Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: HFRO que é a rufagem ? Se fôr o "arranjo" dos tijolos à volta da chaminé, quere-me parecer que não é o mais bonito, realmente. Mas, pode criar problemas ?

    Em relação ao problema concreto da infiltração, o que pode ser ? É normal ter paredes de tijolo molhadas no sotão ?
    não tem a ver se esta bonito ao não, tenho serias duvidas que essa impermeabilização em cimento á volta da chamine esteja bem, alias acho que o problema das humidades é mesmo por falta de rufagem desse telhado! em baixo um exemplo de uma "rufagem" de uma chamine
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Ivo78
      129.jpg
    • HFR
    • 25 fevereiro 2014 editado

     # 22

    Ok, estou a ver o que é. Eu não tenho isso.

    Existem de facto duas zonas na base da chaminé que estão molhadas no chão : uma do lado da parede que dá com os meus vizinhos e a outra que dá para a frente da casa.

    Mas repare-se, a parede lateral está toda molhada e não tem contacto com a chaminé.

    Não poderá a água entrar na zona onde a telha "casa" com a extremidade do telhado? Refiro-me às telhas que estão fixas ao cimento
  2.  # 23

    Colocado por: HFR

    1. Não poderá a água entrar na zona onde a telha "casa" com a extremidade do telhado? Refiro-me às telhas que estão fixas ao cimento
    tambem pode ser por ai, que deveria tambem ser rufada!!
    • HFR
    • 25 fevereiro 2014 editado

     # 24

    As casas dos meus vizinhos não têm, pelo menos de forma aparente nada de especial nos "cantos" do telhado, onde as telhas "casam" com o cimento.
    Essa forma de construção é sinónimo de infiltração? É que a água não entra pelas telhas seguramente. A placa do sotão está seca nos outros lados, apesar de eu não ter verificado os outros cantos da casa e do sotão, porque só tenho o problema ali.

    Por cima, no telhado, eu não vejo fissuras que pudessem explicar a água a entrar para dentro da parede lateral do sotão. Parece estar impermeavel. Eu sei que o cimento "não é de ferro" e quando a água é muita, ela passa para baixo - basta ver pelas cofragens que tendo atrás um terreno mais elevado, quando chove, a água penetra após uns dias e sai pelos cantos da cofragem ou pelo meio (daí fazer-se parede dupla para escoar as águas por dentro). Ou seja, o cimento não é impermeável.

    Que posso fazer mesmo ? Haverão "telas" que se apliquem ? Eu estou a ver o empreiteiro muito casmurro e a insistir em fechar-me mais a chaminé na zona de saída do fumo, pois acha que a água entra pelo tubo de escoamento do fumo...
    • Ivo78
    • 26 fevereiro 2014

     # 25

    Este inverno passei uma horas dentro de um telhado nos dias de chuva e vento para perceber onde a agua entrava. Se não poder fazer isso simule a chuva com uma mangueira e no interior do telhado tente perceber onde entra agua.
    Já fez o teste a lage que está em frente ao telhado?
    • HFR
    • 26 fevereiro 2014 editado

     # 26

    Eu já pensei nisso, em usar uma mangueira. Porque se começa a vir o bom tempo, tudo seca e nada se descobre.
    O sotão só tem acesso por fora, tem que se tirar umas telhas para entrar. Não há acesso por dentro da casa.

    Neste momento, ainda tenho o teto do quarto naquele canto onde passa a chaminé com humidade e pintinhas de bolor a aparecer todas as semanas, com ou sem chuva O branco da a tinta está mais escuro, molhado, naquele canto e ainda um pouco mais ao lado no tecto, na zona que fica mesmo por baixo da tal parede do teto que dá para a casa dos meus vizinhos. E a tinta da parede e o branco do tecto vão-se danificando, com bolhas,etc, etc.

    Laje em frente ao telhado...não estou a ver concretamente o que seja. A Laje são aquele tijolos fininhos que estão deitados nos cantos, no topo de cada parede e que fazem o "espaçamento" entre as "barras de cimento" do telhado ? Eu não conheço bem os termos técnicos....
    Eu no telhado só tenho esse tijolos fininhos nos cantos, que fazem o espaçamento entre as vigas de cimento e as telhas em cima dessas vigas. Ou seja, se tirar uma telha, entro dentro do sotão.

    Obrigado
    • Ivo78
    • 27 fevereiro 2014

     # 27

    Neste caso podemos dizer terraço em frente ao telhado!
    • HFR
    • 27 fevereiro 2014 editado

     # 28

    Ah, Ok !! Eu tenho de facto um terraço em frente ao telhado. Essa zona está toda "forrada" com uma tinta vermelha aborrachada, que apesar de estar escurecida aqui e ali, aparenta conferir impermeabilidade. Eu pensei que o problema pudesse vir daí, de início, mas descartei essa hipótese quando vi como estava.

    Até porque, a água que pudesse entrar por aí, afectaria-me a zona do tecto do quarto que dá para a varanda. Dificilmente a água andaria "para o lado" o suficiente até chegar à zona do tubo da lareira que passa pelo quarto e ainda ir mais 1 metro para o lado direito no quarto. Estou-me a referir à zona mais à direita na fotografia onde se vê o tecto.

