Sei que há imensos tópicos relacionados com a minha situação, mas não exactamente a mesma situação, tanto é que procurei soluções, mas não encontrei nada que me ajudasse..´
É desesperante! Eu sei que está muito frio, mas simplesmente a água em minha casa não aquece, fica naquele ponto "morno quase frio" e é impossível tomar banho ou dar banho ao meu bebé nestas condições. Durante os três anos que vivo na minha casa (um andar-moradia no rés-do-chão), até ao dia de ontem, tinha um esquentador que no verão funcionava muito bem, mas que no inverno é sempre a mesma história, água quase fria. Tentei de tudo, aumentava a chama do aparelho ao máximo e reduzia o caudal para o mínimo, nos dois botões que o esquentador tem. O contador de água da minha casa é interior e então fechei um bocadinho a torneira da água do próprio contador para a água entrar com menos pressão, pois era um exagero, cada vez que abria uma torneira até dava um salto e molhava-me toda com o excesso de pressão de água e agora já tenho a pressão considerada normal nas torneiras cá de casa. Fiz isso porque, pela lógica (penso eu e se estiver errada agradeço que me corrijam) a água entrando mais devagar no esquentador, dá-lhe mais tempo para aquecer a água durante a passagem, que é feita mais lentamente... Bem, também não resolveu. Problema de pressão resolvido. Infelizmente, o problema da temperatura da água manteve-se inalterado... Então passei-me, mandei dar uma volta ao esquentador e ontem comprei um cilindro (nada cilíndrico, por acaso é rectangular!) da marca Ariston, modelo Velis de 80 litros. Do melhor que há no mercado e acredito que sim, é marca, comparando com o meu "velho" esquentador Becken (da Worten), que nada tinha de velho pois só tem 3 anos. Bonito, boa marca, moderno, tecnologia de ponta, seguro, etc. Problema: A água já está bem mais quente na cozinha, a 3 passos da localização do equipamento (na marquise), mas no WC o problema persiste! Água morna. Nunca chega a ficar quente, também não quero a "queimar", mesmo assim chega lá apenas morna com a torneira toda virada para o lado quente. Nem com o equipamento a marcar os 80 graus de máximo, simplesmente a água não chega quente ao WC (ele tem um visor que me indica em que temperatura está a água). A casa é pequena (60 m2) e do cilindro ao WC são cerca de 15 passos, uma distância que não acho considerável para estar a ter este problema...
O que me aconselham a fazer mais? Posso reduzir ainda mais a pressão da água para tentar que a água fria tenha menos "força" do que a quente, mas será que resulta?
Agradeço desde já qualquer orientação que me possam dar neste caso.
Pelo simples facto de regular(fechando) uma torneira com o objetivo de reduzir a pressão torna-se num erro, o que se está a fazer é reduzir o caudal mas a pressão mantêm-se embora seja temporizada ou seja a pressão tem a ver com velocidade+caudal se reduz o caudal mais tarde a pressão é sempre constante, neste caso para além da falta de isolamento da tubagem de água quente poderá introduzir na alimentação da água fria do termocumulador um redutor de pressão de 1/2 para então ter menos pressão constante na água quente. Por outro lado existem termocumuladores de alta e baixa pressão e nada me diz que ao adquirir esse termocumulador não seja de alta pressão. Reveja esta situação e dê-nos o seu feedback, estamos aqui para tentar ajudá-la.
Não é normal que uma água aquecida a 80º no termoacumulador chegue quase fria à casa de banho...
Tudo indica que a água é arrefecida na canalização que conduz a água para a casa de banho. Possivelmente a canalização é de tubo galvanizado, embutido em parede extremamente fria, onde, facilmente, se processa transferência de temperaturas ao longo do percurso.
Com o termoacumulador não adianta reduzir a pressão na entrada de água fria, porque nenhum efeito produz na temperatura da água.
Será aconselhável substituir a canalização existente por uma adequada, devidamente isolada.
Colocado por: sizeCom o termoacumulador não adianta reduzir a pressão na entrada de água fria, porque nenhum efeito produz na temperatura da água.
Não! E se for um termocumulador de alta pressão, sabe como funciona interiormente um termocumulador! É a agua fria que empurra a água quente se houver uma pressão muito superior tem tendencia de se misturar rapidamente arrefecendo ligeiramente a agua quente.
Entretanto ocorreu-me uma situação que não é nova para mim!
Não terá havido em tempos nesse wc uma base de duche e que foi transformada?
Não haverá ainda introduzidas na parede 2(duas) torneiras de passagem que entretanto foram desactivadas e ao retirarem os castelos de passagem introduziram tampões mas que existe sempre uma mistura fazendo com que a água quente esteja sempre morna.
É que já detetei por algumas vezes este problema, por vezes fazem obras desistem das torneiras de passagem muito comuns antigamente para fazerem de misturadora não as retirando tamponam simplesmente e acontece estes problema.
