Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: mafgodNão querendo contrariar mas... os fumos podem-se resolver, agora os cheiros/vapor, sei não....
    Se tiver uma panela de pressão a deitar vapor pelo pipo durante uns minutos no fogão, se estiver a fritar batatas/peixe ou a grelhar carne/peixe... não sei até que ponto não vai ter cheiros e eventualmente vapor na cozinha/sala.... mas...

    Não é o facto da cozinha ser um espaço independente da sala que vai eliminar os cheiros da comida. Ou tem um bom exaustor, ou o cheiro sente-se em toda a casa, mesmo nos quartos. E mesmo com um bom exaustor....
    O problema do "open space" é a desarrumação,.... para quem tiver problemas com isso.
    Concordam com este comentário: Fernando Gabriel, becas, maria rodrigues
  2.  # 22

    Colocado por: PicaretaO problema do "open space" é a desarrumação,.... para quem tiver problemas com isso.


    Os problemas são os problemas, para quem os considerar problemas. :-)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 23

    Nem sempre os cheiros ou a desarrumação é o maior problema ...
  4.  # 24

    epá ta-lhe mesmo a dar""

    será o microondas ou a cafeteira o problema?
  5.  # 25

    Colocado por: Elise C.Vou enviar-lhe por mensagem privada as fotos da casa.

    recebida, assim que puder respondo-lhe
    cumps
  6.  # 26

    Colocado por: Elise C.Olá Filip3!

    Parabéns pela sua casa :)

    Estive a olhar para a planta e tenho um reparo a fazer.

    A grande moda de agora é fazer as cozinhas tipo kitchenette juntamente com a sala à americana. É muito giro nas revistas e quando as coisas estão arrumadinhas, ou quando a família, por hábito não cozinha muito em casa.
    No entanto, a cozinha é um sitio de trabalho, com barulho, cheiros e por norma, se muito utilizada, nunca está muito arrumadinha como o desejado, além de que, quer queiramos, quer não, tem gordura.
    A minha opinião é de que as cozinhas devem estar "confinadas" a 4 paredes, para que tudo aquilo que descrevi acima não se propague para a sala.
    Há lá coisa mais prática do que chegar alguém a nossa casa e podermos fechar a porta da cozinha para que ninguém veja o que lá está?
    Uma sala de 40 m2 pode bem ter 30m2, para dar mais espaço à cozinha.

    :)


    Está tudo respondido em cima!
    Colocado por: Picareta
    Não é o facto da cozinha ser um espaço independente da sala que vai eliminar os cheiros da comida. Ou tem um bom exaustor, ou o cheiro sente-se em toda a casa, mesmo nos quartos. E mesmo com um bom exaustor....
    O problema do "open space" é a desarrumação,.... para quem tiver problemas com isso.
    Concordam com este comentário:Fernando Gabriel


    Obrigado por todas as opiniões.

    Entendo perfeitamente todas as vantagens/desvantagens que um kitcnet pode ter.
    Agradeço estas opiniões pois muitas vezes a experiência dos outros pode ajudar a melhorar.

    No nosso caso não é uma questão de moda, é uma questão que ficou definida de inicio.
    A vantagem desta casa é que é como um um fato comprado na "Zara" ou feito por um alfaiate...

    No nosso estilo de vida privilegiamos a comunicação entre quem prepara uma refeição, com os restantes.
    Aproveitar o poente e tornar o "ritual" de quem prepara um jantar, num mais agradável que confinado a 4 paredes.

    As desvantagens dos cheiros não me preocupam na sala, terá uma boa ventilação natural, devido aos vãos.
    A desarrumação, preocupa mais ,mas não costumo receber muitas visitas de serão!

    Mas como referi o estilo de cada família é que define o que se pretende, até porque não temos por habito cozinhar refeições muito elaboradas em casa.
  7.  # 27

    Colocado por: zedasilvaNem sempre os cheiros ou a desarrumação é o maior problema ...
      12798517_kPLkH.jpg


    Não vejo problema... na disposição..
    ;-)
    • becas
    • 12 outubro 2013 editado

     # 28

    Colocado por: Filip3No nosso estilo de vida privilegiamos a comunicação entre quem prepara uma refeição, com os restantes.
    Aproveitar o poente e tornar o "ritual" de quem prepara um jantar, num mais agradável que confinado a 4 paredes.

