Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a iniciar a fase de projecto de uma moradia e surgiu a questão do telhado. Que tipo de isolamento, telhas, telhado plano, inclinado ..

    Numa viagem recente à Suíça vi uma moradia que tinha no telhado uma espécie de jardim com vegetação rasteira tipo liquens. Uma pesquisa na net mostrou alguma informação sobre estes telhados verdes, muito usados na Europa central e do norte.

    Em Portugal a informação é pouca.

    Qual a vossa experiência? Cuidados a ter? risco de infiltração? Manutenção...tipo de vegetação. implicação no dimensionamento da estrutura?

    Existe alguma empresa que tenha experiência no ramo?

    Obrigado pelos comentários
      IMAG0035 (Small).jpg
  2.  # 2

    eu acho que devia dar sopa nisso (lol)
  3.  # 3

    Procure pela rusticasa que já o fazem desde 1978 data da primeira casa com cobertura vegetal. Atenção que só se justifica em zonas maioritariamente à sombra para além de que não aconselho que o faça se a localização (humidade, chuva, etc. for escassa) não for a mais indicada. Ainda cheguei a ponderar colocar na minha mas felizmente que optei por pedras seixo de rio....
      052 (Small).JPG
  4.  # 4

    Caro Raulschone e para quem tem terrenos em Mafra? Como sabe que à um microclima tramado nesta zona.
  5.  # 5

    Caro Valter, nem me fale em Mafra que fico logo com azia. De qq forma não aconselho coberturas vegetais para evitar despesas/desperdício de água. Acho que o microclima de Sintra (esse sim único e com níveis elevados de humidade semelhantes aos do Minho) mal se nota no concelho de Mafra. Basta dar uma volta pela serra de Sintra e reparar nas paredes cobertas de heras, musgo, etc. e comparar com o concelho de Mafra. Um bom ex. são as hortênsias em Sintra que lembram a vegetação açoreana enquanto que em Mafra apenas encontra hortênsias em zonas muito abrigadas da radiação solar e têm que ser constantemente regadas. Não quero com isto dizer que não funciona em Mafra mas que decerto sairá muito mais dispendiosa a manutenção, disso tenho a certeza.
  6.  # 6

    E fazer uma horta no telhado??
    assim o "tal" despredicio de agua já se torna em algo util!!
    Concordam com este comentário: joalage
  7.  # 7

    Colocado por: system32E fazer uma horta no telhado??
    assim o "tal" despredicio de agua já se torna em algo util!!


    LOL...Acho bem...Se é para ser verde tire proveito e plante umas alfaces, salsa, coentros etc.
  8.  # 8

    http://www.flickr.com/photos/adrimcm/3802493233/ ou dedicar-se à pastorícia :D

    Se utilizar plantas autóctones consegue manter o telhado protegido, mas como qualquer sistema vivo, necessita de uma maior atenção!
  9.  # 9

    Colocado por: raulschoneCaro Valter, nem me fale em Mafra que fico logo com azia.


    LOL

    É desta que "ele" vai-se embora...

    De qq forma não aconselho coberturas vegetais para evitar despesas/desperdício de água. Acho que o microclima de Sintra (esse sim único e com níveis elevados de humidade semelhantes aos do Minho) mal se nota no concelho de Mafra. Basta dar uma volta pela serra de Sintra e reparar nas paredes cobertas de heras, musgo, etc. e comparar com o concelho de Mafra. Um bom ex. são as hortênsias em Sintra que lembram a vegetação açoreana enquanto que em Mafra apenas encontra hortênsias em zonas muito abrigadas da radiação solar e têm que ser constantemente regadas. Não quero com isto dizer que não funciona em Mafra mas que decerto sairá muito mais dispendiosa a manutenção, disso tenho a certeza.


    Muito bem, sendo assim vejo que não dá de todo (a não ser que fosse no meio da Tapada de Mafra).
    Concordam com este comentário: raulschone, Miguel41
  10.  # 10

    Colocado por: sopasQual a vossa experiência? Cuidados a ter? risco de infiltração? Manutenção...tipo de vegetação. implicação no dimensionamento da estrutura?

    principalmente infiltração sim, muito cuidado no isolamento e na pendente de águas, mas cuidado no calculo da estrutura da cobertura também, pelo peso da terra e também como diz tipo de vegetação, tem de ser especifica com pouca manutenção, e que libertem pouca folhagem para não entupir caleiras/tubos. de resto bem feito é uma situação muito engraçada, principalmente se em terrenos inclinados onde se pode disfarçar a cobertura/disfarçar a casa de uma cota superior.
    não é necessário uma empresa especifica, basta o arquitecto e o engenheiro apresentarem soluções correctas e testadas.
    __________________
    fernando gabriel arquitecto
    www.fernandogabriel.net
    facebook
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sopas
  11.  # 11

    Boas

    Descobri o que procurava.

    http://www.sempergreen.com/en/projects/lovejoy-blocks-portland

    Agora só falta encontrar quem instale em Portugal.
  12.  # 12

    http://www.youtube.com/watch?v=XrRjw0-nlHo&feature=player_embedded

    CLOROFILA - Cisneiros, Unipessoal Lda.
    Quinta do Rodelo - Granja - Figueira de Lorvão | 3360 - 057 Penacova
    Telf: 239 402 147 | Fax: 239 402 147 | Tlm: 918 029 472
    E-mail: [email protected] | www.clorofilatotal.com | http://clorofilatotal.blogspot.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sopas
  13.  # 13

    http://vimeo.com/72193014
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sopas
  14.  # 14

    Gosto muito deste tipo de cobertura e já andei a informar-me um pouco. Pelo que consegui apurar a melhor empresa para este tipo de coberturas em Portugal é a Landlab.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sopas
  15.  # 15

    Vou desenterrar o assunto. ;)
    É um assunto que me interessa mas pelos vistos ninguém aqui no fórum possui nenhuma.
    Alguém nos últimos dois anos e meio instalou alguma para que possa dar o feedback de custos de instalação, manutenção e se o resultado foi o esperado?

    Cumps
  16.  # 16

  17.  # 17

    o principal problema que vejo nisto, é que os telhados (impermeabilização) ja sao mal executados á brava em portugal... para levar com flores, plantas, ou horticulas que obriga á constante rega, e nao apenas quando chove...... o problema agrava-se ainda mais...
  18.  # 18

    Tem de ser escolhida a especie vegetal adequada ao clima onde se vai construir.. para o sul, utilizam-se normalmente espécies de suculentas...
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasTem de ser escolhida a especie vegetal adequada ao clima onde se vai construir.. para o sul, utilizam-se normalmente espécies de suculentas...


    concordo...mas acima de tudo e mais importante, tem de ser escolhida uma equipa que saiba impermeabilizar um telhado como deve ser...... era nesse ponto que pretendia chegar!

    no forum sao inumeros os casos que aparecem de impermeabilizações mal feitas, eu proprio na minha obra tive problemas a esse nivel e o trabalho teve que ser executado á posterior por quem sabia da poda....
    Concordam com este comentário: joao2
  20.  # 20

    Eu nao tenho, mas já vi instalar um. Em primeiro lugar, a estrutura do telhado tem que estar preparada para sustentar com o peso adicional depois deve ter o isolamento adequado e um procedimento especifico de construçao. A terra também é uma mistura para conservar a humidade. Quanto á vegetaçao em sitios mais secos ou poe rega automatica ou opte por uma que nao necessite muita humidade, tipo chorao ou catos. (desculpem mas o meu teclado nao possui o til)
 
0.0208 seg. NEW