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  1.  # 1

    O lugar onde moro, foi sacudido esta semana por uma sobrecarga eléctrica, provocada por trabalhos nas linhas, feitos por uma empresa contratada pela EDP. Em todas as casas houve muitos prejuízos, houve até quem ficasse de uma só vez sem nenhum eletrodomestico, porque á hora que aconteceu havia já televisões ligadas, fogões, maquinas de lavar, computadores, motores de portões....
    São mais de 100 casas com prejuízos e agora quem vai pagar???
    A EDP diz que a responsável é a empresa contratada. Essa empresa apesar de já ter mandado a algumas casas, alguém para verificar os estragos, diz que vai demorar a pagar, mas o que me parece é que está a ganhar tempo, para sair do mapa e depois ..
    Já fomos quase todos á EDP fazer participações, mas alguns só por não terem os contratos em nome de quem habita a casa, já a EDP não quis aceitar as reclamações. A EDP tudo está a fazer para arranjar pretextos para não se responsabilizar. Outros acabaram por enviar cartas registadas para a EDP com as reclamações.
    Agradeço ajuda, a quem já tenha passado por uma situação semelhante, se acabou por receber ou não os prejuízos e o que teve de fazer.
    Rosalia
  2.  # 2

    1º se foi por avaria da EDP, deverá ser efectuada reclamação ESCRITA numa qualquer loja da EDP ou enviar por correio registado, para a EDP accionar um seguro que tem por força de lei, para estes casos.

    2º só poderá fazer a reclamação a pessoa em nome da qual esta feito o contrato de fornecimento de energia eléctrica.

    3º a companhia de seguros demora sempre muito a pagar, mas paga, não podem é avançar com reparações sem vistoria previa do perito de seguros e em casos urgentes (por ex: frigoríficos ou outros equipamentos INDISPENSÁVEIS) devem pedir factura DESCRIMINADA e com a indicação EXPRESSA do motivo da avaria, e obvio guardar as mesmas para pedir a devolução dos custos suportados.

    infelizmente é bastante frequente estes problemas,
    espero que corra tudo pelo melhor,
    atentamente
    Jorge Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Luis K. W., Rosalia, lmcscarpediem
  3.  # 3

    A EDP é a responsável ultima, ainda que a causa seja devida a um mau procedimento de um seu utilizador. Ou seja, a EDP tem que ter a rede protegida para o caso de sobre tensões provocadas por avarias ou acidentes. A EDP pode depois processar ou multar o autor da sobretensão.

    Na minha rua um dos vizinhos deitou abaixo um pinheiro, que foi cair em cima dos cabos de abastecimento da EDP. Todas as casas com sistema trifásico tiveram electrodomésticos queimados, e a EDP pagou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rosalia
  4.  # 4

    boa noite
    como foi dito
    a EDP é a responsalvel, pois é a estes que nós cidadãos pagamos a factura agora o contrato que esta tem com empresas contratadas é tambem da sua inteira responsabilidade, o que devemos fazer é reclamar por escrito com aviso de repcção, reclamar á seguradora para que os danos sejam vistoriados pedir aos representantes dos electodomesticos o seu parecer para que possam descrever porque razão foi danificado, e depois se estes Edp nao resolverem rapido ha que mandar reparar pagar e esperar que a companhia pague o que pode demorar, é o País que temos
    Espero que sejam rapidos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rosalia
  5.  # 5

    Colocado por: semogboa noite
    como foi dito
    a EDP é a responsalvel, pois é a estes que nós cidadãos pagamos a factura agora o contrato que esta tem com empresas contratadas é tambem da sua inteira responsabilidade, o que devemos fazer é reclamar por escrito com aviso de repcção, reclamar á seguradora para que os danos sejam vistoriados pedir aos representantes dos electodomesticos o seu parecer para que possam descrever porque razão foi danificado, e depois se estes Edp nao resolverem rapido ha que mandar reparar pagar e esperar que a companhia pague o que pode demorar, é o País que temos
    Espero que sejam rapidos

    Que seguradora?
  6.  # 6

    Colocado por: Paramontea EDP tem que ter a rede protegida para o caso de sobre tensões provocadas por avarias ou acidentes.

    Eu não percebo nada disto, mas parece-me que a rede pertence à REN. Quanto ao resto digo nada.
  7.  # 7

    A REN tem a seu cargo a rede eléctrica nacional de ALTA TENSÃO E MUITO ALTA TENSÃO o que não tem nada a ver com estes casos da responsabilidade do distribuidor de baixa tensão domestica,
    Jorge Alves
    •  
      FD
    • 26 novembro 2010

     # 8

    Não se esqueça da existência do Provedor do Cliente da edp: http://provedordocliente.edp.pt/
  8.  # 9

    Bom dia. Devido a uma interrupção~so e reposição de energia por parte da EDP numa zona uns amigos ficaram com alguns aparelhos - termostatos queimados. A queixa foi feita para a EDP e estes dizem, que não são responsáveis pois "os equipamentos eléctricos são feitos para suportar estas situações". Dizem para se quiserem recorrer à ERSE. O facto é que os aparelhos estão queimados. Que poderei fazer?
  9.  # 10

    Colocado por: FatimaO facto é que os aparelhos estão queimados. Que poderei fazer?

    se forem somente termostatos que estam dentro de alguns aparelhos e sem mais anomalias nas casas circundantes, creio que não pode fazer nada além de tentar e ressalvo tentar accionar o seguro do imóvel se o tiver,

    junto da EDP não vai conseguir nada.
  10.  # 11

    São termostatos do sistema de aquecimento. Porque estes aparelhos não são contemplados? Fiz uma reclamação à ERSE. vamos ver...
  11.  # 12

    Colocado por: FatimaPorque estes aparelhos não são contemplados?

    digamos de uma forma muito simplista:

    não acha estranho que somente tenha avariado estes elementos????

    Fiz uma reclamação à ERSE

    com os elementos anteriores disponibilizados acho que esta a perder tempo, isso não tem qualquer fundamento.
 
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