Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Adoro o Vosso site e neste momento gostaria que me ajudassem no que for possível. Tentarei ser breve!
    Vi uma casa para arrendar com a senhoria e um casal mediador de imobiliária (trabalham por conta própria). Na mesma noite, e para garantir o valor especial da renda por ser para mim (cof cof...), pediram-me para sinalizar o arrendamento com o valor da caução (400€), e assinei então um papel de Reserva de imóvel para proposta de arrendamento, modelo previamente preparado e com os espaços dos dados a preencher em branco. Antes disso tudo, expus as minhas dúvidas, e deixei explicito que: queria uma resposta da senhoria até esta 6ª que passou, e a mudança pra esta semana que vem. À minha frente ligaram à senhoria e expuseram as minhas "exigências", ao que me pareceu ter sido entendido. Na mesma noite enviei por mail os meus recibos de vencimento, IRS e recibos e IRS dos meus fiadores, tal como me pediram. dois dias depois, como não obtive qualquer resposta nem por telemóvel nem email, liguei para os senhores, que me disseram que já estava tudo encaminhado para a senhoria, q ela já tinha visto os valores por alto e que de certeza que me iria dar o sim. Ao que perguntei, se ela já tinha visto isso tudo, o que é que estava a impedir de assinar o contrato de arrendamento e dar-me as chaves. Disseram-me que era uma pessoa que precisava de algum tempo, porque era a primeira vez que ia alugar um apartamento (algo que NUNCA me foi dito no dia em que visitei o imóvel), e que era muito metódica e não convinha pressionar muito, e bla bla bla. Reforcei que tínhamos falados de prazos e que a resposta teria de me ser dada até 6ª. Como nada me foi dito, no sábado telefonei novamente a pedir esclarecimentos, então que a senhora tinha ido ao banco saber sabe-se lá de quê, mas que não me interessa minimamente, mas que era quase certo de que me iria dar o sim, e que reuniríamos todos na 2ª ou 3ª pra falar então do contrato.
    A minha questão é a seguinte: isto já não me inspira confiança NENHUMA, e a menos que a senhora se justifique para esta demora toda, e se comprometa em dar-me as chaves dia 1 ou 2 como eu pedi, não quero seguir com isto prá frente. Por tudo o que apresentei aqui, nomeadamente não cumprimento de prazos e falta de comunicação por parte dos mediadores para comigo, e dado que a reserva foi feita para os mediadores e não para a proprietária, tenho direito à devolução da reserva que efetuei?
    Isto é apenas um resumo, as pessoas a quem conto isto acham surreal, tanta complicação...
    Agradeço as vossas respostas, desde já!
  2.  # 2

    não existe a figura de "reserva de arrendamento", isso é uma invenção das imobiliárias para receberem logo algum,

    só devia ter entregue algum valor no âmbito do contrato de arrendamento se o mesmo fosse aceite pelo senhorio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maryann
  3.  # 3

    Obrigada desde já pela sua resposta.
    Ou seja, é um espécie de "pressão" para não desistirmos, é isso?
    No final do documento vêm duas cláusulas, que passo a citar:
    na 1ª, se a senhoria não aceitar a minha proposta, tem de me devolver a quantia;
    na 2ª diz o seguinte para mim: "A desistência por parte do proponente do arrendamento, por causa que lhe seja imputável, ficará sujeita à perda da quantia anteriormente entregue, como forma de penalização, pela reserva da casa pelo período decorrido".

    Que causas são as consideradas "imputáveis"? Eu neste momento, só pela falta comunicação do processo e pela demora toda, que não era suposto, acho que já tinha motivos suficientes! O que me aconselha?
  4.  # 4

    Depende o que dizem as outras cláusulas:
    se por exemplo, tiver umas cláusulas que digam mais ou menos:
    -A confirnação do arrendamento por parte do senhorio terá que ser feita até XXXX
    -A entrega das chaves do imóvel ao arrendatário terá que ser feita até YYYY
    - O não cumprimento destas datas dará ao promitente arrendatário o direito de poder reclamar a devolução do sinal dado e o cancelamento do acordo

    Bem, a linguagem pode não ser esta porque não sou advogado, mas se tiver algo nestes termos, está safa. Se não tiver, prepare-se para os tipos começarem a dar desculpas e não lhe devolver o dinheiro ou então não cuprirem com os prazos.

