Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Fiquei na dúvida se o colega entendeu bem o que o JorgeAlves disse. O que o Jorge disse é que para piso radiante comvém mesmo usar a caldeira de condensação já que 50 graus é muito. e que para radiadores pode usar qualquer uma, sendo que as de condensação são mais caras e rendem 20% mais.

    Caro Ramiro Costa, Não posso afirmar se é o caso, mas infelizmente em Portugal a maior parte dos instaladores seja do que for sabem instalar o básico e pouco mais. Pelo menos algumas das respostas que lhe deram, ficava logo de pé atrás.

    Como não conhece nadadeste assunto confia nos instaladores, o que é normal.
    E digo-lhe mais, se não ler mais nada e instalar essa caldeira proposta possivelmente vai ficar satisfeito. Contudo se quiser realmente algo bom para si, terá de investigar um pouco, e possivelmente será uma caldeira direta, de condensação, e seria importante estudar a potência necessária, ou a casa é mesmo grande e fria ou uma menos potente e barata fazia o mesmo. Quando lhe perguntaram a dimensão dacasa estavam a falar em metros quadrados.
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  2.  # 42

    Colocado por: KYLEMas repare, os técnicos que lhe vendem ou instalam a caldeira não lhe vão pagar a conta do gás :)
    Eu não colocaria, nos dias de hoje, a hipótese de uma caldeira convencional. Mas o melhor é fazer as contas por si. Compare as eficiências. É fácil.


    Muito bem. Perante as explicações dos amigos, naturalmente, irei rever a minha posição. Estava inclinado a "fechar" já amanhã o negócio com esta caldeira da Vulcano Aquastar ACU Plus, mas se me dizem que não vou efetuar a melhor escolha, então... volta tudo à primeira forma! Vou novamente pedir orçamentos, mas agora para uma caldeira "de condensação".

    Possívelmente, os técnicos terão de voltar a ir a minha casa (tiveram dúvidas, pelo telefone, se os tubos de escoamento de ar existentes são suficientes para a tubagem que este tipo de caldeira exige), mas... lá terá que ser. E a despesa irá ser consideravelmente maior, mas aí talvez venha a recuperar no futuro (se eu lá chegar... já não sou novo!).

    Uma última questão: esta nova caldeira de condensação deve ser "de acumulação" ou uma de "águas diretas"? Esta questão é importante. Qual é a opinião dos amigos?
  3.  # 43

    Não gostei do que li na DECO (AQUI) sobre as caldeiras de condensação e, fundamentalmente, a da Vulcano. Parece que não é "grande espingarda"...

    Vou aprofundar as minhas leituras...
  4.  # 44

    Na minha opinião a caldeira de águas direta é mais económica, pois a outra tem um reservatório o que obriga a um maior consumo de gás,
  5.  # 45

    As caldeiras da marca "Roca" são ótimas, pois a minha já tem 13 anos e apenas teve uma pequena reparação que custou 90€. Estou muito satisfeito.
  6.  # 46

    Roca é so dar uma volta pelo forum e ve k existe muitos problemas c essas caldeiras
    Concordam com este comentário: eu, DOGMA
  7.  # 47

    Colocado por: Sergio RodriguesRoca é so dar uma volta pelo forum e ve k existe muitos problemas c essas caldeiras


    O que se aprende numa repartição de finanças...
  8.  # 48

    Va ve la s n queres k as financas t caiam em cima :) ficas sem a blica num apice
  9.  # 49

    Colocado por: Sergio RodriguesVa ve la s n queres k as financas t caiam em cima :) ficas sem a blica num apice


    Não é minha é do renting! Até a camisola é dum cliente!
  10.  # 50

    eu até gosto das Rocas,

    afinal é graças a elas que tenho tido tanto trabalho a substitui-las, LOL.

    PS: ainda só substitui uma que não era Roca, foi uma Riello.
  11.  # 51

    Nao faz mal tenho aki info da policia secreta das financas k andas nas mariscadas sem pedir facturas . Tas segundo linguagem calao das financarg completamente insolvido
  12.  # 52

    Colocado por: cordeiroNa minha opinião a caldeira de águas direta é mais económica, pois a outra tem um reservatório o que obriga a um maior consumo de gás,


    Sim, provavelmente não irei comprar a caldeira de "acumulação" mas sim uma de "águas diretas". Ontem e hoje falei com vários vizinhos, que vivem em moradias semelhantes à minha, e todos me disseram que a caldeira que possuem é uma "nomal", tipo "esquentador". Estava com receio que este tipo de caldeira não desse boa resposta ao aquecimento, mas disseram-me que não, que aquece a casa muito bem.

    Portanto, quanto a esse assunto, estou decidido: comprarei uma caldeira de "águas diretas".