    Ainda assim, numa das fotos, vê-se àgua na placa do sotão, perto da chaminé, na zona mais afastada da tal parede lateral que está molhada. Quando digo parede lateral, digo parede que é o prolongamento da tal parede molhada do sotão e que dá para os meus vizinhos.
    Mas, falando de pátio, é só nesse cantinho que tenho água, o resto está seco. E o pátio está inclinado para um tubo que escorre as aguas para o terreno.
    • Ivo78
    • 27 fevereiro 2014

     # 29

    Pode ter um problema destes. As placas / Lajes em betão são impermeáveis antes de abrir fissuras e por isso pode não aparecer agua na divisão que está por baixo do terraço e aparecer em outro local, como a placa foi furada para passar a chaminé a agua pode passar por ai. Se o isolamento não tiver bom a agua passa para a betunilha (argamassa muito porosa) onde acumula muita agua e vai passando entre os outros materiais porosos como tijolo e argamassas.
    Isto é uma entre muitas hipóteses já vi agua entrar em sítios que não lembra a ninguém.
      Forum casa.png
  3.  # 30

    Será que não tem uma telha partida ? ou levantada.

    Já verificou na zona do telhado?
    • HFR
    • 28 fevereiro 2014

     # 31

    Bom dia,
    Não vi telhas partidas, sinceramente. Posso voltar a verificar as que estão "coladas" ao cimento, na lateral onde me queixo que a água escorre.

    Obrigado pelo desenho. Esto convencido que a água possa vir das juntas entre chaminé e telhas, o que justifica ver água imediatamente abaixo no tecto do meu quarto. Ou, não só, mas também, das telhas coladas ao cimento, na lateral. É que não vejo outra explicação para ver os tijolhos molhados nessa parede e precisamente nesse "enfiamento" que ela surge no meu quarto.

    Para o lado oposto a essa parede, ou seja, afastando-me da chaminé... não vejo nada de errado.
    • HFR
    • 28 fevereiro 2014

     # 32

    Agora... soluções?

    Tenho que convencer o empreiteiro a "isolar-me" a chaminé e toda a zona da minha casa que "cola" com a casa dos meus vizinhos. Assim, de certeza que a água não entra mais para dentro do sotão, até porque, não aceito que me digam que é normal quando chove muito.

    Posso estar errado, mas não pode nunca ser normal.
  4.  # 33

    vou ser chatinho so mais uma vez, esse telhado devia ser rufado!
    • HFR
    • 2 março 2014

     # 34

    OK. Tenho que convencer o construtor a faze-lo.
    Sugerem então algo semelhante ao da chaminé da fotografia acima, certo?
    E então, o que fazer na extremidade lateral do telhado? É que tenho essa parede molhada no sotão. Têm alguma fotografia exemplificativo? Estou com um pressentimento que, como envolve custos... Isto vá dar em nada e tenha que ser eu a faze-lo.
    • HFR
    • 5 março 2014

     # 35

    Bom dia,

    Alguém me pode ajudar, dizendo que posso fazer na extremidade lateral do telhado? É que tenho essa parede de tijolo molhada, como se vê nas fotos, e essa parte poderá nada ter a ver com a rufagem da chaminé. Aliás.. não deve mesmo estar relacionado, pois a água cai para baixo e não para o lado, ou para cima..

    Rufar a chaminé eu já vi, mas rufar o telhado, como ?

    Eu vou falar sobre a rufagem da chaminé, mas preciso de ter ideias para essa lateral que me está a dar problemas. Por favor, ajudem !!!

    Muito obrigado
  5.  # 36

    quem lhe for rufar a chamine certamente lhe dará opinião sobre como rufar as laterais!
    • HFR
    • 5 março 2014

     # 37

    OK... tenho que falar com o empreiteiro.
    • HFR
    • 6 maio 2014 editado

     # 38

    Boas tardes,

    Parece-me que o empreiteiro reconheceu juntamente com quem me vendeu a casa (proprietário da obra), que de facto havia muita agua nas paredes do sotão que entrará pelas telhas do canto da casa, conforme se vê.

    A solução proposta é aplicar uma tela e por cima uma "tinta aborrachada" em quantidade abundante em toda a linha de costura onde as telhas casam com o cimento e também à volta da chaminé. Dizem ser melhor que aplicar telas de alcatrão, ou algo assim.

    Que acham ?
  6.  # 39

    eu mantenho a minha opinião!!!
    • HFR
    • 12 maio 2014

     # 40

    Mas sabes, quando falei em rufagem, ninguém disse "sim" ou "não". Se calhar nem sabiam o que significava ?

    O isolamento, tapando a zona onde possivelmente a água entra e obrigando-a a ir para cima de telha normal nao resolve ? Isto ficaria colado à casa do lado (Que curiosamente tem essa tela e tinta aborrachada), passaria por cima do canto (de cimento) da minha e da zona onde a telha "casa" com esse canto. Terminaria em cima da 2º telha a contar desse canto.
    São vários os telhados aqui nestas casas que no canto têm essa aplicação de tela + tinta aborrachada.

    Será assim tão má solução ? Eu não os posso "obrigar" a fazer diferente. Espero que não dê asneira.
 
0.0201 seg. NEW