Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde:

    Ao ler este fórum encontramos muitos casos de senhorios que tiveram problemas vários com inquilinos que não pagaram as rendas devidas e que não libertaram os imóveis andando a navegar nos buracos da lei e na lentidão da justiça.
    Há alguma base de dados de inquilinos devedores que possamos consultar antes de alugar os apartamentos para evitar que essa pessoas andem a enganar senhorios atrás de senhorios sem nunca serem apanhados?

    Se não houver essa base de dados, propunha que se criasse uma lista aqui no fórum com o nome de inquilinos devedores, para tentar avisar outros senhorios honestos acerca destes "profissionais das rendas devidas".

    O que acham?
  2.  # 2

    A ideia era boa, mas não é legal a criação desse tipo de listas. A lei protege os vigaristas.
    Tal como o acesso á lista do Banco de Portugal que só pode ser consultada pelos bancos ou outras instituições financeiras, embora neste caso existam truques ilegais para obter essa informação. No caso dos vigaristas já com processos no tribunal podem ser visualizados por qualquer advogado.
  3.  # 3

    Dos lados de Setubal ja ca poderia por 2 ou 3, infelizmente nao é legal
  4.  # 4

    Criamos uma sociedade secreta de senhorios hehehe...a margem da lei
    ...
  5.  # 5

    lol adiro completamente
    Concordam com este comentário: treker666
    • izmy
    • 13 fevereiro 2014

     # 6

    A ideia não é nada má... :)

    Deixo aqui um link que também vi por aqui, que não é exactamente a mesma coisa, mas já dá para ver se o potencial inquilino já está marcado por dividas

    http://www.citius.mj.pt/Portal/Execucoes/ListaPublicaExecucoes.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa1980
  6.  # 7

    Obrigado pelos comentários.


    E se lhe chamarmos:"Lista de pessoas que gostam de borlas" e cada senhorio puser o primeiro e último nome de inquilinos que gostam de borlas?
    Se houver outra pessoa no fórum que tenha um potencial inquilino com os mesmos nomes, então poderá entrar em contacto com a pessoa que pôs esse nome via mensagem particular e pedir informações adicionais.

    Isso também seria ilegal?

    Para que seja claro, felizmente na minha curta experiência de senhorio nunca tive nenhuma das situações desesperantes que outros senhorios tiveram. No entanto, não estou livre de me acontecer no futuro e quanto mais informações tivermos acerca dos artistas que andam a viver à conta do trabalho e esforço dos outros melhor é para todos.
    • eu
    • 13 fevereiro 2014

     # 8

    Não sei se será ilegal... os bancos têm listas semelhantes...
  7.  # 9

    Deixem-se de ideias... que é para não virem a ter problemas... Antes de arrendar peçam dados contabilísticos (mormente IRS) e fiador. Gastem dinheiro com um advogado aquando da celebração do contrato, digam logo ao inquilino que vão ao advogado fazer o contrato e reconhecer as assinaturas (que afugenta logo uma parte dos meliantes e põe os outros "a pau").

    Cumps
    Concordam com este comentário: Silver Wolf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Madeira
    •  
      FD
    • 13 fevereiro 2014

     # 10

    Colocado por: euNão sei se será ilegal... os bancos têm listas semelhantes...

    Claro que é.
    Só não é ilegal para os bancos, para as seguradoras, para o estado (lista de devedores Segurança Social, IRS, etc.), e demais entidades "idóneas".
    Pode parecer injusto que o coitado do senhorio não possa ter uma lista parecida mas, o senhorio é um, está fragmentado, não tem o poder do faz e acontece do estado ou o lobbying dos bancos e outras entidades.

    É como o estado dar milhões a uma empresa para conseguir postos de trabalho e dificultar a vida de uma microempresa de todas as formas possíveis e imaginárias.
    É uma questão de tamanho.

    E nem falemos da celeuma que daí viria por parte de alguns partidos políticos...
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 13 fevereiro 2014 editado

     # 11

    Colocado por: FDSó não é ilegal para os bancos, para as seguradoras, para o estado (lista de devedores Segurança Social, IRS, etc.), e demais entidades "idóneas".

    Ou seja: o estado é forte com os fracos e fraco com os fortes...
    • fpc
    • 13 fevereiro 2014

     # 12

    Se um ex procurador da república manifesta reservas sobre a criação de uma lista de pedófilos condenados em tribunal, está tudo dito: em Portugal a lei está feita para defender os incumpridores, os vigaristas e os criminosos... As vitimas que se lixem, (desculpem a expressão), que paguem rios de dinheiro a advogados e a tribunais e no fim muitas vezes ficam com o prejuízo por terem sido aldrabadas, vigarizadas, molestadas, etc. mais as despesas grandes por terem pedido justiça. Assim vai o nosso Portugal...
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 13

    Colocado por: Erga OmnesDeixem-se de ideias... que é para não virem a ter problemas... Antes de arrendar peçam dados contabilísticos (mormente IRS) e fiador. Gastem dinheiro com um advogado aquando da celebração do contrato, digam logo ao inquilino que vão ao advogado fazer o contrato e reconhecer as assinaturas (que afugenta logo uma parte dos meliantes e põe os outros "a pau").

