Numa doação de pais para filho, em que existem + 3 irmãos, qual o valor a considerar para posteriormente "prestar contas" com os outros irmãos?
Colocado por: maria rodriguesLIMOURAO
Boa noite!
Em questões de doação sempre me fez confusão este tipo de perguntas.
Primeiro: que património, ou outros bens materiais é que os pais podem doar a um dos filhos, sem cometerem alguma ilegalidade e sem prejuízo dos outros filhos?
Segundo: quando se faz doação a um dos filhos não é obrigatório o consentimento dos restantes?
Terceiro: quem é que tem de prestar contas a quem? Que contas? Estamos a falar de percentagens? De contrapartidas? Acho a pergunta demasiado vaga.
A minha esperança é a de que os especialistas do fórum, venham em seu auxílio e que nos expliquem. Na verdade estou curiosa e, como sempre, também quero
aprender.Concordam com este comentário:LIMOURAOEstas pessoas agradeceram este comentário:LIMOURAO
Colocado por: Jorge Santos - FaroUm pai só dispõe de 30 % para doar e com esses 30% pode fazer o que entender ... O resto será dividido depois por todos .
Colocado por: LIMOURAONuma doação de pais para filho, em que existem + 3 irmãos, qual o valor a considerar para posteriormente "prestar contas" com os outros irmãos?
Colocado por: maria rodriguesPrimeiro: que património, ou outros bens materiais é que os pais podem doar a um dos filhos, sem cometerem alguma ilegalidade e sem prejuízo dos outros filhos?
Colocado por: maria rodriguesSegundo: quando se faz doação a um dos filhos não é obrigatório o consentimento dos restantes?
Colocado por: FDA quota disponível varia.
Colocado por: EMS Inoxe quando é feita a doação da casa e um dos pais falece e o outro fica com o usufrutuo total da msm?
Colocado por: de jesus mendesEMS Inox, foi preçisamente o que aconteçeu quando a minha mae faleçeu, nao fizemos partilhas, e o meu pai que tinha contruido tudo a força do seus braços
Colocado por: Erga OmnesTanta confusão e informação errada!