Colocado por: manukBoas,Se não tem rendimentos de trabalho, prediais ou outros, não tem que fazer IRS. Os impostos que tiver de pagar, paga, no país onde reside e faz os descontos.
Como muitos jovens, tive de 'me fazer à vida' no estrangeiro e desde Abril que trabalho em UK.
Quando terminei o curso saí do meu País, que adoro, e ficou a família. Não tenho casa nem dívidas e tenho uma conta DO num banco nacional.
Nunca descontei em Portugal, nunca entreguei IRS e aqui faço todos os descontos obrigatórios.
A minha questão e antecipadamente grato pela ajuda:
Que obrigações tenho perante a AT?
Colocado por: A. MadeiraSe não tem rendimentos de trabalho, prediais ou outros, não tem que fazer IRS. Os impostos que tiver de pagar, paga, no país onde reside e faz os descontos.
Boa sorte, bom trabalho e felicidades.Estas pessoas agradeceram este comentário:manuk
Que obrigações tenho perante a AT?
Colocado por: xanaManuk,
penso que devia alterar a sua morada fiscal para o pais onde reside. Assim de certeza que não terá qualquer problema no futuro. Basta dirigir-se a uma repartição de finanças e informar que já não é residente em Portugal.
Cumprimentos e boa sorte!
XanaEstas pessoas agradeceram este comentário:manuk
Colocado por: El_58Recomendei que não fizesse nada, que é o que a maioria faz.
Você está no estrangeiro e para impostos no local onde obtêm rendimentos.
Se invistir em Portugal, terá de provar à AT, se for chamado a isso, a origem do dinheiro, para não ser acusado de rendimentos não declarados nem de fuga ao imposto. Nessa altura apresentará as suas declarações de IRS do País onde está. E ponto final.
Se alterar a sua residencia fiscal para o estrangeiro, e venha a adquirir cá um apartamento de férias, ou um terreno, por exemplo, essa situação trár-lhe-á mais dificuldades sendo "não residente" que "residente ausente".
Não faça nada, deixe correr, e boa sorte!Estas pessoas agradeceram este comentário:manuk
Colocado por: manuk
Obrigado pela sua ajuda.
A que tipo de problemas se refere? A minha morada fiscal é aqui.
E um dia quando voltar terei de alterar de novo? E se mudar de País?
Colocado por: El_58xana, quantos emigrantes em França, Alemanha, Canadá e USA você conhece ou tem conhecimento? (isto só para citar alguns países)
Desses, quantos se deram como NÃO RESIDENTES em Portugal ? Se calhar nem 0,5 % (meio por-cento)!
A figura de NÃO RESIDENTE para a AT é para ser aplicada a estrangeiros que cá vêm prestar serviços e evitar a dupla tributação cá e no país de origem.
Se não vai ter rendimentos em Portugal, não vai. Ponto. A AT nunca irá perguntar porquê. Irá sim, se fizer registos cá (carros, casas, etc...), e só terá de dizer, se, e quando, eles perguntarem, que é ou foi emigrante, entregando cópias das declarações de impostos desses países.
Colocado por: xana(Como também é verdade que as pessoas dantes vendiam os carros e não mudavam os registos e veja lá o que está a acontecer agora?! Milhares de pessoas a receberem contas do IUC de carros que já não possuem há anos. E agora provar que já não são donos, onde andam os docs etc? Não está a ser nada fácil para muitas pessoas resolver esta situação...)
Colocado por: xana
Diz que a sua morada fiscal é em UK, mas a AT tem esse conhecimento? Se não comunica que saiu do pais as finanças não sabem...
todos os expatriados fazem-no