Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas....

    Regressei com mais uma dúvida, uma vez que este calor que se faz sentir me deixou sérias dúvidas entre colocar o aquecimento ou AC. Cheguei à conclusão que, apesar do gasto de energia eléctrica, deve valer a pena ter um bom ambiente em casa tanto de inverno como de verão. A minha ideia seria colocar, para já, 1 na cozinha, 1 na sala e 1 no quarto. A sala e cozinha ficam na frente do prédio e tenho a varanda para colocar a unidade condensadora mas os quartos são nas traseiras do prédio e tenho algumas dúvidas se irei conseguir autorização para colocar a unidade condensadora na parede do prédio. Há possibilidade de colocar todas as unidades condensadoras no sótão, uma vez que tenho livre acesso a ele e o apartamento encontra-se logo abaixo dele ou não é de todo aconselhável. É que a ideia é colocar mais tarde mais 2 aparelhos de AC nos outros quartos o que implica 3 unidades condensadoras lá fora!
    Se acharem pertinente darem mais alguma informação relevante, agradecia que o fizessem.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Quanto ao aquecimento, não sei que aquecimento estava a pensar, mas monetariamente o ar condicionado é o sistema mais económico para aquecer.

    As unidades exteriores como o nome indica, devem ser colocadas no exterior. Se as colocar dentro do sótão, para além de poder perder a garantia acabam por consumir mais.

    Se não poder colocar na parede, tem ainda as hipóteses de colocar no telhado, ou se a distância o permitir, colocar na varanda e fazer passar as tubagens pelo sótão. Não se esqueça que pode ligar a uma unidade exterior várias interiores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paty_pedro
  3.  # 3

    dfserra
    Muito obrigada pela resposta. Quanto ao aquecimento estava a pensar por através do recuperador de calor aproveitando a instalação do aquecimento central mas com o AC posso garantir frio e quente, apesar de ir gastar mais energia eléctrica. Quantas unidades interiores posso ligar a 1 exterior? Sendo assim, poderia colocar uma unidade na varanda (varanda pequena) e ligar o da cozinha e sala e depois lá atrás colocar 1 que, caso dê para ligar 3, dava para ligar os 3 quartos. No telhado acho que não dá porque o nosso telhado é de telha, não é daqueles lisos.
  4.  # 4

    dfserra, aquecer com AC não é o mais económico de todos os sistemas de aquecimento
  5.  # 5

    Agora fiquei confusa!
    lfvmagalhães, qual é o seu critério?
  6.  # 6

    O meu critério é que o AC poderá ter um valor de investimento mais em conta, e agora com máquinas mais evoluídas poderá ter um consumo menor, mas daí a dizer que é o sistema mais económico vai uma distância... E por exemplo se quer máquinas com uma boa classe energética também lhe fica mais caro um pouco, pelo que o preço será mais avultado...

    É só nesse critério que eu estava a falar.
  7.  # 7

    Ah, sim....! Os AC vão de 250€ a 1000 e tal euros e alguma diferença devem ter, como é lógico. Mas o certo é que não posso colocar dois sistemas, por motivos monetários, porque se pudesse colocava. No entanto, o AC é uma boa solução para as duas estações, a meu ver!
  8.  # 8

    Não estou em desacordo consigo, você quer uma solução para o seu problema, o AC realmente faz frio e quente, dá para várias situações, tem vantagens e desvantagens, como todos os sistemas.

    Só não acho que afirmações como "AC é o sistema mais económico" sejam levadas 100% a sério... Porque não é o sistema mais económico...
  9.  # 9

    Caro lfvmagalhaes,

    Realmente generalizei um pouco a situação. Mas num apartamento apenas me lembrei dos aquecimentos elétricos e a gás.

    Dependente dos preços a que conseguir a matéria prima aquecimento com lenha ou peletes pode até ser mais barato do que o ar condicionado.

    Bombas de calor tem rentabilidades semelhantes ao ar condicionado, e bombas geotérmicas são mais económicas mas com investimento elevado.

    Já agora, em que sistemas mais económicos do que o ar condicionado estava a pensar?

    Caro paty_pedro
    Eu interpretei que não tinha nenhum sistema de aquecimento, pelo que agora li, já tem aquecimento central, pelo que o uso de recuperador pode ser uma solução económica já que parte da instalação está feita.

    Quanto a quantas unidades interiores pode ligar uma exterior, depende da marca. 4 várias máquinas têm, e algumas tem 5 e acho mesmo que 8. Claro, em sistemas domésticos.
  10.  # 10

    dfserra, entendeu bem. Eu não tenho nenhum sistema de aquecimento, apenas o recuperador na sala mas tenho a pré-instalação de aquecimento central que ia usar para colocar o aquecimento através do recuperador. Em relação à unidade exterior, pelo que diz, quase que posso ligar os 5 a mesma unidade.
  11.  # 11

    Bem, entendi exatamente ao contrário, que tinha os radiadores mas não tinha o recuperador, mas dá mais ou menos no mesmo.

    Tem que ponderar as vantagens e desvantagens de cada sistema a sua execuabilidade e o custo de investimento e consumo mensal, bem como se é realmente importante para si o arrefecimento.

