Colocado por: jmingatostudo na mesma peça
Colocado por: jmingatosQueria controlar: iluminação, estores, piso radiante nas divisões e depois uma consola que controle o sistema de rega, portão eléctrico e uma camera no portão.
Obrigado!
Colocado por: Mac
Para centralizar o controlo de tudo isso julgo que só mesmo um microcontrolador
http://www.arduino.cc/
Colocado por: Mac
Para centralizar o controlo de tudo isso julgo que só mesmo um microcontrolador
http://www.arduino.cc/
Colocado por: jmingatoso que queria era um termostato com o visorzinho digital que tivesse botões para regular a temperatura da divisão da casa e outros para a iluminação, tudo na mesma peça. Basicamente era um interruptor normal mas com o visor da temperatura. Eu já vi uns assim numa casa mas estou com dificuldade em encontrar. Alguém tem conhecimento de algo do género?
Colocado por: Costa53
Veja aqui neste fornecedor é em Coimbra
Se estiver interessado fale com o Sr. Alcides Antunes
http://www.eiceluft.com/index.php?option=com_content&view=article&id=9&Itemid=14
Colocado por: ceac
Isso é típico de quem nunca fez algo deste género num microcontrolador...
Comecemos pelo facto de não haver garantia de nada. Você sabe o que está feito... mas quando dá problemas não é fácil de resolver. Será que no final de um dia de 10 horas de trabalho e 1 de viagem, você quer chegar a casa e tentar perceber porque é que os estores não mexem ou porque é que o Arduino não comunica com outros aparelhos?
Tem a certeza que quer programar o interface humano? Isto é algo que muitas pessoas tomam por garantido, mas é a parte mais complexa de qualquer sistema de microcontroladores...
As soluões de comunicação com o Arduino não são muito boas... não estou a dizer que não funcionem, mas existe uma camada de software que ainda não está desenvolvido para tornar as coisas confiáveis.
Outra coisa a tomar em conta é que o Arduino sozinho não faz muito. Vai precisar de relés, actuadores, sensores, etc... e muitos desses podem não estar num formato simples de usar, pelo que vai ter de criar alguma electrónica exterior para concretizar a coisa. De notar também que são as peças extra arduino que lhe vão comer grande parte do orçamento.
Não me levem a mal, não estou a dizer que é impossível, muito pelo contrário... mas muita gente vê os sites e julga que as coisas são copy/paste e quando dão por ela gastaram mais (lembrem-se que tempo é dinheiro) e ficaram com um sistema que não é propriamente muito bom. É fléxivel... mas não será tão bom como algo que já foi testado comercialmente.
Outro pormenor que muita gente se esquece acerca da Domótica é que, por enquanto, ainda não é vista como uma mais valia na compra de casas... por isso se pretender vender a sua casa com todo o sistema de domótica, prepare-se para os possíveis compradores lhe quererem baixar o preço por causa disso... Eu, por exemplo, não tocaria numa casa com um sistema de domótica tão complexo feito com Arduinos... Quem é que me dá garantias que aquilo vai funcionar?
Se realmente querer fazer isto, aconselho a pegar num sistema simples e criar algo para isso com Arduinos, etc... e ver como se dá. Deixar o sistema a funcionar (SEMPRE VIGIADO!!!!!!!) e testar.
Eu pegaria no sistema de rega já que é algo que não terá consequências muito graves se der para o torto... isto, claro, se não estiver a regar as suas colheitas de vegetais.
Outra coisa, lembre-se que a casa tem de funcionar se o seu sistema de domótica for abaixo... logo tem de criar algo que possa ser controlado manualmente para quase todos os sistemas.
Algo que pode ser feito e é bastante interessante é medir o consumo energético e de água da casa para ver onde pode cortar. Algo também interessante será a simulação de presença. Tipo ligar a TV a determinada hora, variar o som, ligar umas luzes em sequência, etc, etc...
Para terminar, desejo boa sorte para o projecto.