Olá a todos! Bem, sou nova por aqui a comentar embora costume dar uma espreitadela quando tenho dúvidas. Não encontrei o que queria desta vez...espero que alguém me possa ajudar! Então é o seguinte... estou a terminar a construção da minha moradia que está num terreno de 4 hectares. Tal como a casa dos meus familiares, que também está lá construída, não tenho muros em volta da casa nem vai ter. Entretanto já foi feito pelo construtor o "muro técnico" como já li algures por aqui a chamar (que é o muro onde vai levar os contadores certo?). Logo ao pé da minha, está a outra casa (dos meus familiares), e mesmo juntinho a ela tem um poste de electricidade. Agora é que vem aqui a grande questão, foi-nos dito pelo construtor e electricista (depois de ter construído o muro...) que está nas novas leis que esse tal muro técnico tem de ficar na extrema do terreno. Segundo eles, no que refere à parte das telecomunicações não temos qualquer outra hipótese senão colocar na extrema do terreno. Em relação à electricidade ainda se "estão a informar" se é possível ficar mais perto da casa visto que temos lá um poste ao pé... Ora...da minha casa até à extrema do terreno vão aí uns 50 metros...e isso é muita fruta! venham lá metros de cabos... Alguém me sabe dizer se tem de ser realmente assim?
Espero que me tenha explicado bem e que haja por aí alguém que esteja entendido no assunto!
Obrigado a todos e agradeço desde já qualquer ajudinha!
Olá marco1, agradeço a sua resposta! mas o que acontece...é que não tenho qualquer rua pública junto ao terreno... ou seja o terreno está junto de outros terrenos em que as estradas de acesso são apenas caminhos que os próprios moradores fizeram. bem longe é que está a estrada de alcatrão. Sem nada em redor, pois só temos terrenos e pinheiros...e nada mais. (esqueci-me de dizer que o local é isolado, alentejo)
olhe cadinha, o que legalmente está estipulado é isso que eu lhe disse, seja caminho seja estrada de pedras etc... portanto no seu caso o que tem a fazer é tratar disso directamente com a camara.
esteja descansado ao valor dos cabos, pois sempre os irá pagar ao electricista. e se for através da edp paga bem mais. portanto é colocar o muro na extremidade e levar o cabo até casa.
ab
Estas pessoas agradeceram este comentário: Cadinha
Olá Cadinha, já que tem de construir , seja pilarete, pilar técnico, muro técnico seja o que for, sugiro-lhe que pense em construir uma "sala técnica" que não é mais que uma arrecadação com uma cobertura e uma porta. Virado para o caminho ou estrada seja também o que for, construa viseiras tanto para a eletricidade, águas e outras entidades que achar convenientes para assim facilitar as contagens e leituras das várias empresas que lhe irão fornecer serviços. A fazer o que atrás foi dito faça-lo na sua extrema. Poderá parecer um exagero mas irá constatar daqui por mais um tempo que foi bem empregue o investimento, até para valorização da sua propriedade. J. filipe
Estas pessoas agradeceram este comentário: Cadinha
ola visto que tem um poste da electricidade ao pe da casa coloque la as caixas do contador da luz, lá sempre fica mais em conta a baixada da edp e a sua,(desde que esse poste tenha ramal certo) nao presisa obrigatoriamente colocar as caixas na extrema.
Olá a todos! Agradeço as respostas! Bem...este assunto já está resolvido e afinal não teve complicação nenhuma. Pregaram-me um susto quando me disseram que tinha de ficar na extrema...mas afinal o técnico da EDP foi lá ao monte e o nosso muro está muito bem onde está! Ao pé da casa.Junto do muro vai levar um poste e depois é aérea até à casa. Agora vai mais uma questão...então e as telecomunicações? Isso pode ficar nesse muro também? Já me disseram que de acordo com o projecto que nos fizeram...lá está a extrema outra vez a vir à baila...!O técnico da EDP disse que não tem a ver com o assunto, mas que não tem lógica um muro ficar ali e ter de se fazer outro lááááá ao fundo. Já sei que a fibra óptica é MESMO obrigatório e que não dá para fugir disso...