Olá amigos tenho um poço no cimo dum pequeno vale e gostava de poder meter um tudo a pescar no fundo do mesmo. Do poço até minha casa são cerca de 400 m sempre a descer. O problema é que no inicio do poço a tubagem de pesca sobe um pouco e no Verão qd o caudal da nascente é menor o tubo ganha ar.
Será que metendo uma válvula de retenção de mola resolveria o problema?
Trata-se de um transporte de água por um sistema sifonado, que quando se esgota a água no poço entra ar na tubagem. certo ?
A válvula da foto não resolverá o problema porque a função dela é o de permitir a entrada de água no sentido do tubo na vertical e nunca no sentido contrário. Por isso quando a água se esgota no poço passa a entrar ar, pela força da sucção da parte descendente da tubagem.
Em cada zona podem chamar um nome ... Isso vende-se até nas boas drogarias !
Mas atenção normalmente essa peça serve para abrir a torneira ao descer a bóia, mas no seu caso tem que a colocar de "patas para o ar" para as descer fechar a torneira em vez de a abrir ... Resta saber se o ar não passa pela valvula.
Era bom arranjar uma com um vedante em borracha .
Bom trabalho !
Ps.
As normais custam aí pelos 12 € + Iva
Mas se vir alguma que vede bem o ar pode ser mais cara .