Creio que teria de optar por arcas congeladores "No Frost". Estas tem uma boa eficiência energética (algumas A+++) contudo não é só vantagens, pois o custo de uma arca destas é bastante superior.
Quanto a marcas não sei muito bem, mas todas as marcas de electrodomésticos tem (acho eu).
Comprei uma maquina de secar roupa da Balay que a marca anuncia A+++ e chegou-me a casa com o autocolante de eficiência energética de A++.... fiquei a olhar para aquilo e o senhor disse que era assim mesmo... 😒
A letra de eficiência de um equipamento é importante, contudo o que importa é o consumo em kW/h que por vezes é mais difícil encontrar. Dentro da mesma letra há consumos ligeiramente diferentes, além disso, o tamanho conta. Possivelmente uma arca de 200l a+++ gasta mais do que uma de 100 l a+, pelo que o tamanho deve ser apenas o suficiente para as necessidades.
Defina o tamanho/formato que pretende. se for importante considere também capacidade de congelação e tempo sem energia. Dependendo do local, o ruido pode ser importante.
Quanto a marcas/modelos, não tenho experiência com arcas pelo que não opino.
Acho que está enganado... Pelo menos é o que tenho visto ultimamente...
Arcas e Frigorificos no Frosts, são mais eficientes, mais caros, conseguem atingir a temperatura que pretendida mais rapidamente, entre outras características.
Mas eu também não sou um conhecedor disso. Aquilo que sei é através dos próprios sites dos fabricantes de electrodomésticos
Parece-me q está enganado: o no-frost é conseguido à custa de uma resistência que aquece os elementos do frigorífico para evitar o gelo, e logo a seguir o compressor têm q fazer trabalho extra para eliminar o calor gerado
Advantages/Disadvantages: Obviously this is a lot less work. No planning involved. But how does it do that? Easy - the freezer actually has a HEATER inside it, which comes on twice a day and warms up the air inside the freezer (amazing, huh?) just enough to MELT away the tiny layer of frost that formed since twelve hours ago. This water evaporates and is vented out of the freezer.
BUT, you mentioned energy efficiency - this comes at a tremendous cost, one being the energy it takes, not only to run a heating element (always inefficient and costly) but worse, to run the refrigeration system extra hard to keep the freezer frozen, and make up for the heat from the heating element!
"Now, with the introduction of the NoFrost freezer range, Liebherr has redefined the concept of energy efficiency by securing energy class A+++." Congelador Liebherr.
Não sei... Por isso como não sei, a minha participação, para não levar a utilizadora a ser induzida em erro, fica por aqui neste tópico :)
Mais vale a MartaG fazer o seguinte, vá dar um passeio até uma grande superfície que tenha uma vasta gama de arcas congeladoras e veja qual delas apresenta o consumo anual de energia mais baixo dentro da capacidade que queira :). Anote as referencias e venha para casa pesquisar essas mesmas referencias para saber se existe no mercado sítios que vendam mais baratos, ou então tendo já a noção do que quer proceder a uns "comparativos" :)
Realmente o nofrost tem uma resistência que pode aumentar o consumo, contudo penso que liga apenas de vez em quando, acho que diariamente ou controlada eletronicamente. Contudo O nofrost não é usado em equipamentos de baixa gama, pelo que podemos ter nofrost mais eficiente não por ser uma tecnologia mais eficiente, mas porque é uma gama mais elevada.
é Difícil saber se o nofrost gasta mais ou menos. É certo que tem a resistência e o ventilador, mas também é certo que não acumula gelo, e como é sabido quando um congelador começa a acumular gelo começa a ser menos efeciente. A etiqueta energética é obviamente sem gelo. Além disso, descongelar periodicamente um congelador que não é no frost tem custos.
De todo o modo a questão do nofrost não é o custo energético já que existem nofrost mais eficientes que dos normais e vice versa. A questão é saber se as outras vantagens do nofrost compensam o custo adicional e o menor espaço de congelação, sendo que o menor espaço de congelação é compensado com o facto de não se criar gelo, ou seja, o espaço disponível é sempre o mesmo.
O exercício de estilo apresentado é inconclusivo, só se deslinda com a seguinte solução. Compra uma com e outra sem no frost e depois revende a que for mais gastadora ...
Caro pedromdf, creio que não é necessário tal. O consumo indicado em Kwh/ano é um bom indicador. Não conheço em concreto as regras para a atribuição de etiquetas energéticas, mas acredito que o consumo dos nofrost inclua todo o consumo, incluindo resistências, pelo que o consumo Kwh/ano permite comparar. O único aspeto que creio não ser considerado , é que os que não são nofrost quando começam a acumular gelo irão gastar mais do que o indicado, embora não saiba quanto mais.
Mas como disse, existindo etiquetas energéticas, não faz sentido escolher nofrost ou não por causa do consumo. Quem estiver preocupado com o consumo olha para o kwh/ano e não para se é ou não nofrost