Iniciar sessão ou registar-se
    • mmelo
    • 3 fevereiro 2014 editado

     # 1

    Olá a todos

    é a primeira vez que participo no fórum, e faço-o quase em desespero e causa, porque tenho na minha casa um grave problema de salitre que afecta quase todas as paredes interiores e exteriores. trata-se de uma vivenda de dois pisos, construída em 2002, já foi pintada e repintada, os rebocos interiores das zonas afectadas foram removidos e substituídos por uma massa dita apropriada para o efeito, mas o problema voltou a manifestar-se passados dois anos, logo acima do referida aplicação. este problema deve-se á péssima construção efectuada que negligenciou o devido isolamento das fundações. Gosto muito da minha casa e do sitio onde moro, mas tratando-se de uma zona muito húmida, este problema das humidades ascendentes por capilaridade é ainda mais grave. Já ouvi várias empresas e técnicos que se deslocaram para verificar o problema e ficaram de me enviar propostas e orçamentos, mas já passou meio ano e não recebi uma única proposta de orçamento. As pessoas que se deslocaram aqui apresentaram algumas ideias que me pareceram válidas como a infiltração de certas resinas, ou até o corte, remoção e substituição das paredes por forma a colocar o isolamento devido. A casa tem uma área coberta de cerca de 100m2 ( cerca de 14mx8m) e como disse todas as paredes em contacto com o solo apresentam mais ou menos problemas. Como não recebi nenhuma proposta apesar da simpatia das pessoas e das promessas de envio, não sei o que pensar sobre o assunto. Será que não há soluções económicamente viáveis? será tão arriscado que nenhuma empresa se quer comprometer? agradeço muito se houver por aí alguém que tenha experiência na reparação destes problemas e queira partilhar a sua experiência comigo?
  1.  # 2

    olhe tenho um vizinho precisamente com o mesmo problema,
    o caso está em tribunal e espera uma indemnização
    quanto á resolução do problema não sei qual a solução
  2.  # 3

    olhe tenho um vizinho precisamente com o mesmo problema,
    o caso está em tribunal e espera uma indemnização
    quanto á resolução do problema não sei qual a solução


    Pois, eu também já fui a tribunal, foram feitas várias peritagens, a sentença foi a nosso favor, o construtor assumiu inclusivamente pessoalmente a resolução do problema, mas já passaram uns anos e não fez nada, aliás fez, pediu a um pintor de sua confiança que lhe assinou um documento em como tinha recebido mil e poucos euros para tratar do assunto. Deixei por completo de acreditar na justiça....Mas como continuo com o problema que se agrava de ano para ano e como, vão aparecendo novos materiais e técnicas tenho esperança de conseguir recuperar a casa.
  3.  # 4

    Bem, aqui está o cancro das casas... más construções, más impermeabilizações, maus materiais resultam em danos por vezes para sempre.

    A solução... impedir que a humidade por capilaridade atinga os materiais, para isso...as construções devem ser bem construidas, ventiladas, impermeabilizadas, no caso disso já não ser possível, economicamente torna-se complicado resolver a situação, as ditas massas para resolver, só resolvem se toda a parede ou divisão for barrada, o que normalmente encarece a situação...

    O que tenho mais visto para esconder a situação...Montante de 48 com placas de gesso cartonado H, resolver não resolve... mas adia.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmelo
  4.  # 5

    Bom dia,

    Tenho exactamente o mesmo problema, mas apenas num quarto. Era uma questão que gostava de
    vêr resolvida rapidamente, mesmo considerando custos avultados.

    cumps

    Barreira
    • 1976
    • 4 fevereiro 2014

     # 6

    numa casa de família que tinha salitre a solução que resultou foi, nas áreas afectadas, picar até ao tijolo e rebocar novamente.
    onde se fez isso nunca mais apareceu.
    foi obra feita aqui pelo próprio e, no total, com minis e sandes de presunto incluidas, terá custado 10 euros.
    mas cada caso será, potencialmente, um caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmelo
  5.  # 7

    Colocado por: 1976numa casa de família que tinha salitre a solução que resultou foi, nas áreas afectadas, picar até ao tijolo e rebocar novamente.
    onde se fez isso nunca mais apareceu.
    foi obra feita aqui pelo próprio e, no total, com minis e sandes de presunto incluidas, terá custado 10 euros.
    mas cada caso será, potencialmente, um caso.


