Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Ola. Quero lhe dar a minha opnião , o melhor é voce por o betão de limpeza, pintar com uma emolução betuminosa, fazer a sapata, depois pintar a mesma com a emolução betuminosa. Quanto a lage de chão o melhor são as ventiladas, passo a esplicar, em cima das sapatas em todo o perimetro é feito um murete com 60 a 70 cm onde ai sera pousasda uma lage aligeirada de vigotas e abobadilhas ceramicas. Para ale disso tem de isolar e pintar esse murete com a emolução betuminosa e proceder a realização de drenos por a parte exterior ( geodreno, manta alveolar, caixa de brita, etc) a fim de drenar as aguas do terreno. Este modo é bastante eficiente pois a lage não fica em contacto com o solo o que impede a ascensão de humidades. Se quizer promenores avisa :)
  2.  # 62

    MDantas, antes de mais obrigado pela sua opinião.

    Vou tentar responder de um modo que a discussão se mantenha.

    A solução que apresentou, já vi que é muito utilizada em construções, o tal "Lage Ventilada".
    Aquilo que eu tenciono aqui é saber uma solução onde a impermeabilização e o isolamento das sapatas seja garantido, na sua solução só vejo a tal impermeabilização, o isolamento não referiu...

    Nas minhas imagens que coloquei atrás o que lá está é simplesmente o "pormenor" das "sapatas corridas" (acho que se chama assim), onde as mesmas estão com a tal emolução betuminosa para quebrar a ascenção das humidades, esta sapata assenta em EPS o nome que dão a este EPS é GEOFOAM, que vai provocar a eliminação da ponte térmica desde as sapatas, uma vez que depois o isolamento é continuo pelo exterior. Este GEOFOAM está colocado por cima de "brita", onde aí irá ter o sistema de drenagem, com a manta, o dreno etc.

    A unica coisa que eu não coloquei ali nas imagens é, na parte exterior do isolamento, o isolamento que fica "enterrado" que irá ser esse da sapata, pela parte exterior leva a tela pitonada com geotextil numa das suas partes...


    Nas imagems podemos ver que ao "meio" isto é, a parte castanha que tenta simular a terra, irá ser coberta também com a brita, e depois irá levar também o EPS GEOFOAM, e depois irá levar o piso... Aqui como não haverá por assim dizer, uma barreira contra a "ascenção" de humidade não sei se leva uma barreira para-vapor, um plastico entre o piso e o isolamento... Que impremeabilize... Não sei se é assim que se faz...

    Muito deste tópico é mesmo para isso, como não sou da área, gostava de saber se é possível de fazer, se é assim que se faz, ou se não dá para fazer...

    O que eu quero é ter a casa isolada desde as sapatas à cobertura, e impermeabilizada também. É possível de se fazer? Se sim, como? É esta resposta que quero tanto saber :)
  3.  # 63

    Eu pensei que a esta hora já tinha vindo uns quantos a dizerem que por cá isso não se usa...

    Agora fora de brincadeiras, será que esta solução alguma vez foi usada em Portugal? Será que há alguém que venda este material? Será que os engenheiros/arquitectos têm formação/conhecimentos para fazerem um projecto com estas caracteristicas?
  4.  # 64

    Cá em portugal vendem este material, já me informei disso. isto é se tivermos a falar do EPS GEOFOAM
  5.  # 65

    Em termos de impermeabilizações a solução que lhe mencionei é eficaz ( se feita correctamente), agora não percebo é o que é que você quer relativamente a isolamento. Esta a falar de isolar termicamente? É que eu sei que o meu pai constrói e faz o sistema que eu falei mas muito bem feito, com telas e coisas assim. Ele fez uma moradia a beira mar onde por baixo da cave existe uma fonte, e ja la vão 12 anos e nem uma humidade a casa tem. Sei é que existe tambem um material tipo pedra que se aplica na base das sapatas e aquilo é exelente, mas caro. Agora quanto a uma solução teria de ver o projecto. Eu sou da area, construo, e mesmo assim eu e varios eng conhecidos perguntam sempre ao meu pai, pois as pessoas como ele são o que se chama de "velhas raposas".
  6.  # 66

    Colocado por: MDantas agora não percebo é o que é que você quer relativamente a isolamento. Esta a falar de isolar termicamente?


    O que eu quero é ter a casa isolada desde as sapatas até à cobertura. Sim estou a falar relativamente a isolar termicamente a casa

    Acho que foi neste tópico, na primeira ou segunda página que coloquei uns videos de uma casa passiva que está a ser construída neste momento nos EUA, e tem este metodo de construção, isto é, casa isolada desde as sapatas para não haver ponte térmica nesses pontos.

    Também fazem a impermeabilização da forma como você disse... Mas além destes passos da impermeabilização fazem o isolamento integral da casa, isto é, desde a laje de chão e sapatas, até a cobertura.

    É certo que uma casa passiva tem de ser vista de um modo diferente e tudo mais, e não é só o isolamento que conta, outros factores entram para tal, mas eu pessoalmente gostaria então de uma solução que se aproxima-se das casas passivas. Isto é, quero uma casa onde o recurso à energia para o aquecimento e arrefecimento da casa fosse reduzido, segundo este meu objectivo como é que as sapatas poderão ser feitas para cumprirem com este objectivo pessoal?
  7.  # 67

    E lá deixaram morrer este tópico!
  8.  # 68

    Pois, ninguém me explica nada.
  9.  # 69

    Dá uma de Trolha e começa a mandar vir com os Engenheiros...
  10.  # 70

    Colocado por: branco.valterDá uma de Trolha

    Se calhar foi esse o problema. Tanto deram uma de trolls que acabaram a afastar os que podiam explicar. Afinal quem é que está disposto a ajudar e acabar a chatear-se?
  11.  # 71

    Mas caro orcamentos, entendo isso, contudo se fosse assim então estaríamos muito mal servidos.

