Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Tenho uma casa centenária em obras de restauro e neste momento estão a ser terminados os trabalhos de electricidade. Os roços abertos no interior e exterior para as cablagens eléctricas e da nova canalização já começaram a ser fechados pelo pedreiro, nomeadamente e para já no R/C. Este aplicou argamassa de cimento, puro e duro, nos roços que foram abertos e cuja profundidade obrigou até a partir uns cms de pedra.

    Como sei que as argamassas originais de reboco das paredes são de cal, não sei se é boa ideia a argamassa de cimento. Por um lado é algo muito resistente mas por outro tenho receio que faça surgir mais facilmente o salitre ou que fissure nas ligações entre as diferentes argamassas das paredes.

    O que acham?

    Deixo uma foto para exemplificar a "obra":
      P1010730.jpg
  2.  # 2

    Aproveito para colocar uma foto de roços ainda não fechados. Aí são vem visíveis a constituição das paredes e as argamassas originais.

    Precisava de uma opinião sobre isto que é muito urgente.

    Obrigado
      P1010724.jpg
  3.  # 3

    Qual o material de revestimento que vai ser aplicado nessas paredes para garntir uma perfeita regularização entre o existente e os enchimentos agora feitos?
  4.  # 4

    a diera produz rebocos prontos compatíveis com esses materiais, é o que vou utilizar na minha casa.
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilvaQual o material de revestimento que vai ser aplicado nessas paredes para garntir uma perfeita regularização entre o existente e os enchimentos agora feitos?


    Está-se a referir aos enchimentos agora aplicados em cimento e areia? Creio que o pedreiro falou em estanhado.
  6.  # 6

    Colocado por: PASAa diera produz rebocos prontos compatíveis com esses materiais, é o que vou utilizar na minha casa.


    Não conhecia, vou analisar. É material de boa qualidade?

    Também me falaram que a Cimpor tinha argamassas próprias para este efeito.
  7.  # 7

    Não estava-me a referir se essas paredes agora vão levar um acabamento final em toda a sua extensão ou se esse estranhado a que se refere vai ser só mesmo nas zonas dos "remendos"
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilvaNão estava-me a referir se essas paredes agora vão levar um acabamento final em toda a sua extensão ou se esse estranhado a que se refere vai ser só mesmo nas zonas dos "remendos"


    Creio que o estanhado só será aplicado nas partes dos remendos.
  9.  # 9

    Colocado por: Paulomelo70

    Creio que o estanhado só será aplicado nas partes dos remendos.


    Vai rachar tudo!
    Mesmo com argamassas especiais muitas vezes acaba por fissuras nas emendas.
    Concordam com este comentário: j cardoso, ze79
  10.  # 10

    Tem disponibilidade orçamental para revestir todas as paredes que foram objecto de intervenção com placas de gesso laminado?
    Com essa solução resolvia o problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaTem disponibilidade orçamental para revestir todas as paredes que foram objecto de intervenção com placas de gesso laminado?
    Com essa solução resolvia o problema.


    Disponibilidade orçamental? Tenho de perguntar ao Victor Gaspar...

    O problema das placas de gesso é que não poderiam ser aplicadas directamente nas paredes por causa de eventuais humidades e iriam reduzir o volume do espaço.
    Pensei em mandar aplicar umas da Megaplan (acho que é isto) com cerca de 5 mm e resistentes às humidades. Acho que estas podem ser aplicadas directamente nas paredes com humidades. Não sei é o preço.

    A minha questão com a argamassa de cimento também tem a ver com a questão da co-existência entre argamassas de rigidez diferente e capacidade de capilaridade das humidades. Isto não é importante para o caso?
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilva

    Vai rachar tudo!
    Mesmo com argamassas especiais muitas vezes acaba por fissuras nas emendas.
    Concordam com este comentário:j cardoso,ze79


    Então e se o estanhado levasse uma rede de fibra de vidro?
  13.  # 13

    Colocado por: Paulomelo70

    Então e se o estanhado levasse uma rede de fibra de vidro?


    Pode resultar mas vai ter que intervir numa área maior para poder fazer um remate onde não seja preceptivel a transição. a nivel de custos não sei se sairá mais barato que revestir a parede toda.
  14.  # 14

    Falei à pouco com o pedreiro novamente sobre a questão das argamassas. Ele disse-me que tinha falado com estucadores amigos e que, pela experiência deles em paredes de alvenaria e possíveis humidades e salitre, o melhor procedimento era rebocar com cimento os roços abertos e depois barrar toda a parede por inteiro. Ele também disse que antes de aplicar o cimento aplicou uma resina de nome Sikalatex para agarrar melhor o cimento na pedra e prevenir salitres.

    Acham bem?
  15.  # 15

    VI no site da Cimpor estes produtos:

    http://www.cimpor-portugal.pt/produtos_artigo.aspx?lang=pt&id_object=51&id_gama=11

    http://www.cimpor-portugal.pt/produtos_artigo.aspx?lang=pt&id_object=1226&id_gama=11

    PArecem interessantes mas depois do que o pedreiro me disse e que refiro no comentário acima, já não sei se serão uma boa solução.
  16.  # 16

    Li nos documentos do Centro Histórico que eles aconselham a aplicação de argamassas pobre nos rebocos das paredes de alvenaria de pedra. Inclusive, eles recomendam a remoção de tudo o que seja cimento e que já tenha sido aplicado no passado.

    Ou seja, que solução hei-de adotar?
    - Deixo a coisa como está e o pedreiro aplica no que ainda falta tapar da maneira que já fez (sikaflex aplicado na pedra dos roços abertos+ argamassa de cimento e areia nos roços e barramento em toda a parede)?
    - Digo-lhe para remover tudo e rebocar de novo com uma de duas soluções
    a) argamassas pré-prontas da Cimpor ou outra
    b) argamassa "pobre" de cimento+cal+areia feita na obra
  17.  # 17

    Bom dia, sugeria reabilita rj 35 ou a reabilita ra 05 da secil argamassas, cumprimentos
  18.  # 18

    Boa noite,

    Aproveito para desenterrar este tópico para colocar uma questão. Que argamassa se deve colocar para tapar os roços em paredes de tijolo? O pedreiro disse-me que o ideal seria a platra mas para além de nunca ter ouvido falar nela não faço ideia se será o ideal ou se existe algo mais apropriado.

    Cumprimentos
  19.  # 19

    Colocado por: conradosBoa noite,

    Aproveito para desenterrar este tópico para colocar uma questão. Que argamassa se deve colocar para tapar os roços em paredes de tijolo? O pedreiro disse-me que o ideal seria a platra mas para além de nunca ter ouvido falar nela não faço ideia se será o ideal ou se existe algo mais apropriado.

    Cumprimentos


    Não sou um especialista mas deduzindo que os tijolos de que fala foram assentes com cimento, será cimento que deve utilizar para fechar os roços.
 
0.0130 seg. NEW