Colocado por: Rafael FortesCaro DSA78
antes de mais os parabens pela casa e paiagem envolvente. Parece idilico. Eu não começaria pelo "telhado" mas sim pelo layout e de que forma isso condicionaria uma ampliação da casa. Sem pensar muito e à primeira vista, eu não ampliaria a casa com um volume encostado à casa original, tentaria ter alguma distancia, eventualmente ligado por uma zona de vestibulo que separasse funções do género casa velha para sala e cozinha, por exemplo, e parte nova para quartos. Quanto aos materiais, eu tentaria utilizar materiais mais tradicionais que "trabalham" sempre melhor juntos com a pedra.
Cumprimentos
Rafael Fortes
Arquitecto
Colocado por: doisarquitectosBoa tarde,
Dou-lhe os parabéns, a casa existente e a envolvente é de uma beleza fantástica, vai criar inveja a muitos utilizadores aqui do forum. Pelo que percebi da sua proposta, o projeto envolve uma ampliação à casa existente considerável, já verificou junto da câmara que pode fazer essa ampliação?, deveria saber disso antes de avançar sequer para a primeira fase.
Quanto ao peso do telhado terá de ter o estudo da estabilidade, no entanto e só pelas fotos, o seu emparelhamento de pedra parece estar em bom estado.
Como me parece que na cave tem um pé-direito muito baixo, o melhor seria baixar ainda mais a cota desse pavimento, aproveitar para fazer uma pequena caixa de ar entre terreno e pavimento e usar esse espaço para drenagem das águas para a zona mais baixa da casa.
Está no entanto com a intenção de substituir todas as madeiras por betão...já considerou manter a madeira? teria algumas vantagens, térmicas, estéticas, até de licenciamento.
Boa sorte
nuno costa
www.doisarquitectos.com
Colocado por: SG_arquitectoBoa tarde DSA78,
Mais uma vez parabéns pela localização do edifício e o seu envolto, não passará despercebido a qualquer arquitecto que se preze.
Deve verificar o PDM da zona, para ver se é possível fazer o aumento. Em princípio deverá ser possível (estou a ser optimista).
Ampliar com qualquer material, é possível, estando bem enquadrado com a pré-existência e dando-lhe continuidade ao traço existente, com um material diferente de pedra, marcando a pré-existência e a nova adição.
Para isolar as paredes tem soluções como a pulverização de poliuretano ou isolamento placa rígida plástica, apesar que, se se conseguisse deixar a parede à vista ficaria mais agradável à vista, se tiver mais de 0,80 m de espessura não precisará de isolamento.
Para o solo, a brita compactada sob isolamento térmico floormate 30mm e por sua vez, sob betão, funciona. Por cima do betão, ficaria o microbetão e então a madeira ou outro material.
Em relação à lage de cimento aligeirada para o 1º piso, em alternativa poderá também fazer uma estrutura em aço para o pavimento do piso de cima e manter o acabamento em madeira, mas a primeira resultará igualmente.
Cumprimentos,
SMG, Arq
www.smgarquitecto.comEstas pessoas agradeceram este comentário:DSA78
Colocado por: EstrumpfIsso é uma casa!!! Tenho um pombal cá no meio de um terreno que é maior que a sua "casa". Isso não tem ponta por onde se lhe pegue, um conselho, deite isso abaixo e utilize os calhaus nos alicerces de uma nova casa digna desse nome.
Colocado por: EstrumpfIsso é uma casa!!! Tenho um pombal cá no meio de um terreno que é maior que a sua "casa". Isso não tem ponta por onde se lhe pegue, um conselho, deite isso abaixo e utilize os calhaus nos alicerces de uma nova casa digna desse nome.