaticamente acionando eletrovalvulas.

    Já agora, tenho ali ums 120Gb dos programas do dyscoveri, legendados em português e com boa qualidade.
  3.  # 3

    Colocado por: civismoLanço este tópico

    Mais um para a colação dos abandonados..
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
    • hangas
    • 16 junho 2013 editado

     # 4

    Colocado por: civismoSempre me interroguei sobre qual a tensão com que funcioanam os carrinhos de choque!
    O principio basico é simples: O chão é metálico e faz de neutro, e no tecto há uma rede a qual tem o positivo .
    Mas e que tensão tem isto ?
    Ja li algures uma historia de alguem que morreu electrocutado nos carrinhos de choque... será que isto tem tensão para tal ?
    E usa corrente continua ou alterna ?
    Se a tensão for elevada, por ex 50V ou mais então é perigoso, pois a rede está muito baixa, sendo ue alguem mais alto consegue chegar-lhe
    com a mão .


    Pelo que me recordo, esses carros de choque com a rede por cima operam até 440V
    Não é a voltagem que mata, mas sim a corrente. Bastam 100 ou 200mA a passar pelo corpo para matar.
    Como o sistema debita muito mais corrente que isso para os carros funcionarem, sim, tocar em ambos os polos é letal :)


    Update:
    Encontei no google as specs de um sistema desses

    Não sabia que apesar da alimentação ser AC os motores sao DC, logo precisam de um rectificador.
    Segundo parece, a velocidade é controlada pela duração do ciclo à saida do rectificador. Mais ou menos como os dimers normais

    Here are the specs on our Bumper Cars.
    BUILDING : Input: 230 volts, 1 phase, 60 Hz. 157 amps
    CARS: DC Motor, 40 to 70 volts, 3 amps
    RECTIFIER: 220 V, 1 phase,variable voltage 40 to 70 amp, 300 amp 100% duty cycle
    SCENERY:30 panels, 80 amps total scenery
    POWER REQUIREMENTS: 200 AMP SERVICE
  4.  # 5

    Colocado por: hangas200 AMP SERVICE


    200A á valente.
  5.  # 6

    Colocado por: J FilipeMais um para a colação dos abandonados..


    Eu não me deixo abater com esse bota abaixo :)

    Nunca ouviu dizer que "tanto erro que um dia acabarei por acertar" ? :P

    Em todo o caso mais de metade dos topicos que ja lancei até têm boa aceitação / participação, ou estarei a ser optimista irrealista ?

    Ainda por cima que moral é que tem , quando estive agora a reparar que nunca lançou um tópico, e que em 2 anos apenas colocou 20 posts ?
    Isso deve ser trauma... força, lance um tópico seu, vai ver que não custa nada e depois esse bota abaixismo passa-lhe :)

    Em todo o caso estou a brincar / a levar na desportiva a sua frase :)
  6.  # 7

    Mas parece-me que os 200AMP são a potencia total do sistema completo, para as luzes do "cenário" e 40 carros.
    Fazendo fé nos dados acima, cada carro consome 3 amps (a 70v são apenas 210W) o que também me parece pouco.
  7.  # 8

    Colocado por: hangasMas parece-me que os 200AMP são a potencia total do sistema completo, para as luzes do "cenário" e 40 carros.
    Fazendo fé nos dados acima, cada carro consome 3 amps (a 70v são apenas 210W) o que também me parece pouco.


    210W apenas 0.29CV ...
  8.  # 9

    Colocado por: civismo210W apenas 0.29CV ...

    Parece-me mesmo muito pouco. Está bem que o motor tem muita rotação e é muito desmultiplicado até chegar à roda. Mas mesmo assim parece-me pouco.

    Por exemplo os motores desta imagem, têm 315W cada quando alimentados a 15V, onde consomem 21A! Isto num motor de 28mm de diametro.
    No projecto a que eles se destinam, são alimentados pela bateria da foto, que consegue assegurar um consumo de 100A de forma continuada ou até um maximo de 200A por um periodo de poucos segundos, sem risco de danificar a bateria.
      IMG_1522 - Copy.JPG
  9.  # 10

    Como sou muito curioso andei a googlar sobre esta coisa dos carros de choque. :)
    Descobri que existe um outro sistema que não tem a rede por sim. Destina-se principalmente a uso indoor e ambos os polos estão no chão.



    Existe uma grelha no chão com as polaridades alternadas e o carro tem varios pontos distantes uns dos outros que fazem contacto com o chão. Garantido que está sempre em contacto com as 2 polaridades. Depois um sistema electronico agrupa esses pontos de contacto garantido que ao motor chega sempre um fluxo de corrente constante. Nestes casos o sistema é já alimentado com corrente DC e de voltagem reduzida.

    O link abaixo é de um fabricante deste tipo de diversões e tem lá as specs de alguns, nomeadamente o Mattherhorn :)
    http://www.bertazzon-america.com/
  10.  # 11

    Colocado por: civismoIsso deve ser trauma

    Trauma deve de ter o civismo em criar (maioria deles) tópicos da palha:-))

    Colocado por: civismo quando estive agora a reparar que nunca lançou um tópico, e que em 2 anos apenas colocou 20 posts ?