    Caro 1976 (bom ano esse),

    Relativamente á sua solução, das 2 uma: Ou não era salitre ou então vai voltar a aparecer.
    Na minha casa já fiz o que descreveu, inclusive utilizando a massa da Sika apropriada, coloquei também um dreno em redor da casa (pois não tinha) e durou 2 anos até aparecer. Este inverno tenho outra vez essa chatice.

    Cumps

    Barreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmelo
  6.  # 8

    Boa tarde,
    Olhe a verdade é que ainda não vi nenhuma solução 100% para o salitre e as que existem normalmente passam por argamassas especiais muito caras e tintas permeáveis à base de silicatos.

    A "solução" (está entre aspas porque não é propriamente uma solução...) é o revestimento da parede com gesso cartonado (foi esta inclusivé a "solução" que vi ser utilizada em recuperações de edifícios históricos)

    Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmelo
  7.  # 9

    Sim, a hipótese de esconder o problema internamente com as placas de gesso cartonado e exteriormente com cappoto também foi falada com os técnicos que aqui se deslocaram. a minha dúvida continua a ser as consequências da degradação que continuará a existir no interior. Será possível essa degradação chegar a ponto de colocar em risco a estabilidade da casa, i.e da sua estrutura?
  8.  # 10

    Para o salitre aparecer tem de haver entrada de humidades, por mim a primeira coisa a fazer é anular essa entrada de humidades. E assim que costumo fazer.
    (Termo que designa um dos sais muito prejudiciais às alvenarias e revestimentos, quando se infiltra através de águas de infiltração. O aparecimento de eflorescências de salitre nas paredes é provocado pela cristalização à superfície de sais solúveis que são transportados pela humidade ascensional ou pela humidade de construção quando esta se desloca para o exterior das paredes. Este problema causa frequentemente a completa degradação dos suportes e dos revestimentos que neles tenham sido aplicados.)
  9.  # 11

    Colocado por: mmeloOlá a todos

    Gosto muito da minha casa e do sitio onde moro, mas tratando-se de uma zona muito húmida, este problema das humidades ascendentes por capilaridade é ainda mais grave?


    Pois, os sais presentes na parede são potenciados pela humidade. Antes de mais há que tirar a humidade. E só depois se pode ver algo de concreto. Qualquer intervenção tem de ser efectuada depois de resolver as humidades. Com a parede bem seca, escove e limpe a seco ( não use água!) e ver o que acontece no futuro... Nota: Não adianta qualquer tipo de intervenção sem eliminar as humidades que são o veículo dos sais para a superfície.
  10.  # 12

    Colocado por: mmeloSim, a hipótese de esconder o problema internamente com as placas de gesso cartonado e exteriormente com cappoto também foi falada com os técnicos que aqui se deslocaram. a minha dúvida continua a ser as consequências da degradação que continuará a existir no interior. Será possível essa degradação chegar a ponto de colocar em risco a estabilidade da casa, i.e da sua estrutura?


    O salitre apenas afeta o reboco que serve fins meramente estéticos. A estabilidade não é afetada por esse tipo de humidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmelo
  11.  # 13

    Colocado por: mmelo a minha dúvida continua a ser as consequências da degradação que continuará a existir no interior. Será possível essa degradação chegar a ponto de colocar em risco a estabilidade da casa, i.e da sua estrutura?


    Não afectará a estrutura, mas o salitre continua lá por detrás do pladur, e mais ano menos ano
    chega ao tecto e aí já se vai vêr.

    Já agora solicito a alguém que queira verificar a minha situação para tentar resolver a situação no exterior.