    Quanto à questão de ser (ou não) de "condensação", hoje telefonei a 2 Engºs responsáveis pelas em+presas que vieram a minha casa dar orçamentos e ambos são de opinião de que eu deveria escolher uma caldeira "normal". Disseram-me que eu muito dificilmente iria aproveitar a "eficiência energética" em termos financeiros, pois estas caldeiras custam bastante mais e essa eficiência não iria compensar esse custo. Falaram-me com termos técnicos que eu não sei reproduzir, mas a ideia com que eu fiquei foi esta: as caldeiras de "condensação" conseguem obter alguma poupança, é certo, mas tendo em atenção o que custam, essa ppoupança não compensa o investimento.

    Eu penso que estes técnicos eram os 1º interessados em vender-me este tipo de caldeira (substancialmente mais cara). Portanto, ao não me recomendarem a compra e indicarem-me uma "normal", talvez possam estar a ser honestos e a afirmar o que pensam, independentemente de estarem certos ou errados. A utilização que eu vou fazer da caldeira não é significativa e talvez por isso eles me recomendem a solução menos honerosa.
  13.  # 53

    Colocado por: Ramiro Costatalvez possam estar a ser honestos e a afirmar o que pensam

    ou talvez não,

    afinal não vão ser eles a pagar o gaz que consumir,

    nestas coisas os alemães e de uma forma geral todos os nórdicos são uns burros, então fazem caldeiras que ninguém rentabiliza no consumo?


    tem que ser o tuga a ensinar esses gajos como é que se poupa à seria,

    (ainda bem que assim daqui a uns tempos é mais uma para trocar)
  14.  # 54

    Colocado por: jorgealves
    ou talvez não,

    afinal não vão ser eles a pagar o gaz que consumir,

    nestas coisas os alemães e de uma forma geral todos os nórdicos são uns burros, então fazem caldeiras que ninguém rentabiliza no consumo?

    tem que ser o tuga a ensinar esses gajos como é que se poupa à seria,

    (ainda bem que assim daqui a uns tempos é mais uma para trocar)


    Registo a sua opinião. Contudo, há quem tenha uma visão diferente da sua, amigo jorgealves.

    Por exemplo, no site da DECO (ver AQUI) o assunto foi estudado e a conclusão a que eles chegam é, precisamente, oposta à sua. Então para quem reside aqui em Lisboa, numa análise de custo/benefício, a compra de uma caldeira de condensação é mesmo desaconselhada.

    No meu caso, que procuro reunir toda a informação antes de proceder à compra da nova caldeira, naturalmente que terei de levar em consideração artigos como este da DECO, o qual me parece, alías, bem fundamentado.

    Eu, muito sinceramente, não percebo nada de caldeiras, daí procurar recolher o máximo de informação que me propicie uma decisão acertada.

    Pelo que li, e pela opinião prestada pelos Engºs das empresas da área com quem falei, a caldeira que melhor se adequa às minhas necessidades, mesmo em termos de racionalidade económica, é precisamente a caldeira dita convencional. São os próprios especialista da DECO a aconselhá-lo, como pode ler no artigo.
  15.  # 55

    Colocado por: Ramiro Costanaturalmente que terei de levar em consideração artigos como este da DECO, o qual me parece, alías, bem fundamentado.

    este artigo da deco não deixa também de ser uma opinião, com fundamentos e objectiva mas não deixa de ser uma opinião,

    a poupança de combustível será enquanto durar o equipamento e na analise feita usaram um preço mais baixo e o preço dos combustíveis fosseis vai aumentar e muito nos próximos tempos, o que vai desequilibrar estas contas.
    • KYLE
    • 5 fevereiro 2014

     # 56

    Atenção:

    O artigo da Deco é bom e bem fundamentado. Mas é genérico. Isto é, não tem em conta a área da casa do interessado, bem como a exposição, se é apartamento ou moradia.... E isto pode fazer toda a diferença.
    Para além disso, o artigo é de 2012. Sabemos que agora o preço do gás é mais elevado (com tendência para aumentar) e uma caldeira de condensação não tem uma diferença de preço tão grande como tinha. Como já referi, neste momento a diferença é de cerca de 800€ para a mesma gama/potência. Há que entrar, portanto, com todos estes novos factores. O melhor será ver o histórico das facturas e tentar perceber quanto gasta por ano em gás natural, para fazer uma análise mais real do seu caso específico.
  16.  # 57

    Já agora uma pergunta para os especialistas: qual é a diferença entre uma caldeira de condensação e uma caldeira estanque e qual delas tem melhor rendimento?
    • eu
    • 5 fevereiro 2014 editado

     # 58

    Colocado por: Ramiro Costanuma análise de custo/benefício

    Ui... no que você foi falar...

    Por aqui, há muita gente que defende o "quanto mais caro, melhor" com unhas e dentes;)
  17.  # 59

    Também deve ser das mais usadas por ai.
    Pode explicar as estatísticas a olho. E já agora veja quantos fazer a manutenção prevista...

    Colocado por: Sergio RodriguesRoca é so dar uma volta pelo forum e ve k existe muitos problemas c essas caldeiras
    Concordam com este comentário:eu,DOGMA
  18.  # 60

    Sim realmente falta o preço de aquisição, a manutenção, o serviço, as peças, etc...!!

    Colocado por: DOGMADepois,só falam nos consumos....e o resto???
 
0.0204 seg. NEW