Colocado por: jorgealvesAcho um erro colocar mono split's, e se calhar nem o condominio autoriza.
Colocado por: IR
... desvantagens (segundo percebi, uma delas era que não podia ter todos os A/C ligados em simultâneo ou que não podia tê-los em temperaturas/modos diferentes - assumo que possa ter entendido mal esta parte, pois a explicação não me foi dada directamente a mim).
Colocado por rfcm_85
Em primeiro lugar o facto de nem poder ligar em simultâneo nem poder ter temperaturas diferentes, não corresponde à verdade.
A única coisa que não pode fazer é ter duas máquinas que estejam ligadas à mesma unidade exterior a funcionar com modos de funcionamento diferentes.
Colocado por rfcm_85
Em relação ao multi ser mais caro em relação ao individual, falando em equipamentos equivalentes (mesma marca e modelo), com um dimensionamento adequado, o multi-split poderá ficar mais "em conta" em termos de investimento e bem mais económico em termos de consumo de energia.
Colocado por rfcm_85
Em relação à temperatura ambiente no comando, esse modelo não possui, e o modo Sleep as máquinas Mitsubishi não vêm equipadas com esta função.
Colocado por: IRPortanto não posso ter um A/C em modo Fan e outro em Cool
Colocado por: IROu um a aquecer e outro a arrefecer?
Colocado por: IREntão e como é que a pessoa faz para saber a temperatura e poder ajustar?
Colocado por: jorgealves...
os comandos com termómetro dão lugar a erros de leituras pois depende do cuidado com a localização do mesmo, basta estar exposto ao sol para ler uma temperatura diferente do ambiente e induzir em erro o utilizador,
esta função era muito comum aqui há uns anos e foi praticamente abandonada por todos os fabricantes de renome.
Colocado por: dfserra
Quanto à sala, se tiver de usar uma unidade muito potente, usar duas pode ter interesse, nomeadamente pelo ruido. Contudo, dependente de muitos fatores, uma unidade de 15000 btu pode ser suficiente, eu tenho uma de 12 para uma sala de 40.
Colocado por: rfcm_85
Em relação ao multi ser mais caro em relação ao individual, falando em equipamentos equivalentes (mesma marca e modelo), com um dimensionamento adequado, o multi-split poderá ficar mais "em conta" em termos de investimento e bem mais económico em termos de consumo de energia.
Colocado por: dfserraQuanto a se é mais caro ou barato o multisplit tudo depende de caso para caso. Para as mesmas unidades interiores algumas marcas apresentam 2 ou 3 unidades exteriores com preços diferentes. As unidades interiores também contam, já que passar de uma interior de 25 para 35 é menos caro em multisplit do que em mono. Mas a ideia que tenho é que no geral para gamas iguais o preço anda ela por ela. O que também acontece é que por exemplo a Mitsubishi e a daikin tem uma gama mais barata em nomo que não pode ser usada em multi. Neste caso o mono é mais barato, mas são gamas diferentes.Estas pessoas agradeceram este comentário:IR
Colocado por: jorgealvesUm multi split e sempre melhor maquina que diversos mono split's.
Colocado por: dfserraQuanto à minha unidade de 12 mil. Antes de mais, contextualizando, local Porto, paredes sem isolamento , caixilharia dupla. Sem aquecimento a sala anda pelos 17 graus, em dias piores baixa dos 16.Sala de 40m2 e tenho as portas abertas para climatizar também corredor. Costumo ter temperatura real cerca de 20, mas este ano em dezembro coloquei temperatura de 21, numa altura em que o ar ficou ligado 24 horas. Atingiu 21 sem dificuldade.
Colocado por: dfserraAs unidades interiores também contam, já que passar de uma interior de 25 para 35 é menos caro em multisplit do que em mono. Mas a ideia que tenho é que no geral para gamas iguais o preço anda ela por ela.
Colocado por: pc ferreiraE já que vai fazer um investimento desses não era melhor uma bomba de calor com convectores?