Colocado por: Flávia2012fui a um advogado e este diz que posso fazer o contrato de arrendamento sem os meus irmaos assinarem.
Colocado por: Flávia2012a minha dúvida é: eles podem fazer alguma coisa para eu nao proceder?
Artigo 2090.º
(Venda de bens e satisfação de encargos)
1. O cabeça-de-casal deve vender os frutos ou outros bens deterioráveis, podendo aplicar o produto na satisfação das despesas do funeral e sufrágios, bem como no cumprimento dos encargos da administração.
2. Para satisfazer as despesas do funeral e sufrágios, bem como os encargos da administração, pode o cabeça-de-casal vender os frutos não deterioráveis, na medida do que for necessário.
(...)
Artigo 2091.º
(Exercício de outros direitos)
1. Fora dos casos declarados nos artigos anteriores, e sem prejuízo do disposto no artigo 2078.º, os direitos relativos à herança só podem ser exercidos conjuntamente por todos os herdeiros ou contra todos os herdeiros.
2. O disposto no número anterior não prejudica os direitos que tenham sido atribuídos pelo testador ao testamenteiro nos termos dos artigos 2327.º e 2328.º, sendo o testamenteiro cabeça-de-casal.
Colocado por: sizeDesde que seja um arrendamento por prazo certo e por um periodo curto
Colocado por: electraosó por curiosidade, quem define esse período curto?
Colocado por: sizeDesde que seja um arrendamento por prazo certo e por um periodo curto, estará no âmbito da administração que o cabeça de casal tem que exercer sobre a herança.
Colocado por: electrao
só por curiosidade, quem define esse período curto?
Cumps
Colocado por: size
As partes com legitimidade para acordar e formalizar o respectivo contrato.
Colocado por: FD
Fonte: Código Civil
Ou seja, pode rentabilizar a herança se for necessário pagar despesas que a mesma tem.
Isto foi o que encontrei na lei. Porém, o advogado que consultou deverá estar na posse de mais dados que lhe permitam dar o parecer que deu - eu iria por aí.Concordam com este comentário:electrao
su·frá·gi·o
(latim suffragium, -ii)
substantivo masculino
1. Voto.
2. Eleição por meio de votos. = VOTAÇÃO
3. Adesão, aprovação.
4. [Religião católica] Oração por um óbito.
5. [Política] Direito de eleitor.
"sufrágio", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/sufr%C3%A1gio [consultado em 08-07-2014].
Colocado por: tostexEntão pode-se vender um imóvel para acender uma velinha?