Colocado por: dfserraMesmo as bombas mais fracas funcionam 12 meses na maior parte do país. Podem não funcionar de noite
Colocado por: system32E neuronios tem?? é que não parece.
Colocado por: Lm_Lm web sites que tentam descaracterizar o magnifico esquentador eléctrico monofásico
Colocado por: Lm_Lmsaibam que não só por toda a Europa as coisas evoluem nesse sentido bem como em muitos países apenas se utiliza energia eléctrica para aquecimento de água.
Colocado por: Lm_Lmsaibam que não só por toda a Europa as coisas evoluem nesse sentido bem como em muitos países apenas se utiliza energia eléctrica para aquecimento de água
Colocado por: Lm_LmAos leitores deste tópico, que não são milionários, porque os milionários tem casas com 3 casas de banho ou mais e sei lá mais o que para aquecer água
Colocado por: lfvmagalhaesIsso da economia da água consegue-se também isso num sistema solar?
Colocado por: dfserraFaltou-lhe falar dos termoacumuladores.
O esquentador elétrico e o acumulador gastam o mesmo a aquecer a água, o acumulador tem perdas térmicas, e o esquentador normalmente exige aumento de potência. Qual é o mais económico, depende de caso para caso, e com bihorário quase sempre o acumulador.
Quanto a bombas de calor não é verdade que em boa parte do país apenas funcionam 8 meses.
Mesmo as bombas mais fracas funcionam 12 meses na maior parte do país. Podem não funcionar de noite, mas funcionam de dia e com um bom depósito dá para a noite. Creio que todas as bombas funcionam a 0 graus.
Colocado por: ramos1999então mas cabe na cabeça de alguem falar de ecologia na poupança de agua de um esquentador eletrico quando se queima carvão e petroleo com força para produzir eletricidade;sabendo que no solar havera desperdicio de agua mas não de letricidade!!!ora vai la se entender estes ecologicos!!
Colocado por: RuiSergio
Você tem a sua opinião e eu respeito, mas eu entre esquentador eléctrico e termo-acumulador para tomar duche não tenho qualquer dúvida em optar pelo esquentador eléctrico.
Não podemos esquecer como já disse anteriormente que com o termo-acumulador vai entrando água fria e com bi-horário com 100L a 65ºC e entrada de água a 15ºC, não vai obter 200L a 40ºC, mas sim talvez uns 150ºC (erá necessário fazer contas para saber o valor mais exato)
Não tenho grande conhecimento em bombas de calor, mas se a minha interpretação está correta de exemplos que já colocaram neste site muitas só funcionam a partir dos 10ºC.
Colocado por: system32Esse quadro está uma salganhada, ainda estou para perceber onde como o arranjou!!
1º Não tem um único painel solar, nem TS nem CF. Cada vez mais baratos e eficientes. E não é necessário ter famílias de mais de 4 pessoas. Obviamente que para famílias mais pequenas devem ser mais pequenos. Existe realmente um problema nas nossas leis que para casas novas que obrigam a colocar painéis para a lotação máxima da casa.
2º O preço da energia está errado (tarifa transitória) nomeadamente o preço sobe em contratos acima de 6.9KWh!!
3º As perdas dos Termo acumuladores facilmente podem ser bem menores pois em bi-horária regula-se o relógio para quando acabar de aquecer o deposito tár na hora de acordar e tomar banho!!
4º Faltam Bombas de calor com eficiências 4 a 5 vezes maiores que os termoacumuladores e perdas semelhantes (solução ideal para muitos apartamentos onde é difícil colocar solar).
5º Os grelhadores monofasicos conseguem aquecer agua que entre a 5º(ou até menos) até 40/45º com 5L/min de caudal??
6º O rendimento dos esquentadores a caudais e temperaturas semelhantes (5L) é bem maior que estar a aquecer 11 ou 13L/m a 60 ou 70º para depois misturar agua fria.
7º A perdas de agua até aquecer dependem muito das distancias mas também do isolamento das tubagens
8º Finalmente a pergunta que NUNCA foi respondida pelos defensores dos grelhadores: UMA CASA com COZINHA, WC com DUCHE, LAVATÓRIO, BIDÉ ou até mesmo 2 ou mais WC's, QUANTOS grelhadores necessitamos?? (para termos as tais poupanças de agua)
E jamais se pode sonhar em abrir duas torneiras ao mesmo tempo.
