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  1.  # 1

    Boa tarde,

    Escrevo na esperaça que alguém me possa aconselhar numa situação que tenho com a Cetelem e Credifim, e que já passou por advogados que não me sabem responder a esta situação.
    A situação é a seguinte:

    Em 2008 a minha mãe assinou contrato com a Cetelem para adquirir um carro. Infelizmente, ela faleceu em 2011 e o meu pai continuou a pagar o crédito dela. Não sei que medidas ele tentou tomar a respeito disso, e entretanto o meu pai faleceu também, no final do ano passado. Nessa altura contactei a Cetelem para informar do falecimento e para saber quais eram as minhas opções - somos 3 irmãos, o mais novo é menor de idade, e as mais velhas numa situação financeira pouco estável, portanto preferíamos abdicar do carro para deixar de pagar as altas prestações do carro, se possível. Da Cetelem informaram-nos que teríamos que continuar a pagar, como eramos herdeiros, ou, se devolvêssemos o carro, teríamos que pagar uma multa ao banco, que diziam rondar cerca de 5.000 €. Contactamos um advogado para saber se era de facto assim, e ele disse que sim, pelo que continuamos a pagar. O carro continuou parado durante uns meses (mas nós a pagar), até eu tentar mudar o tomador de seguro na seguradora. Aí informaram que só o poderíamos fazer com aprovação da Cetelem que, depois de novo contacto, nos disse que se tinham enganado, e que afinal nós não tínhamos que assumir o pagamento das prestações, pois o contrato não era connosco, mas apenas com a nossa mãe (teriam que fazer contrato no meu nome para poderem mudar o tomador de seguro). Disseram que nos devolveriam o que tínhamos pago desde o falecimento do meu pai, mas apenas depois de entregarmos o carro. Pedi-lhes uma declaração assinada por eles em como se comprometiam a pagar o que nos deviam assim que entregássemos o carro, mas eles recusaram, dizendo que as coisas não se faziam assim e que bastava ter o documento do transportador a dizer que tinha levantado o carro. Não achei seguro e disse-lhes que ia meter o caso num advogado, e aí eles não tardaram em mandar uma declaração.

    Entretanto um amigo de um amigo de um primo que trabalhava com contratos Cetelem avisou-nos que o contrato era irregular (assinado apenas pela nossa mãe, nem sequer pelo pai) e que nós provavelmente teríamos direito a receber tudo o que se tinha pago desde o falecimento da nossa mãe também. Depois de envolver novo advogado que os contactou a este respeito, dado a informação que nos tinha sido transmitida, já enviaram uma declaração em como se comprometiam a reembolsar as prestações pagas desde o falecimento da nossa mãe, portanto mais de 7.000 €. Entretanto, na OA uma advogada disse que o carro era nosso por herança (apesar de eu não lhe ter sabido dizer se a minha mãe tinha feito seguro associado ao crédito) e que ia ter que pedir apoio judiciário (que não sabia que era uma possibilidade até há altura) e levar o caso a tribunal para obrigar a Cetelem a pagar o que nos devia, caso contrário eles não pagariam. Entretanto a Cetelem continua a enviar cartas a falar de prestações em falta, sempre em nome da minha mãe, e a fazer telefonemas a ameaçar que iam ter que mandar confiscar o carro, por isso era melhor entrega-lo o mais rápido possível. O advogado que nos foi atribuído através do apoio judicial contactou com a Cetelem, que diz que não há seguro, e então ele não quer seguir para tribunal porque diz que não há prova de haver seguro.

    A minha questão é, primeiro, saber se é possível adquirir um carro novo, no valor de 15.000 € sem ter um seguro associado? E parece-me muito estranho que a minha mãe o tivesse adquirido sem seguro, uma vez que em 2007 ela tinha acabado de entrar em remissão de um cancro, e sabia perfeitamente que o cancro podia voltar num período até 5 anos (que foi o que acabou por acontecer, e a causa do falecimento..) - há alguma maneira de saber de facto se realmente há ou não seguro, sem ser através da Cetelem e Credifin (que, fui avisada), podem mentir sobre isso?

    Mas mesmo que de facto o carro não seja nosso e tenhamos que o entregar, não podemos exigir que nos reembolsem o que nos devem antes de entregarmos o carro? Há alguma segurança em contar apenas com uma declaração em que dizem que pagam depois de receberem o carro? E sem correr o risco de que deduzam valores por desvalorização do carro entretanto, ou por acharem que não está em perfeitas condições, ou qq coisa que se lembrem?

    Não será de qualquer modo mais seguro ir pela via do tribunal, ou será que isso só complicaria mais? O comportamento da Cetelem tem sido irregular e desonesto desde o princípio, não confio que não nos vão aldrabar de qualquer maneira possível...

    Muito agradecida pela atenção e qualquer informação que possam fornecer...

    Muito Obrigada.
    Ana
  2.  # 2

    Não tem os extratos bancários das contas da sua mãe? Normalmente os seguros são debitados em conta... Verifique se há movimentos referentes a seguros de vida.

    O normal é haver seguros de vida associados aos créditos mas desconheço se há créditos que dispensem os seguros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aacorre
  3.  # 3

    Muito obrigada, Rui, por responder. Não me tinha ocorrido isso, vou verificar!
  4.  # 4

    Bem, depois de uma consulta ao site da Cetelem, concluo que a subscrição do seguro de vida é facultativo.


    Seguro
    - Pode incluir seguro facultativo de proteção ao crédito com cobertura de desemprego, saúde e vida.