    As desvantagens dos cheiros não me preocupam na sala, terá uma boa ventilação natural, devido aos vãos.
    A desarrumação, preocupa mais ,mas não costumo receber muitas visitas de serão!


    Não tem de ser 8 ou 80, 4 paredes ou abertura total. Há sistemas de portas de correr, por ex, que permitem fechar ou abrir os espaços. E essa ideia da comunicação enquanto se prepara o jantar é um bocadinho...romântica :-) deixe-me adivinhar, ainda não tem filhos pois não?
    Quanto à desarrumação, para mim não tem nada a ver com visitas! Simplesmente às vezes não dá tempo para/não apetece arrumar tudo e sabe muito bem ter uma porta para fechar e isolar do resto. Mesmo em termos de decoração, simplifica muito ter os espaços separados, parece-me.
    Mas será sempre uma questão de gosto, claro!
    Concordam com este comentário: jorgealves, maria rodrigues
  8.  # 29

    por acaso parece que "antigamente " numa casa tudo se fazia numa divisão , cozinhar e estar. Por isso não compreendo por vezes isto ser encarado de uma forma tão avessa.
    o engraçado até é que há por ai muita casa em que no anexo afinal é que se vive, com o fogão a lareira e o sofá. ou então ainda na famosa cozinha copa ficando a sala principal até com a sua bela mesa e sofá para um dia muito especial apenas.
    Concordam com este comentário: Fernando Gabriel, maria rodrigues, CG., DR1982
  9.  # 30

    Ó Marco, desculpe lá, mas o argumento do antigamente não é lá muito convincente... se tudo se fizesse como antigamente, estávamos todos num botequim a emborcar mines e a comer sandes de coirato enquanto discutíamos plantas e obras. Mas não, estamos aqui, cada um na sua casa. Muito prático, e o fígado agradece.

    Quanto às pessoas que vivem realmente no anexo ou na cozinha com copa, preservando a casa principal ou a sala de estar, tendo a desgostar da primeira opção e a gostar da segunda. Quando a vida me oferecer a possibilidade de construir/reabilitar uma casa, é isso mesmo que vou fazer: uma cozinha com área de estar para o dia a dia, e uma saleta mais recatada e próxima da entrada da casa: um salotto di rappresentanza (dos pobres), como se diz em Itália. É que os dias muito especiais, cá em casa, são muitos, e a cozinha anda sempre num reboliço com os projectos gastronómicos que por aqui abundam. Prefiro usar mais 30m2 nesta disposição e não andar sempre arreliado com a arrumação da sala/cozinha, do que ter mais um ou dois quartos, varandas, corredores enormes (para poder fazer a casinha em L ou U), arrumos sem fim e garagens para vários carros. Não teremos filhos, não pretendemos fazer jogging dentro de casa, temos pouca tralha e andamos de transportes públicos ou vespa. São opções, estilos de vida.
  10.  # 31

    pois italiano, cada deve viver como quer.
    o antigamente não se refere porque apenas porque sim mas porque ao invés de os tempos actuais, as coisas eram como eram resultado de uma sistematização de seculos, não sei se entende.
    por outro lado mines e sandes de courato no botequim não é necessariamente um indicio de atraso.
    mas tem de concordar que nem sempre as opções são tomadas de forma muito amadurecida sobre certas questões funcionais, valendo por vezes o factor apenas comparativo e ditos e na hora do fazer faz-se assim e não assado apenas porque...
    haja espaço :)
  11.  # 32

    Colocado por: marco1mines e sandes de courato no botequim não é necessariamente um indicio de atraso.


