Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Então aquilo que o Anonimo16062021 mostrou é TPO?
  2.  # 42

    Colocado por: lfvmagalhaesEntão aquilo que o Anonimo16062021 mostrou é TPO?


    Colocado por: Anonimo16062021
    http://www.imperalum.com/default.asp?s=117&sparent=80&sroot=79&cm_id=118


    Neste link é um sistema de laminas asfalticas
  3.  # 43

    No link dos videos também me parecem asfalticas.
  4.  # 44

    Já que o fórum é para tirar dúvidas eu estou aqui com uma e não vou estar a fazer 30 perguntas para depois ficar a saber, mais vale ser logo pato.

    Este tipo de "sistema" para cobertura, não sei porquê mas eu fiquei logo pensativo com este tipo de solução por causa dos videos da Karuna House, então é o seguinte:

    1º O betão da cobertura, já com a inclinação pretendida e tudo mais (isto é possível de se fazer?) (é mais fácil fazer doutra forma? a inclinação?);
    2º Pintar toda a cobertura e aquelas platibandas com uma emulsão igual à que se pinta as sapatas;
    3º Colocar uma barreira pára vapor (neste caso de cobertura seria o quê?);
    4º Colocar Isolamento, uma boa camada de isolamento, muito provavelmente dividir em duas camadas, em vez de ser por exemplo 10cm, ser 5 mais 5 e fazer o cruzamento entre elas. Este isolamento pode ser em EPS?
    5º Colocar a TPO;
    6º Colocar godo. (se bem que esta ultima ate poderia ser "suprimida").

    Isto o que eu disse é um "ultraje"? Estou muito errado? Estou parcialmente errado? Estou quase certo?


    PS: caro pc ferreira o TNT é o quê?


    Abraço a todos
  5.  # 45

  6.  # 46

    Laminas é o mesmo que telas certo?
  7.  # 47

    1 técnicamente é preferível fazer o betão tosco e depois fazer a betonilha com os pendentes com o mínimo de 2%.
    2 e 3- essa emulsão serve de primário para as laminas asfalticas ou como barreira para vapor para outros sistemas.
    4 - pode ser também em eps desde que tenha resistência à compressão
    6 - se usar godo deve usar para separar um feltro geotextil em tecido não tecido (tnt) com o mínimo de 300 gr, ou a lamina troba ma.
  8.  # 48

    Então daquela lista de trabalho retira-se o passo 3 que é a colocação da Barreira Para-Vapor uma vez que a emulsão tem esse efeito.

    Caso não use godo pode ficar com o TPO à vista é isso?

    Então resumindo:

    1- Betão tosco
    2- Betonilha com pendente
    3- Emulsão
    4- Duas camadas de isolamento cruzado
    5- TPO (fixado mecanicamente ou com ar quente? ou tem de ser com os dois?)

    Com estes passos a cobertura fica boa? impermeabilizada e tudo mais? É uma boa solução?

    Abraço
  9.  # 49

  10.  # 50

    obrigado pela partilha.

    Uma coisa só, vi uns videos de laminas TPO onde umas se colavam e onde outras não se colavam mas sim fixavam e depois eram fundidas nas bordas. Há diferenças entre uma e outra? Quando é utilizada uma e quando é utilizada outra?


    Abraço
  11.  # 51

    No site da Firestone tem lá muita informação também.

    Será que me consegue dizer então quais as diferenças entre uma e outra lamina de TPO (comentário anterior).


    Abraço
  12.  # 52

    Colocado por: lfvmagalhaes Há disto para coberturas de betão? Pergunto se não é possível impermeabilizar uma cobertura de betão com aquela emulsão preta que se usa para impermeabilizar sapatas e paredes que fiquem abaixo do nível do solo?

    Se essa emulsão não é recomendada, então que tipo de solução existe para obtermos uma cobertura assim como a dessa video, isto é, a impermeabilização sem interrupções e cortes etc etc etc.


    Viva Sr. Magalhães. Aproveito o seu tópico para desejar a todos um bom ano.

    Visto que coloca a questão sobre possibilidades de impermeabilização sem interrupções e cortes, ou seja, sem juntas, gostaria de apresentar um trabalho executado com produtos da ENKE numa construção LSF:
      Cobertura Enkopur.jpg
  13.  # 53

    O produto aplicado é a tela líquida Enkopur e a cobertura será posteriormente ajardinada:

    http://www.enke-werk.de/fileadmin/user_upload/pdf/fremdsprachen/portugiesisch/Enkopur_POR_4-Seiter.pdf
  14.  # 54

    Boas ncarvalho,

    Por estas imagens não se consegue descortinar, mas este tipo de impermeabilização é feito sobre isolamento ou directamente na betonilha da placa por assim dizer?
  15.  # 55



    Como isto de estar a pesquisar umas coisas depois pensa-se logo noutras, surgiu isto. Gostei, achei bastante interessante
    Concordam com este comentário: PatSil
  16.  # 56

    E já agora também há este:

    Concordam com este comentário: PatSil
  17.  # 57

    Já agora outra questão:

    A Firestone tem impermeabilização do género TPO e do género EPDM. Quais as diferenças?
    A Texsa tem em PVC?

    Todas as opções são válidas? umas melhores que outras?

    Isto porque aquilo que todas dizem é que são impermeabilizantes, são permeáveis ao vapor, boa resistência às condições climatéricas e impactos etc etc...
  18.  # 58

    Colocado por: lfvmagalhaesobrigado pela partilha.

    Uma coisa só, vi uns videos de laminas TPO onde umas se colavam e onde outras não se colavam mas sim fixavam e depois eram fundidas nas bordas. Há diferenças entre uma e outra? Quando é utilizada uma e quando é utilizada outra?


    Abraço


    Vamos lá então...

    O TPO é um derivado das lâminas em PVC (sim lâminas são telas), sendo poucas as diferenças em termos comportamentais, e as que são, têm a ver com o processo produtivo. As TPO são mais vulgares nos EUA e as PVC ou PVC-P na Europa.

    Os métodos de aplicação, solto ou fixo mecanicamente, têm mais a ver com o sistema como um todo, não tanto com a durabilidade esperada.
  19.  # 59

    Então quer dizer que cá usa-se mais, por exemplo, produtos da Texsa?

    Texsa Vinitex por exemplo
  20.  # 60

    Colocado por: lfvmagalhaesNo site da Firestone tem lá muita informação também.

    Será que me consegue dizer então quais as diferenças entre uma e outra lamina de TPO (comentário anterior).


    Abraço


    Aqui as diferenças são maiores e mais complexas do ponto de vista do instalador.
    O EPD ´s como uma câmara de ar, mais flexivel mas menos resistente ao punçamento e à tracção. Não há muitos instaladores acreditados para o efeito em Portugal e tanpoco produtores das lâminas, o que faz com que o preço dispare.
 
0.0211 seg. NEW