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário:A. Madeira


    Erga:
    Obrigado pelo seu comentário, mas é ilegal se eu puser aqui algo assim do género (fictício):
    António Silva-Lx

    E se outra pessoa puser:
    José Ribeiro-Setúbal

    Não estou a ver a ilegalidade disto.
    •  
      FD
    • 13 fevereiro 2014

     # 14

    Colocado por: nheuribeiroNão estou a ver a ilegalidade disto.

    Leia:

    http://www.dgsi.pt/jtrp.nsf/c3fb530030ea1c61802568d9005cd5bb/8aa35e9960585e0f802578fe0055e67e?OpenDocument
    "Exigir o pagamento de uma dívida através de um meio [afixação de “aviso de cobrança”] em que para além de se pretender cobrar a quantia devida se expõe o devedor publicamente numa situação vexatória e de humilhação desnecessárias à boa cobrança da dívida é susceptível de integrar a prática de um crime de Difamação."

    http://www.dgsi.pt/jtrl.nsf/33182fc732316039802565fa00497eec/2f6e7da31388083280257bf60033eee0?OpenDocument
    "5. No tocante ao crédito e ao bom nome, quem afirmar ou difundir, nomeadamente através da afixação em cartaz, dum facto capaz de prejudicar estes dois bens jurídicos, sejam de pessoa singular ou colectiva, responde pelos danos causados, por força do art. 484.º, do mesmo diploma legal.
    6. Não está em causa o direito que qualquer credor tem de exigir o cumprimento das obrigações por banda do devedor. O que aqui está em causa são os meios que as Rés utilizaram para atingir tal desiderato."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nheuribeiro
  9.  # 15

    Recordam-se de ver estampado nas montras de vários estabelecimentos listas com o nome dos devedores? Deixou de se ver..
    Continua a haver caloteiros, mas parece que alguém fez queixa de ver o seu nome exposto,e a moda passou de moda...
    Até no átrio dos prédios não é permitido colocar o nome do(s) do(s) incumpridores. Parece que só pode estar mencionada a fracção.
    Dito isto, não se meta a colocar por aí listas de devedores... pode ser surpreendido pela negativa.
  10.  # 16

    Colocado por: nheuribeiroNão estou a ver a ilegalidade disto.


    Então força com isso...

    Até tenho uma ideia melhor... fazemos assim: cada senhorio paga uma quota de 10€ por ano, com esse dinheiro é contratado um capanga cuja missão é fazer uma marca com um ferro em brasa nas testas de todos os inquilinos que tenham 2 rendas em dívida... O que acha? Assim (desde que a franja não seja muito cumprida) esses bandidos não voltam a enganar mais nenhum senhorio... Já viu? Só vantagens!
  11.  # 17

    boas
    não é permitido porque não é controlável.
    aliás acho que
    o nheuribeiro deve-me duas rendas
    .
    portanto nada de alugueres para ele.
    assim o sistema é falacioso.
    abraço
    • eu
    • 13 fevereiro 2014

     # 18

    Colocado por: Erga Omnescom esse dinheiro é contratado um capanga cuja missão é fazer uma marca com um ferro em brasa nas testas de todos os inquilinos que tenham 2 rendas em dívida...

    Que boa ideia! ;)
    Concordam com este comentário: CMartin
  12.  # 19

    Colocado por: eu
    Que boa ideia! ;)


    ehehehe não digo que muitos não merecessem mas não se pode... é o "custo" de (ainda) viver num Estado de Direito... :)
  13.  # 20

    Assim com estas leis que protejem os vigaristas é que vivemos mais numa républica das bananas do que num Estado de Direito...

    Haver profissionais da burla que alugam 2/3 anos aqui depois vão-se embora sem pagar (só pagam as 2 ou 3 primeiras rendas para conseguir entrar na casa) e vão fazer o mesmo ali a outra casa a outro senhorio e depois passado alguns anos acolá a outro...Isto quando não escavacam as casas também... È isto um Estado de Direito?


    Colocado por: Erga Omnes

    ehehehe não digo que muitos não merecessem mas não se pode... é o "custo" de (ainda) viver num Estado de Direito... :)
    Concordam com este comentário: eu, de jesus mendes
 
0.0191 seg. NEW