    O que também pode tentar exigir é o contacto do senhorio para confirmar a história deles. Se eles recusarem, você pode argumentar que eles já têm o dinheiro de qq maneira, por isso não têm nada a perder...
    • tnjp
    • 28 abril 2014

     # 5

    não existe a figura de "reserva de arrendamento", isso é uma invenção das imobiliárias para receberem logo algum,

    só devia ter entregue algum valor no âmbito do contrato de arrendamento se o mesmo fosse aceite pelo senhorio.


    Isto é o mais importante!
    • size
    • 28 abril 2014

     # 6

    Colocado por: Maryann

    Que causas são as consideradas "imputáveis"? Eu neste momento, só pela falta comunicação do processo e pela demora toda, que não era suposto, acho que já tinha motivos suficientes! O que me aconselha?



    Se na declaração que foi assinada não ficaram estipulados prazos, ficou desprotegida para agora justificar, validamente, a sua desistência em tão curto espaço de tempo.

    Aconselho em tentar, por todos os meios, entrar em contacto directo com a proprietária da habitação, pois pode existir manobra da imobiliária.
    •  
      FD
    • 28 abril 2014

     # 7

    Está tudo dito pelos anteriores comentários.
    Pressione o mais que puder.
    Pode nem ser nada de mais mas, só consegue resposta com pressão constante.
  5.  # 8

    tnjp

    Signfica então que apesar de no contrato não estarem estipulados os prazos que foram acordados verbalmente, posso-me sempre servir disso?

    Aos restantes, agradeço desde já as vossas opiniões. Pelo que li no fórum, noutros tópicos, se essa "reserva" for feita em nome da imobiliária, neste caso, dos representantes (creio que serão free-lancers), esse valor fica sem efeito, correto?
    E em concreto, o que se tem passado, é a indecisão por parte da senhoria. Comunicou a esses senhores, que foram quem lhe vendeu a casa há 6 ou 7 anos, e no meu entender (visto que não voltei a ter contacto com o proprietário) não esperava que eu visse e quisesse logo o imóvel, e enquanto eu estou com pressa, e deixei isso mais do que explícito, a senhoria não me parece ter a mesma "pressa" que eu. A resposta teria de me ter sido dada até 6ª feira, e apara além de não ter sido, se não fosse eu a entrar em contacto com os representantes no sábado, até hoje não tinha feedback absolutamente nenhum. Não estou a desconfiar de ninguém, até porque foram pessoas recomendadas pelo meu melhor amigo, mas até ao momento o único interesse que tiveram foi em que eu sinalizasse a casa, o tempo que poderá a levar até à concretização do contrato parece não lhes interessar minimamente. Apesar de não ter ficado registado no tal papel que assinámos (eu e o intermediário), foi conversado verbalmente, e explícito diversas vezes.
    •  
      FD
    • 28 abril 2014

     # 9

    Colocado por: Maryannmas até ao momento o único interesse que tiveram foi em que eu sinalizasse a casa, o tempo que poderá a levar até à concretização do contrato parece não lhes interessar minimamente

    É mesmo esse o objectivo: prender o cliente/comprador.

    Faça assim: diga-lhes que precisa de uma resposta urgente porque tem que sair da casa até ao final do mês.
    Se quiserem demorar a dar resposta, que demorem mas, face à indecisão, precisa do sinal de volta.
    Se estiverem de boa fé, dão-lhe o dinheiro de volta ou resolvem o assunto num piscar de olhos, se não estiverem de boa fé...
  6.  # 10

    Bem, tente é sacar o dinheiro e siga em frente. Se a senhoria está a "pensar" o que não falta para aí são casas para arrendar...
  7.  # 11

    Já pensou que a pressa que demonstra pode ser a causa
    de tantos cuidados?
    Por parte da propriatária claro.
    • tnjp
    • 28 abril 2014

     # 12

    Signfica então que apesar de no contrato não estarem estipulados os prazos que foram acordados verbalmente, posso-me sempre servir disso?


    Não sei dizer! Pelo que explica, será dificil exigir o valor pago de volta!

    Aos restantes, agradeço desde já as vossas opiniões. Pelo que li no fórum, noutros tópicos, se essa "reserva" for feita em nome da imobiliária, neste caso, dos representantes (creio que serão free-lancers), esse valor fica sem efeito, correto?