Colocado por: Lm_Lm
continuo a dizer o mesmo, alias poderia acrescentar que vc necessita de urgente visita ao psiquiatra
tssst tssst tssst
vc com as suas magnificas ideias vem revolucionar as equações dos mais conceituados engenheiros LOL
vc vai ganhar um prémio nobel porque vem comprovar que os fabricantes que vendem aparelhos a gás são todos uns malucos porque vc afirma que eles têm todos os biliões de aparelhos vendidos mal afinados
LOLOLOL
realmente tem CADA CROMO NESTE PAÍS
Colocado por: Lm_LmAos leitores deste tópico, que não são milionários, porque os milionários tem casas com 3 casas de banho ou mais e sei lá mais o que para aquecer água, portanto as pessoas com um elevado grau de civismo, que não pensam só o seu ****, têm desde a muito um aparelho que vos permite economizar diariamente quando da toma do seu duche.
Podem economizar muitos euros anualmente ao utilizar um esquentador eléctrico monofásico, bem como contribuir para uma elevada redução no consumo de água se, utilizarem o tal e magnifico esquentador eléctrico monofásico para tomar o vosso duche, tal como se utiliza pelos mais diversos países espalhados pelo mundo que não fomentam a utilização de gás.
saibam que não só por toda a Europa as coisas evoluem nesse sentido bem como em muitos países apenas se utiliza energia eléctrica para aquecimento de água.
Por aqui garantidamente as coisas estão a mudar, mesmo correndo contra meia dúzia de CARTOLAS COM CANUDO e web sites que tentam descaracterizar o magnifico esquentador eléctrico monofásico
Colocado por: Luis Varela Martins
Esta afirmação é um perfeito disparate.
Colocado por: RuiSergio
Este quadro foi feito por mim pelas características dos equipamentos, explique lá a "salganhada" com factos
As contas para painéis solares não são assim tão simples como as dos restantes equipamentos, mas como para mim é impossível de instalar (como em milhares de instalações) nem me dou ao trabalho de as fazer, não se esqueça que muitos painéis são instalados em cima do telhado e pronto, nem que ele tenha a orientação ou inclinação errada, e é um risco que muitas pessoas que não percebem do assunto correm.
Diga-me então o preço correto?
Já disse o que tinha a dizer sobre isto
Na maioria dos casos desconfigura totalmente uma cozinha? Bombas de calor de 100L? Para mim dispenso
Consegue aquecer de 8ºC para 41ºC que é a parte mais negativa do ano numa das zonas mais frias do pais, tenho 2 colegas meus que dizem que as latas que têm no telhado só funcionam autónomos a partir de Abril/Maio
Se repara os cálculos para o esquentador a gás inteligente foram para 40ºC
É evidente, mas em regra os sistemas solares são os que têm a canalização mais distante até ao ponto de entrega
Já respondi a isto mais do que uma vez
Este tópico está a tornar-se demasiado repetitivo, poucos comentários aparecem de novo que acrescentem valor
Colocado por: system32E neuronios tem?? é que não parece.
Vejamos:
40º é a transição deposito caldeira e a caldeira está no minimo ou seja 40, 40 e poucos graus.
E pode crer que a entrar agua a 20/30º ele funciona na chama minima!! (com alguns momentos à potencia seguinte).
Quanto à caldeira: A RocaVitoria 20/20 arranca com 3L de caudal minimo, tem de origem 7.000 a 20.000 BTU ou seja 2kw a 5,6kw. Como eu converti-a para Butano aproveitei parareduzir a potencia em cerca de 25% >ou seja +-1.5kw a +-4.3kw.
Um bico de fogão varia entre cerca de 1kw e 4kw. Por isso 1.5kw está bem dentro da media dos bicos de fogão domestico.
Cada garrafa de 13 KG butano tem +-175KW de energia ou seja mais de 100 horas de funcionamento na potencia mínima. A 15Min cada banho daria +-400 Banhos.
Se tiver 3 meses sem sol nenhum a 4 banhos diários (o que pode ser menos) x30 dias, daria 360 banhos ou seja uma bilha por ano!!
Como temos sempre períodos em pleno inverno em que os painéis conseguem ser autónomos
Não é difícil chegar aos 2 anos por bilha.
E agora o que diz??
Colocado por: dfserraMas mesmo esquecendo o bihorário, o que seria normal é em casa ter pelo menos uma banca e uma casa de banho, pelo que o lógico é ter 2 esquentadores, e também é lógico por uma questão de comodidade ter potência para poder ligar os 2 ao mesmo tempo, o que pode obrigar a potências elevadas (mais de 10,35), e ainda mais se houver mais de um WC.
O Ruiségio pode não gostar de acumuladores, mas não pode ignorar que são uma solução válida de aquecimento, e na minha opinião, mais económica e prática para a maior parte das situações em comparação com o esquentador eletrico.
Tenho uma questão. No video que andou por aí fiquei com a ideia que o esquentador deve ser desligado quando não está a ser usado, acho que para proteger a resistência. Como costuma fazer em sua casa, sendo que tem o esquentador para duas casas de banho e não apenas para o chuveiro mas também para o lavatório?