Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola pessoal... De momento vivo numa casa alugada, mas porque quero poupar algum dinheiro, vou morar para uma casa que pertence aos meus pais. O problema é que a casa precisa de algumas obras e tem muitas divisões pequenas, algumas sem janela, além de que a rua é muito barulhenta e a casa tem muitas escadas e desníveis.. Acho que com as obras certas consigo contornar alguns desses problemas mas sou uma novata no assunto... Alguém sabe se fica muito caro colocar vidros duplos? E deitar paredes abaixo, posso faze-lo eu ou preciso de um profissional?
  2.  # 2

    A casa é antiga?
    Tem a estrutura em betão armado?

    O preço do vidro duplo inflaciona sempre com o valor do aluminio a colocar, podendo optar também por pvc ou madeira.

    Se a casa for antiga e sem estrutura em betão terá de ter atenção ás paredes mestras que suportam o telhado.

    Para ter luz natural em divisões sem acesso ao exterior poderá optar por umas claraboias que transportam a luz por um tubo reflector. Vou procurar o link e coloco aqui mais tarde.

    Vai precisar de um profissional.
  3.  # 3

    A casa é antiga mas já sofreu um acrescento e remodelações entretanto (há quase 20 anos). A estrutura é em betão e as paredes interiores são em tijolo. Estive a ver o site da velux e os túneis de luz que me falou, mas se destruir umas paredes fico com luz natural na casa toda, além de ficar com divisões mais amplas. Se der opto por essa solução, senão terei que me informar sobre essas clarabóias. Qual será a opção mais económica?
    Ah, e obrigada, Vasco!
  4.  # 4

    Caro origamicris

    Para as janelas recomendo que peça vários orçamentos em PVC e Alumínio, procurando não alterar o desenho das janelas actuais de forma a não alterar a fachada. Deverá dar particular atenção ao vidro a utilizar. Como se trata de uma questão de ruído, recomendo que utilize vidros de espessuras diferentes no interior e exterior, p. ex: (exterior)8mm+16mm caixa de ar+6mm (interior) a diferença de espessura evita que os vidro vibrem na mesma frequência atenuando mais o som.

    Quanto às alterações interiores, neste momento não necessita de comunicar à câmara municipal podendo avançar com a obra. Deverá contratar uma empresa de construção para fazer o trabalho, pois demolir umas paredes em tijolo não é nada fácil, e além disso tem que retirar todo o entulho e levar para vazadouro municipal. Tenha atenção se nas paredes que pensa demolir passam canos ou tubos de electricidade (caixas de plástico, interruptores e tomadas nas paredes são sempre uma certeza de passagem de electricidade).
  5.  # 5

    Caro f_ribeiro, quando diz que não é necessário comunicar à câmara as alterações no interior na casa, se estas alterações consistirem em aumentar ou diminuir o número de divisões constantes na caderneta da casa, não será obrigatório a comunicação e a realização de uma nova planta da casa?
  6.  # 6

    Não entendo o que quer dizer com caderneta da casa. Será caderneta predial?
    Não é necessário comunicar. O Art. 6º do DL 555/99 diz que estão isentas de licença "as obras de alteração no interior de edifícios ou suas fracções, à excepção dos imóveis classificados ou em vias de classificação, que não impliquem modificações na estrutura da estabilidade, das cérceas, da forma das fachadas e da forma dos telhados", ou seja, tudo o que não altere a estrutura do edifício (pilares, lajes e escadas estruturais), a altura das edificações, as fachadas e a forma dos telhados.

    Atenção que o facto de isentar o pedido de licença, a legislação em vigor deverá ser cumprida integralmente, especialmente no que se refere a áreas mínimas de compartimentos, ventilação, instalações sanitárias, etc...
 
0.0108 seg. NEW