Estive a ler os comentários atentamente e vou ser muito sincera: Não sei nada de nada! :)
Costa53, fiz o que me aconselhou, ou seja, voltei a abrir a torneira do contador de água no máximo como estava, voltei a ter o problema de pressão nas torneiras (água a sair de rajada), mas de facto, a verdade é que finalmente a água chega bastante mais quente, o que me leva a concluir que realmente o termoacumulador é de alta pressão, daí funcionar melhor assim! Agora, a minha dúvida é a seguinte: eu pensava que o caudal era a passagem de água propriamente dita e a pressão era a "força" dessa mesma passagem, daí ter reduzido (na altura do esquentador antigo) a torneira do contador. Pensava que ambas as definições estavam intimamente ligadas e não inversamente, ou seja, se aumentasse o caudal a quantidade de passagem de água por segundo era maior (digamos assim) e, como consequência a pressão/força aumentaria também. Julgava que era assim! Logo, daí advém uma dúvida: Como passei a ter finalmente água quente e já que o cilindro parece-me ser de alta pressão, será que ao colocar uma válvula de pressão não voltaria a ter o mesmo problema de temperatura?
Outra coisa que me acontece e eu pensava que só aconteceria com o esquentador (pois ele necessitava de determinada pressão para activar) é que se eu não abro a torneira da cozinha ou outra qualquer na totalidade (são todas misturadoras), ainda que seja completamente virada para o lado quente, a água já só vem fria. Pensava que com cilindro isso não aconteceria, pois se abro só o lado quente deveria vir apenas a água quente e não a fria, independentemente da abertura da torneira e da força que eu escolhesse. Ou seja, vejo-me sempre obrigada a abrir o máximo a torneira e lá levo eu um banho de água, além de que gasto mais água assim!...
Referiu também que provavelmente por causa da força da água fria, ela acaba por misturar-se com a quente, causando o arrefecimento. Mas este modelo de termoacumulador tem um sistema que previne a mistura da água fria com a já quente existente no interior do aparelho, é o chamado sistema Nanomix, pode até ver as especificações técnicas do aparelho, pois consegui encontrar o manual na internet e partilho-o convosco em anexo.
Quanto à outra hipótese que mencionou, das torneiras terem sido desactivadas, referiu-se às torneiras independentes daquelas antigas que não eram misturadoras? A minha sogra mora na casa ao lado da minha, casa gémea à minha e ela ainda tem dessas torneiras na cozinha dela, o que me leva a pensar que possivelmente a minha casa fosse assim também, mas que o dono anterior terá mudado. E onde se situarão esses tampões, se é que existem?
Parece-me que a observação do Size, relativamente à canalização, também seja plausível. A minha sogra trocou a canalização dela há bastantes anos e antigamente era nas paredes e ela decidiu colocar tudo por baixo, no chão. Infelizmente, agora não tenho possibilidades para obras de tal envergadura financeira, isto partindo do princípio que os donos anteriores não terão feito o mesmo que a minha sogra!...
Muito obrigada pelas vossas respostas e pelos vossos esclarecimentos!
A ideia que tenho de cada um dos termoacumuladores de baixa ou de alta pressão é a de se relacionar com a resistência fisica de cada um deles quando ligados à rede de abastecimento de água e do modo como cada um necessita de ser instalado, não existindo grande diferença quanto ao seu fornecimento de água quente quando se abre um chuveiro ou uma torneira.
Ver ilustração dos 2 modelos no ficheiro abaixo:
É muito estranha essa situação de quando abre 1 torneira de água quente, sai quente, mas se abrir 2, passa a sair água fria, o que tecnicamente deveria ser impossível. Algo de anormal se passa na canalização ou nas torneiras misturadoras.
É de admitir a ideia que o membro Costa53 colocou, da possibilidade de existir alguma comunicação entre a canalização de água fria com a canalização da água quente, através do exemplo que explicou.
Poderá fazer o seguinte teste; - Fechar totalmente a torneira de entrada de água fria do termoacumulador e de seguinda abrir todas as torneiras de água quente existentes na habitação. Após sair toda a agua que se encontra na canalização, nenhuma água poderá continuar a sair. Se sair, existirá, então, a tal comunicação, que motivará a mistura indevida das águas.
Nota: Pelo que diz a pressão da rede da sua zona será muito elevada, que poderá reduzir com uma válvula reguladora junto ao contador, mas, os caudais das torneiras também podem ser controlados através das torneiras, não as abrindo demasiado.
Já chamei um picheleiro e chegámos à conclusão de que o defeito são mesmo as torneiras... As da casa de banho mantêm-se as mesmas do dono anterior da casa, mas a da cozinha já fui eu que alterei e a primeira coisa que ele me perguntou foi onde é que eu a tinha comprado. Eu disse que foi no AKI e q tinha custado entre 20 a 25 euros... "Está tudo dito!" - disse ele - "É quase como comprar troneiras dos chineses! As torneiras misturadoras têm um tipo de cerâmica ou vedante que, se for uma torneira da má qualidade desgastam-se logo e, a própria torneira mesmo só estando virada para o lado quente, a água só fica bem quente (mas não ferve) pq a pressão da água quente é maior... Se fechar um pouco a torneira para sair menos água, tendo esse defeito na torneira, a fria tem mais força e é por isso q não está a aquecer... Troque de torneira por uma de boa qualidade e diga-me algo!" E assim foi...