    Eu referi que o ar condicionado é económico a aquecer, já que fiquei com a ideia que pensava que era um sistema dispendioso, aliás há muito essa ideia, conheci mesmo uma pessoa que tinha ar condicionado mas no inverno usava o aquecedor a óleo já que achava que o ar condicionado consumia mais.

    O problema de usar apenas uma máquinaexterior para 5 interiores, é que não pode fasear o investimento, já que a máquina exterior é o elemento mais caro. mesmo que deixasse para mais tarde a colocação de duas unidades interiores, teria de fazer a maior parte do investimento.
  12.  # 12

    Colocado por: dfserramesmo que deixasse para mais tarde a colocação de duas unidades interiores
    e se demorara muito tempo até colocar as unidades restantes, nessa altura podem nem haver unidades interiores compativeis com a unidade exterior,

    relembro que a actual família de gazes refrigerantes (R4**) tem os dias contados, estando para sair muito brevemente os equipamentos com os novos gazes.
  13.  # 13

    Caro Jorge Alves.

    Essa mudança dos gazes deve-se a motivos ecológicos?
    Essa alteração terá algum impacto no desempenho dos equipamentos?
  14.  # 14

    Essa mudança dos gazes deve-se a motivos ecológicos?
    Essa alteração terá algum impacto no desempenho dos equipamentos?

    supostamente sim, mas não vai ficar ainda por aqui, estes que aí vêm são também de transição,

    os gazes que vêm substituir os actuais já têm um GWP menor mas ainda substancial e a meta no futuro é o nível 0 de GWP, é só uma questão de tempo até os fabricantes desenvolverem os componentes para trabalhar com as altas pressões dos gazes,

    basta lembrar que um dos gazes que está na forja é o CO2,que para ter rendimentos aceitáveis tem que trabalhar a 40Bar de aspiração, enquanto que o R410A trabalha perto dos 10Bar.

    até tem ressurgido o amoniaco como gaz principal em sistemas grandes.
  15.  # 15

    dfserra: eu tenciono manter o recuperador a aproveitar essa fonte de calor no inverno pelo menos na sala. Depois, estando a casa bem isolada, se ligar o AC um pouco ao final da tarde, deixar aquecer bem e desligar já o calor se mantém um pouco mais e fica o ambiente mais confortável. Já quanto ao arrefecimento este é mesmo necessário também....este calor foi horrível. As rentes do apartamento estão viradas a este e oeste, logo dá sol de manha na cozinha e sala e nos quartos de tarde. Mesmo com tudo fechado o apart aqueceu imenso que se tornava impossível estar cá dentro sem uma ventoinha.
    Não percebi foi o que quis dizer com: "O problema de usar apenas uma máquina exterior para 5 interiores, é que não pode fasear o investimento, já que a máquina exterior é o elemento mais caro. mesmo que deixasse para mais tarde a colocação de duas unidades interiores, teria de fazer a maior parte do investimento." Os preços apresentados pelas lojas não incluem a unidade exterior? Eu tinha a ideia que cada maquina trazia uma unidade exterior!
  16.  # 16

    Depende, as máquinas monosplit tem uma unidade interior para uma exterior e são vendidas em conjunto. Nas máquinas multisplits as interiores e exterior são compradas de forma autónoma, visto que a uma máquina exterior pode ligar diferentes máquinas interiores, desde que compatíveis.

    Tinha dito que atualmente apenas queria colocar 3 unidades e duas mais tarde. Contudo, se pretender ligar as 5 a uma única unidade exterior terá de fazer o investimento todo já. A única coisa que poderia fazer é comprar a exterior para 5 interiores e apenas comprar 3 interiores no momento.. Contudo para além da diferença não ser muito grande, esta solução tem os problemas indicados pelo Jorge Alves.

    Pode também comprar uma exterior para 3 interiores, e mais tarde comprar uma exterior para duas interiores. Fica no final com duas máquinas exteriores para 5 interiores.
  17.  # 17

    Entendi....se calhar até faço 1 para 2 (cozinha e sala com colocação na varanda) e 1 para 3 dos quartos e penso que se a colocar onde penso não terei problemas com autorização porque fica escondida numa esquina, ao lado da janela de um quarto. Mas, como diz, se o valor de mais 2 máquina interiores não foi muito maior coloco tudo de uma vez.
    Obrigada pela ajuda!
  18.  # 18

    Boa tarde,

    E fornecimento e montagem de ar condicionado pela zona de Lisboa, alguém conhece?

    Obrigado
  19.  # 19

    Colocado por: AlexMontenegroBoa tarde,

    E fornecimento e montagem de ar condicionado pela zona de Lisboa, alguém conhece?

    Obrigado
    eu.
  20.  # 20

    Eu disse que dúas máquinas interiores não custa muito, tendo já a exterior.

    a solução de 2+3 que propõe é possivelmente a mais fácil de implementar, tem é de colocar logo nos 3 quartos quando para já apenas queria colocar num.

    Se pensa realmente em ir por aí, chame algumas empresas para lhe proporem soluções no local e darem orçamentos.
 
0.0186 seg. NEW