    Já lhe foi explicado anteriormente! Essa reserva foi uma invenção para que as imobiliárias conseguissem sacar mais algum. Qual a lógica de reservar um arrendamento? Se o cliente está interessado no imovel, está interessado e ponto final. Avança logo para o arrendamento, qual a lógica da reserva?
    E depois há o "promenor" se existirem milhares de imóveis para arrendar!

    Não estou a desconfiar de ninguém...

    Eu começava a desconfiar! Ainda para mais numa situação em que o senhorio está indeciso se quer arrendar ou não, pedirem-lhe um valor de reserva... O senhorio até se calhar não tem culpa nenhuma, encontraram pelo caminho alguém que está a tentar ganhar dos dois lados.
  8.  # 13

    Mas não é suposto uma pessoa, quando põe a casa para alugar, ter tudo tratado caso os visitantes resolvam logo ficar com o imóvel?Para além de que ficou falado no momento, e foi-nos dito imediatamente que sim, que me daria a resposta depois de analisar os nossos documentos até 6ªfeira que passou (não aconteceu), e a mudança no início desta semana, nomeadamente entre hoje e amanhã (obviamente que também não irá acontecer). Para além de que a entrada e a primeira renda seriam dadas dia 1. Se a senhoria não comunicou isso aos representantes, ou se os representantes não me transmitiram isso pra não perderem a minha reserva, sou eu a prejudicada? Se lhe apetecer demorar um mês a tratar do que quer que tenho de comer e calar? Para se calhar à última a senhora decidir que afinal não me quer alugar a casa? Fico a ver navios este tempo todo? No fim de semana tive uma série de telefonemas de outras coisas que tinha pedido para ver e que, para além de tratar com o próprio, seria de entrada imediata dia 1! E nem sequer as pude ir ver porque estou "presa" a esta casa. Que tem tudo aquilo de que gosto, mas não é única!
    Eu não pressionei nada, paguei o que me disseram pra pagar (e pelos vistos nem tinha de pagar o valor total de uma renda, mas fi-lo sem problemas), enviei a documentação toda nessa mesma noite (3ªfeira) e não me voltaram a dizer rigorosamente NADA! Não fosse eu a telefonar no sábado nem sabia destas indecisões ou o que qur que seja por parte da senhoria...
    • tnjp
    • 28 abril 2014

     # 14

    De certeza que existiram mais pessoas a ver a casa!
    O que eles pensam é o seguinte: "Esta já está segura, vamos aguardar para ver se aparece mais alguém que pague mais."

    Da próxima já sabe, nada de reservas! Só entra com dinheiro na assinatura do contrato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maryann
    •  
      FD
    • 28 abril 2014 editado

     # 15

    Colocado por: Maryannsou eu a prejudicada?

    Veio cá ao fórum antes ou depois de assinar a reserva?
    Pois... não leve a mal mas, é problema comum. :)

    Aqui no fórum sempre se disse que as reservas são de evitar, sempre.
    Quando em tempos me pediram uma reserva, eu simplesmente disse que não me sentia à vontade e acabou ali o assunto.
    Arrendei a casa na mesma e ninguém me passou à frente.
    Até se pode fazer uma reserva mas, sempre com condições para os dois lados, não só para um lado!

    As pessoas têm que se informar antes e não depois.
    Faça como lhe disse, insista!
  9.  # 16

    Colocado por: FDAté se pode fazer uma reserva mas,

    ....mas, pelo menos entregue o dinheiro ao dono da casa e NUNCA a intermediários.

    O dono da casa pode arrendar a casa a quem quiser, pois não a reservou para ninguém.
  10.  # 17

    Veio cá ao fórum antes ou depois de assinar a reserva?

    Pois, só depois!:s Já leio o vosso fórum há alguns anos sobre outro tipo de dúvidas e gosto bastante do "acolhimento", mas neste caso realmente nem pensei duas vezes. N casais de amigos meus têm-no feito sempre com reserva, e pensei que fosse procedimento normal. Live to learn, é o que dizem, não é verdade?
    Vou agora "bater à porta" dos senhores a pedir a reunião para hoje, para perceberem que não ando aqui a brincar, nem eles hão de brincar com o meu dinheiro.
 
0.0190 seg. NEW