    Verifique se a sua mãe subscreveu analisando os extratos. Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aacorre
  5.  # 5

    Muito obrigada!
  6.  # 6

    Colocado por: aacorreA minha questão é, primeiro, saber se é possível adquirir um carro novo, no valor de 15.000 € sem ter um seguro associado?

    Sim. O seguro é obrigatório mas muitas pessoas não o fazem.

    Colocado por: aacorrehá alguma maneira de saber de facto se realmente há ou não seguro

    Pode consultar o ISP (instituto de seguros de Portugal), e tentar obter a informação. Se não for possível pela pesquisa no link abaixo, tenta através de contacto e-mail.
    Verificar seguro pela matricula

    Colocado por: aacorreO comportamento da Cetelem tem sido irregular e desonesto desde o princípio, não confio que não nos vão aldrabar de qualquer maneira possível...

    Esse é o comportamento normal da Cetelem e outras empresas do género.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aacorre
  7.  # 7

    Muito obrigada, nielsky, vou tentar consultar então o ISP.
    Obrigada pela ajuda.
  8.  # 8

    Colocado por: nielsky
    Sim. O seguro é obrigatório mas muitas pessoas não o fazem.


    Pode consultar o ISP (instituto de seguros de Portugal), e tentar obter a informação. Se não for possível pela pesquisa no link abaixo, tenta através de contacto e-mail.
    Verificar seguro pela matricula


    Esse é o comportamento normal da Cetelem e outras empresas do género.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aacorre


    Boas meu caro, não está a fazer confusão com o seguro automóvel?
  9.  # 9

    Só o quero avisar, que esse tipo de empresas, tem uma forma de conduzir as coisas, digamos um pouco, à margem da lei.
    Ao ameaçar com um advogado, eles logo lhe enviaram a declaração, é uma indicação de como eles funcionam.
    Também já lhe deram a indicação de que não deviam receber o dinheiro após a morte da sua mãe.
    Sobre os advogados, veja bem com quem se mete, porque os maus profissionais há em todo o lado.
    Não confie em ninguém, muito menos em empresas de crédito, e em alguns advogados.

    Só o aconselho, a pedir apoio judiciário, e a ir até ao fim com isto, porque muito provavelmente, vai conseguir reaver o dinheiro pago até à morte da sua mãe, e acredito que o dinheiro lhe deve fazer muito jeito.

    Outra coisa. Só aceite devolver o carro com uma declaração que lhe vão devolver todos os montantes cobrados indevidamente.
    O contrato foi feito com a sua mãe. Qualquer outra coisa dita por eles, é de suspeitar.

    Sobre os seguros, julgo que é obrigatório ter um seguro contra todos os riscos nos primeiros 2 anos quando é comprado a crédito.
    Agora, seguros de vida, não tenho a certeza. Tente ler o contrato da sua mãe, ou peça uma 2ªvia à Cetelem.

    Cumprimentos
  10.  # 10

    Colocado por: aacorrepois o contrato não era connosco, mas apenas com a nossa mãe (teriam que fazer contrato no meu nome para poderem mudar o tomador de seguro)


    E muito cuidado com isto! Não assine nada com eles. Quer-me cá parecer que eles estavam de alguma forma a tentar passar o contrato para seu nome. Nessa altura pouco poderia fazer.
  11.  # 11

    cofidis, cetelem, credifin, credibom GE nao sei das quantas é do pior que há!

    Nao perguntam nada.... nao exigem nada, nao obrigam a nada e em 48h horas o dinheiro fica disponivel na conta....Mas.....depois vem o MAS.


    o problema é quando acontecem destas..... voce sem seguro de vida ( que tenho quase a certeza que nao foi feito, para mais uma pessoa com os problemas de saude como os da sua mae normalmente os seguros de vida quando nao sao recusados, apresentam valores proibitivos).


    Primeiro que tudo o carro está em nome de quem? tem alguma reserva de propriedade no livrete?
  12.  # 12

    Colocado por: Rui A. B.Boas meu caro, não está a fazer confusão com o seguro automóvel?


    Boas,

    A intenção era ter escrito mais detalhadamente, mas como reduzi ao máximo, deixei uma ideia deturpada levando a entender que era apenas seguro automóvel.
    No entanto o ISP não é só para seguro automóvel, é sim o regulamentador do setor dos seguros.
  13.  # 13

    Colocado por: nielsky

    Boas,

    A intenção era ter escrito mais detalhadamente, mas como reduzi ao máximo, deixei uma ideia deturpada levando a entender que era apenas seguro automóvel.
    No entanto o ISP não é só para seguro automóvel, é sim o regulamentador do setor dos seguros.


    Ahhh

    Entendi mal... como falou na matrícula pensei que estivesse a fazer confusão. ;)
    • mog
    • 5 dezembro 2013

     # 14

    A única ajuda que lhe posso dar (e não é muita, eu sei), é que não é obrigatório (ou pelo menos até há pouco tempo atrás não era) subscrever um seguro de protecção ao crédito no caso automóvel. O ideal seria você encontrar o contrato de crédito que a sua mãe assinou e ver o que consta lá a esse respeito.
    Pela minha experiência pessoal, a maioria subscreve, sim, esse seguro, porque na verdade são trocos que se acrescentam à prestação mensal. Aliás, é muito comum o comercial que vende o carro dizer algo do género "esta prestação já inclui um seguro de protecção" e nem sequer diz que o cliente pode abdicar desse seguro e pagar menos 2 ou 3 euros por mês. Agora, pode não ter sido o caso da sua mãe...
    Por outro lado, parece-me lógico que a financeira queira receber o carro antes de devolver qualquer valor, mas de facto nada melhor do que um advogado para a aconselhar (se bem que no seu caso parece que não ajudaram muito).

    Boa sorte.
 
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