    Quantas vezes é que não acontece isso?, Acho que não se deve generalizar as coisas, e se há gente que saiba, se há gente que perceba, então das duas uma, ou não quer "discutir" este assunto por razões que a mim me escapam (porque conflitos com outras pessoas todos nós temos, e não é por isso que eu deixo de dizer ou explicar coisas que sei a outras pessoas), ou então não lhes interessa dar essa explicação.

    De resto... Tudo bem, este tópico só o criei porque realmente devo ser um DO diferente, e apesar de já me terem dito que não queriam, que não gostavam e não sei que, não é por isso que deixo de comunicar com essas pessoas.... Simplesmente isso.

    Abraço
  12.  # 72

    Colocado por: lfvmagalhaesIsto é, quero uma casa onde o recurso à energia para o aquecimento e arrefecimento da casa fosse reduzido, segundo este meu objectivo como é que as sapatas poderão ser feitas para cumprirem com este objectivo pessoal?


    As sapatas não sei, mas a laje ventilada não é a melhor solução ao nível térmico.
  13.  # 73

    Para quem tiver paciência,

    https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/1039570/1/Dissertacao%20Paula%20Mendes.pdf

    No final faz uma análise económica.
  14.  # 74

    Pois, Obrigado pela partilha.

    Contudo isto é apenas sobre uma parte do tópico: A Impermeabilização.

    Agora e o Isolamento integral das sapatas? Isto é, com cofragem perdida, por exemplo EPS 250 ou EPS 300 ou GEOFOAM ou XPS...
    Era mais sobre esse assunto que estou à procura de informação, já que impermeabilização como no inicio da dissertação diz: "Cada vez mais existe mais cuidado sobre este tema", por existir cada vez mais esse cuidado, já existe também cada vez mais informação sobre produtos, sobre técnicas, etc etc.

    Sobre o isolamento aquilo que sei (pouco) foi através de informação obtida por pesquisas aqui na internet.
  15.  # 75

    Colocado por: lfvmagalhaesAgora e o Isolamento integral das sapatas? Isto é, com cofragem perdida, por exemplo EPS 250 ou EPS 300 ou GEOFOAM ou XPS...

    Isso para mim são pintelhiçes. Isolamento térmico para sapatas!!!!!!
    Concordam com este comentário: marco1
  16.  # 76

    Para mim também é pintelhiçes fazer a barba à lamina, mas a verdade é que elas existem, agora já tem 5 laminas e mais não sei que e etc etc...

    E agora? Quem é que está a ser mais "pintelho"?
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  17.  # 77

    Colocado por: lfvmagalhaesE agora? Quem é que está a ser mais "pintelho"?

    Não pretendia ofender o magalhaes. É apenas a minha opinião. Não entendo como é que alguém se pode preocupar com o isolamento térmico das sapatas. Mesmo a maior parte das pontes térmicas lineares, para mim são completamente desprezáveis.
    Concordam com este comentário: PMMA
  18.  # 78

    Mas mesmo assim, também já li que a terra é um bom "isolante", etc e tudo mais. Mas, e agora vem o mas, e caso o meu raciocínio esteja incorrecto podem me fazer ver o porque de estar incorrecto e se assim for eu sou o primeiro a dar uma bolachada a mim mesmo, ora bem, se imagine, uma determinada habitação tiver 15 cm de isolamento das paredes e telhado, normalmente existe trocas de temperatura onde não haja tanta resistencia térmica, por isso as paredes e o telhado irão ser "dificeis" para atravessar, por isso a unica saída será pela ponte térmica das sapatas certo?

    Eu sei que o "calor sobe" e etc etc, mas estou a pensar a mal?

    Se eu tenho uma habitação isolada com grande resistencia térmica, irá haver "trocas térmicas" nos locais onde não haja resistencia térmica... Assim visto deste ponto de vista não são as sapatas um local bastante fragilizado apesar de estarem debaixo de terra?
  19.  # 79

    Luís Magalhães, poderá não fazer tanto sentido isolar termicamente as sapatas. depende das soluções construtivas que optar.

    como vai fazer a Cobertura?
    como vai fazer a parede exterior?
    como vai fazer o Pavimento?

    estas três componentes têm de se compatibilizar entre elas. poderá sim fazer sentido isolar as fundações, depende de como está a pensar fazer as coisas.
  20.  # 80

    Fernando aquilo que já disse e volto a dizer é: Eu estou à procura de técnicas, materiais, soluções exequíveis de modo a que o meu objectivo seja realizado, e o meu objectivo é ter uma habitação com pouco recurso à energia tanto para aquecimento/arrefecimento. Creio que o meu verdadeiro interesse seria Casa Passiva, mas caso não consiga até porque não é tão fácil como se pensa e ainda para mais estamos em Portugal e quando se diz isolar as sapatas já é um quebra-cabeças, por isso aquilo que eu "traçei" interiormente foi: conseguir uma habitação com pouco recurso à energia.

    Fernando olhe no tópico da condutibilidade térmica vs resistencia térmica vs coeficiente térmico tem lá certas conclusões a que eu já cheguei :). Certas soluções de "paredes" etc etc...

    Para fundamentar mais ainda, tenho um valor que não me sai da cabeça e que estou constantemente com ele presente que é o valor U, por isso o U da "parede" ou do "conjunto da parede" que eu pretendo é U= 0,20, ou menor, sendo que 0,20 está já dentro dessa tal "gama" de habitações com pouco recurso à energia... As casas passivas andam entre 0,10; 0,12; 0,15... Por isso...
 
0.0198 seg. NEW