    Concordo consigo. São é um indicio de risco de colesterol alto ;-)
  12.  # 33

    Colocado por: marco1por acaso parece que "antigamente " numa casa tudo se fazia numa divisão , cozinhar e estar. Por isso não compreendo por vezes isto ser encarado de uma forma tão avessa.


    É verdade, e os quartos eram minúsculos e havia, na zona dos meus avós paternos, uma grande sala cuja única função era abrir uma vez no ano, na Páscoa, para o compasso, e receber os velórios que aparecessem. Não quer dizer que os modos de vida atuais se ajustem a este modelo ancestral.

    Colocado por: ItalianoNão teremos filhos, não pretendemos fazer jogging dentro de casa, temos pouca tralha e andamos de transportes públicos ou vespa.


    Um bocadinho de provocação: poucas pessoas se poderão orgulhar de ter a certezinha absoluta da irreversibilidade das suas escolhas de vida :-)
  13.  # 34

    Há escolhas de vida que não são escolhas... são imposições ou vicissitudes...

    Mas quanto a certezas absolutas na vida, só tenho uma: a certeza de estar arrependido por não me ter juntado a vós no almoço FDC na Guarda :-)
  14.  # 35

    Colocado por: Italianoa certeza de estar arrependido por não me ter juntado a vós no almoço FDC na Guarda


    Isso, realmente, é imperdoável! Mas consta que lá para fevereiro-março haverá repetição da lampreia em Penacova! :-)
  15.  # 36

    não querendo fazer disto uma casmurrice, hoje em dia noto que as famílias no dia a dia passam muito tempo na cozinha, melhor dizendo ao fim de um dia de trabalho grande parte do tempo disponível é na cozinha, dai que penso faz sentido hoje em dia interligar mais o espaço de cozinhar e comer com o estar. Tanto mais que mesmo muitos dos mais avessos a essa ligação até chegam a optar por umas portas largas de correr que depois ligam os dois espaços. Essa situação dessas tais portas não são para mim de muito agrado pois em termos de aproveitamento das áreas e mesmo na funcionalidade penso que se perde alguma coisa. Em questão dos fumos e cheiros já estamos conversados em relação á dita desarrumação também penso que sutilmente com os móveis adoptados se possa contornar facilmente.
    ã uns tempos atras tive um caso engraçado de um casal novo em que ela era maioritariamente doméstica e ele era camionista de longo curso, ela então pediu-me que desenhasse a cozinha por forma a que enquanto ela lá estivesse pudesse estar a ver o marido nas breves momentos de descanso em que ele se deitava no sofá a passar pelas brasas, pois se assim não fosse quase que não o via ( se a cozinha fosse fechada).
    enfim cada caso é um caso e penso que não podemos impor seja o que for ou achar que de uma forma geral isto é melhor do que aquilo.
  16.  # 37

    Colocado por: Italianoalmoço FDC na Guarda


    quando foi isso?
    é que eu tinha alinhado
    ...não me avisou becas ;)
  17.  # 38

    foi no sabado passado,
    até se consegui fazer com que o zedassilvas ultrapassa-se o pavor da primeira vez e tivesse dado o corpo ao manifesto,

    ele desde esse dia nunca mais foi o mesmo, veja la que ate ja elogiou os andaimes de uma obra, coisa nunca anteriormente vista.
  18.  # 39

    Colocado por: Fernando Gabriel

    quando foi isso?
    é que eu tinha alinhado
    ...não me avisou becas ;)

    Fernando não está atento.... ;)
    Existe um topico sobre o assunto.
    https://forumdacasa.com/discussion/30904/24/almocolanche-de-outono-do-fdc-na-guarda/
    Agora veja se vai perder o proximo...
    Não sei se, a repetição de Lampreia em Penacova... ou o que irei organizar cá para o Sul, pela Páscoa.
  19.  # 40

    Colocado por: jorgealves
    Isso é verdade!
    Colocado por: jorgealves< veja la que ate ja elogiou os andaimes de uma obra, coisa nunca anteriormente vista

    Isto é pura mentira já a roçar a calunia.
 
0.0222 seg. NEW