Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Pelo que percebi esse tipo de empresas são basicamente só de construção e limitam-se a "desenrascar projectos". O que não percebo é porque é não hão-de ter arquitectos a trabalhar com eles, já que neste momento parece que há muitos por aí à procura de trabalho.

    No caso da Cherie o encarregado disse-me que têm arquitectos e engenheiros que trabalham com eles, e só ajudicam fora o trabalho de electricista e carpinteiro. Uma coisa que achei curioso foi o facto de ele querer o ficheiro do esboço de planta que fiz num programa de CAD. Será um bom sinal na medida em que supostamente não me vão fazer um projecto chapa 5?
    •  
      FD
    • 13 fevereiro 2014

     # 22

    Colocado por: andremsO que não percebo é porque é não hão-de ter arquitectos a trabalhar com eles, já que neste momento parece que há muitos por aí à procura de trabalho.

    Custam dinheiro?
  2.  # 23

    Creio que não adrems...eu pessoalmente quando falo com um cliente além de pedir tudo o que eles tenham podido imaginar, pergunto também, só a titulo de exemplo:

    -rotinas e hábitos na ocupação da casa (por ex, se alguém trabalha até tarde em casa, se essa pessoa gosta de ter um contacto mais directo com pessoas que estejam na sala ou se quando cozinham precisam de estar a tomar conta de miudos, se costumam ou querem ter um espaço de recepção/ festas mais informal ou formal, se este espaço é um espaço adaptavel (tipo sala grande de uso quotidiano) ou independente (tipo salão), etc, etc)

    -orientação solar e paisagem (qual a valorização que dão às vistas, se preferem ter o sol a entrar nos quartos pela manhã ou se preferem ao final do dia). Se preferem ter uma sala mais resguardada orientada para o interior do terreno ou se querem tê-la mais exposta para o exterior; se querem ter espaços exteriores cobertos e associados a que divisões.

    -"estilo arquitectónico" personalizado - ou seja conforme o "gosto" do cliente por uma traça mais contemporanea ou mais "rural", tentar tirar partido dessa escolha e fazer um desenho elegante, sóbrio e harmonioso. (muitas das vezes pequenas falhas como a dimensão e proporção de uma janela ou um tipo de revestimento podem "matar" o desenho de um alçado e arruinar a imagem de uma casa).

    Entre outros...e depois o tempo dedicado ao estudo prévio (na minha opinião a parte mais importante da relação entre arquitecto e cliente) é muito grande, porque é exactamente nesta fase que pela primeira vez o arquitecto "traduz" os desejos do cliente para uma "linguagem" de arquitectura e normalmente estas "traduções" precisam de uma, duas ou três ou mais adaptações posteriores, ou seja, quando mostro a um cliente um 1º estudo prévio (normalmente incluo imagens 3d fotorrealistas com o espaço mobilado para que o cliente tenha uma percepção o mais clara possivel) quero que essa 1ª versão seja só encarada como um documento de inicio de conversa. Algumas coisas o cliente gosta, outras não gosta, e tenho como base o feed-back do cliente refaço o estudo prévio (o numero de vezes que for necessário) de modo a chegar a uma solução que seja conforme os seus gostos.

    Daí para a frente, as questões que se colocam serão sempre de natureza mais técnica e financeira e essas vão se ajustando. Só para ter ideia, à fase de estudo prévio dedico normlmente uma média de 100 a 150 horas, nestas empresas a pressão para ter projectos o mais rapidamente possivel limita muito a própria capacidade dos arquitectos...

    Cumprimentos

    Rafael Fortes
  3.  # 24

    Caro andrems

    Caso ainda esteja a consultar projectistas, enviei-lhe em mensagem privada os meus contactos.

    Cumprimentos
    Rafael Fortes
 
0.0102 seg. NEW