    Obrigado

    Barreira
    • drmj
    • 4 fevereiro 2014

     # 14

    Se já colocou um dreno a volta da casa, ja avançou trabalho.
    Eu isolei um muro com salitre de uma casa minha antiga com pladur, separado da parede por 4cm e ventilado por grelhas, e 3 anos depois não há problemas.
    Aconselho a testar numa divisão da casa e ver.
    A sua casa está ventilada? tem aquecimento?
    Agora este ano, com tanta chuva, humidades não faltam.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  12.  # 15

    Sim, a casa é ventilada e tem aquecimento, nos primeiros anos tive problemas de manchas pretas e fungos que apareciam junto dos pilares e vigas que funcionam como pontes térmicas uma vez que, mais uma vez, não foram correctamente isoladas. mas esse problema resolvi com um bom primário e uma tinta adequada e não voltei a ter problemas. Apesar da tinta ser relativamente elástica o diabo do salitre rebenta com tudo e as paredes ficam terrivelmente feias. Mais uma pergunta. Se optar por colocar as placas de gesso cartonado e por fora o cappoto, devo ou não respeitar alguma distância relativamente à parede existente, i.e existe perigo do salitre se propagar para as placas de gesso? perdoem-me a ignorância relativa ao processo de aplicação.
    • drmj
    • 4 fevereiro 2014

     # 16

    Sim , é fundamental as placas de gesso não estarem em contacto directo com o salitre. em geral , coloca-se a armação de alumínio que segura o pladur, coloca-se cortiça fina nas zonas de contacto pladur/alumínio e alumínio /pladur. O capoto exterior vai isolar a casa e evitar que o vapor de agua da casa humidifique as paredes. O melhor é deixar as paredes respirar: tintas plasticas não são boas no interior.
  13.  # 17

    Eu tenho resolvido com estas placas de 5mm:

    http://www.kerdi-board.schluter.pt/
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    • drmj
    • 4 fevereiro 2014

     # 18

    sim parece bom, mas deve ficar mais carote que o pladur.
  14.  # 19

    Colocado por: mmeloSim, a casa é ventilada e tem aquecimento, nos primeiros anos tive problemas de manchas pretas e fungos que apareciam junto dos pilares e vigas que funcionam como pontes térmicas uma vez que, mais uma vez, não foram correctamente isoladas. mas esse problema resolvi com um bom primário e uma tinta adequada e não voltei a ter problemas. Apesar da tinta ser relativamente elástica o diabo do salitre rebenta com tudo e as paredes ficam terrivelmente feias. Mais uma pergunta. Se optar por colocar as placas de gesso cartonado e por fora o cappoto, devo ou não respeitar alguma distância relativamente à parede existente, i.e existe perigo do salitre se propagar para as placas de gesso? perdoem-me a ignorância relativa ao processo de aplicação.


    É mesmo para esclarecer as dúvidas que este fórum serve:)
    Quanto ao gesso cartonado não se preocupe que o salitre apenas afeta o reboco. O único problema que eventualmente poderia acontecer seria no caso de não ser apenas salitre e existirem mesmo escorrencias de água. Mas penso que no seu caso não tem assim "tanta" humidade pois não?
    De qualquer forma como o drmj avisou deverá sempre ter o cuidado de deixar ventilação entre a parede e o gesso cartonado.

    Quanto ao capotto é uma solução cara. Vai colocar apenas por causa do efeito estético do salitre? (Quanto a este ponto não consigo esclarecê-lo totalmente mas aconselhava a averiguar antes se o salitre/humidades ascendentes não poderão criar problemas com a fixação do capotto a médio/longo prazo).

    Caso pretenda averiguar outras possíveis soluções para o exterior (talvez mais baratas, mas que não melhoram o isolamento termico como o capotto), sei que existem umas argamassas da empresa Fradical. Penso é que depois também terá de utilizar uma tinta especial (permeável).

    espero ter ajudado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmelo
  15.  # 20

    Colocado por: drmjsim parece bom, mas deve ficar mais carote que o pladur.

    Está a comparar uma prancha de surf com um iate?
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
 
0.0222 seg. NEW