(...) e quero manter a conduta do lixo (...)
Colocado por: maria rodriguesColocado por: INESAZEVE
Já aqui foi sugerido que, para ajudar na limpeza de ferrugem (pelo utilizador rafaelisidro, em »coisas da terra« post #223) usar vinagre e água, em partes iguais. Qualquer vinagre de supermercado, serve. A peça deve mergulhar integralmente na mistura e aí permanecer durante algum tempo. Calçando luvas adequadas deve esfregar-se frequentemente (como se faz com os espalhadores do fogão), com um bom esfregão de palha d'aço (compra-se avulso ou em embalagens pequenas), bem ensaboado com sabão azul e branco e persistir, com paciência. Depois de ficar a gosto, deixar secar bem e quanto a pinturas... é esperar, aqui, pelos entendidos deste fórum! Também dá para ir pesquisando na Net, algumas dicas, em Blogues e afins, que possam tratar de »bricolagem«! Um aparte: eu não trocaria essa portinhola por nenhum substituto! Por mim tentaria, a todo o custo, recuperá-la. Assim como a torneira, os azulejos e a pia de esgoto. Se e quando me meter nessas andanças, já tenho guardadas algumas dessas peças (excepto os azulejos), que considero uma "preciosidade". Bem sei que é difícil conservar os azulejos, por causa das canalizações, obviamente!Concordam com este comentário:INESAZEVE
Maria Rodrigues foi pena se soubesse tinha guardado os azulejos para si. Houve bastantes que se salvaram.
Mas se quiser o tanque esteja à vontade (aquilo é um peso gigante)!
Colocado por: INESAZEVEVou tentar ver se consigo arranjar um balde que caiba a portinhola para a colocar no vinagre! Depois conto! Obrigada pela ajuda!!
Colocado por: Jorge Santos - Farobem , começo por dois pontos cruciais , solução barata ecologica Vs Tempo , o amigo Jorge já experimentou limpar qualquer tipo de peça com vinagre , eu garanto-lhe que a peça fica nova mesmo nova , sem ferrugem , é uma solução aos acidos perigosos e já é utilizado em industria , quem diria ... o problema é o tempo ... poderá levar horas , minutos ou dias dependendo do grau de ferrugem ... experimente e diga qualquer coisa , a mistura é feita não em partes iguais mas mais agua que vinagre , pode colocar 5l de agua e 1l de vinagre ou mesmo mais um pouco de vinagre ...isso só acelera o processo . mas experimente e antes de dizer que não resulta mais uma vez vai ficar surpreendido ... eu restauro peças ...renovo-as e digo fica como jacto de areia ou de gravilha , conforme a sua experiencia melhor ficará o resultado , mas experimente e depois diga alguma coisa . é uma solução que leva o seu tempo é certo mas quando não se tem pressa custa 60 centimos e é feito em casa .
Deixe-se disso, não perca tempo ! o vinagre apenas tira o calcario das torneira cromadas sem a danificar!
Se quiser decapar em casa meta de molho com ácido colorido ou muriatico ... Isso é que come a ferrugem ! Cuidado numa meta agua no ácido pois explode !
Mas o melhor mesmo é levar a peça a uma empresa que tenha jacto de areia ou de granalha de aço ... >Em 5 minutos isso fica como novo e sem gorduras que lhe lixem a pintura !
Colocado por: rafaelisidoromas experimente e antes de dizer que não resulta mais uma vez vai ficar surpreendido .
Colocado por: rafaelisidoroo caso da porta até eu recomendaria uma limpeza a jacto de areia por ela estar com tinta assim aproveita e faz tudo de uma vez , não é pela ferrugem mas sim pela tinta .
Colocado por: rafaelisidoroesta catrabulha em ferrugem dura não faz nada
Colocado por: rafaelisidoroarranca as camadas mais antigas aquelas crostas feias e tudo ferro duro com 1cm de ferrugem de 40 anos
Colocado por: Jorge Santos - Faro
Não faz nada ? arranca a tinta na boa ou não ? Limpa a ferrugem só se for superficial ...(Tenho mais fortes, pois essa da foto é para amadores) Um rascador ajuda a remover as crostas de ferrugem ou tinta mais resistentes, (Também faço ás vezes reparações mas precisava de 50 litros de vinagre :- / )
Nas renovações que faço o meu maior problema é a humidade que entra dentro do ferro fundido ou mesmo no aço e mesmo depois de eu julgar estar bem seco ... (Semanas) a tinta cospe toda ! No verão já é mais fácil secar !
Ok , acredito ! Mas vou testar para ter uma noção de tempo !
Colocado por: rafaelisidoroeu já tinha reparado nisto sem ferrugem e basta aplicar a pistola de calor ,
Colocado por: Jorge Santos - FaroNão terá a ver com o proprio esmalte ou primario que está a utilizar ?
Pois, eu já fiz isso mas mesmo assim descolou tudo ... São pelas em fundição com mais de 100 kilos não é fácil aquecer com a pistola ... Voçê vai gozar, mas eu até já sequei com um bom maçarico a mesmo assim cuspio a tinta !
Agora, só no verão é que me meto a fazer restauros desses . Mas vou testar o vinagre ... Tenho umas portas que dão muito trabalho e retirar a ferrugem. Com ácido é maia rápido pois é como fazem nas fabricas, mas com vinagre tem mais piada e não me lixa tudo o que é ferro em volta com os vapores do ácido !
Colocado por: rafaelisidoroNão terá a ver com o proprio esmalte ou primario que está a utilizar ?
Colocado por: Jorge Santos - Farotive á procura de soluções por curiosidade e não arranjei nada mas percebi o porquê , as tintas de alta temperatura não precisam de primario , o problema é que tem de estar em alta temperatura constante ... a paragem por certos periodos e o seu arrefecimento fragilizam os seus argumentos como tinta ... sendo uma das causas de erosão ... estes 900 graus é que partam a loiça toda , se fosse 300 350 tinha solução .
Não dá para colocar primário pois a tinta tem que ser tinta para 900 º .
As que estão ferrugentas já quase nem têm tinta pois a tinta para calor é sempre muito fina !
Tudo se resolvem quando houver tempo .
Colocado por: Jorge Santos - FaroSe quiser decapar em casa meta de molho com ácido colorido ...!O ácido é *clorídrido*.
Colocado por: Jorge Santos - Faro... ou muriatico ...!O muriático é ácido clorídrico diluído.
Colocado por: Luis K. W.O ácido é *clorídrido*.
Colocado por: Luis K. W.E, na forma líquida, costuma ser "pouco colorido" (é incolor).
Colocado por: Luis K. W.O muriático é ácido clorídrico diluído.