    Mas assim também não meto nojo, criar tópicos só para inglês ver? .Só para dizer que já lancei 100 ou 200 tópicos como o civismo?
  11.  # 12

    Colocado por: hangasDepois um sistema electronico agrupa esses pontos de contacto garantido que ao motor chega sempre um fluxo de corrente constante.


    Isso com 4 diodos (ponte rectificadora) e um condensador faz-se .
    E qual é a tensão das placas que estao no chão ?

    E se deixar qualquer coisa metalica para o chao , deve fazer um curto circuito jeitoso ! Por ex deixar cair um fio ou colar metalico no chão .... ou uma mala com um cordão ou acabamento metálico / prateado ...
  12.  # 13

    Colocado por: civismo210W apenas 0.29CV ...


    Pelos vistos têm mesmo pouca potencia:

    Specification Of Single Bumper Car

    Bumper Cars are in floor pick-up power system
    Car in fiberglass material with metal frame and Pneumatic tire
    Power: 260W
    Voltage/Work's Tension: DC90V
    Run Speed: 6 - 10Km per hour
    Suitable for 1-2 children or adults
    Weight Capacity: 140kgs
    Different colors: red, yellow, blue, green and mix colors.(Pictures at the screen shot are for reference)
    Specification Of Bumper Cars Park

    Control Unit Power: AC 380V/220V/110V
    Driving Power: 3000W(6 cars)/6000W(12 cars)
    Occupied Area: 10 x 12square meter for 6 cars, and 20 x 12square meter for 12 cars.
    Playing time: adjustable from 1 minute to 4 minutes
  13.  # 14

    Colocado por: hangasVoltage/Work's Tension: DC90V


    Porra isso parece perigoso ... alguem que esteja por ex descalço e pise as duas placas ao mesmo tempo ja apanha choque

    E se derramar liquido tambem ja faz electrolise com 90v

    Por ex, se um carro se virar e o condutor for projectado, fica caido no chao em contacto com ambas as placas .... isto é de malucos
  14.  # 15

    Colocado por: J Filipe
    Trauma deve de ter o civismo em criar (maioria deles) tópicos da palha:-))


    Todos temos os nossos traumas. Em todo o caso se são tópicos da palha não os veja. Nunca tive a intenção de agradar a toda a gente ao mesmo tempo com os meus topicos.


    Colocado por: J FilipeMas assim também não meto nojo, criar tópicos só para inglês ver? .Só para dizer que já lancei 100 ou 200 tópicos como o civismo?


    Prefiro fumar o cachimbo da paz do que estar a responder-lhe a esta parte
  15.  # 16

    Eu respondo,mais um tópico lançado pelo civismo para fechar..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
    • hangas
    • 16 junho 2013 editado

     # 17

    Colocado por: civismoPorra isso parece perigoso ... alguem que esteja por ex descalço e pise as duas placas ao mesmo tempo ja apanha choque

    E se derramar liquido tambem ja faz electrolise com 90v

    Por ex, se um carro se virar e o condutor for projectado, fica caido no chao em contacto com ambas as placas .... isto é de malucos


    Não necessáriamente :)
    O quadro abaixo apresenta a distribuição da resistencia da pele seca pela população.

    Por exemplo a 100V, 95% da população apresenta uma resistencia na pele de 3200Ohm, o que em contacto com 100V daria uma corrente de 30mA.
    Como é a corrente que mata e não a tensão, ainda está na margem de segurança.
      Capture.PNG
  16.  # 18

    meus caros companheiros de topicos palhentos, os carros de choque funcionam entre 50Vdc e 75Vdc
    os motores sao motores compond de velocidade variaval com a carga, nao necessitando de dispendiosos variadores de tensão para regular a velocidade, somente precisam de um interruptor de acionamento.
    Concordam com este comentário: Monteiro
  17.  # 19

    No "canguru" os cilindros são alimentados a ar comprimido, comandados por electrovalvulas e suponho que utilizem um processo "recovery", que permite reutilizar parte da energia dos cilindros que descem por inércia.

    A passagem de energia eléctrica em corpos que rodam entre si (anda à roda) é efectuada por "slipring's", anéis e escovas, não é permitida a utilização da massa da máquina para o efeito. Em alternativa podem usar transformadores em que os enrolamentos rodam na axial ou concêntricos.

    Para o óleo, como no caso das escavadoras giratórias, existem uniões rotativas que permitem a passagem de diversos circuitos a diferentes pressões.

    Ainda na mesma linha, para a passagem de sinais ou dados, servem os transformadores (axiais/concêntricos), ou sistemas ópticos.
  18.  # 20

    Uma unidade de transferência, com dois transformadores concêntricos para dois diferentes níveis de tensão, um axial para sinais e dados e um dispositivo para óleo hidráulico.
      Transfer unit.png
 
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