Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos

    Tenho lido alguns tópicos sobre o assunto, mas ainda não estou esclarecido.

    Vivo num prédio de 3 andares, em Cascais. Neste momento calhou-me a pasta da Administração, e para meu azar, com as primeiras chuvas que ocorreram à 2 semanas, fui acordado pela vizinho do 3º andar, que lhe estava a chover dentro de casa.
    Fui ao telhado e verifiquei que havia uma telha fora do sitio devido ao ripado estar partido. Essa situação foi repara 2 dias depois.

    Vamos ao que interessa. Fui informado pelo empreiteiro que lá foi, e que conheço de obras que me fez em casa, que me disse que devia pensar em fazer uma intervenção de fundo no telhado. O telhado tem uma área de cerca de 240 m2, em que no meio está a caixa de escada, que termina acima do telhado, com vidro no topo.

    A estrutura do telhado é em madeira, a qual já apresenta remendos, e que numa das zonas está a abaular. As madres, varas e ripas apresentam-se em mau estado, a telha (assente sobre ripas) é daquelas de cimento pretas (não me lembro do termo correcto!!!). Tem construido um murete paralelo ao beiral do telhado, com cerca de 50 cm de altura, em toda a área do forro do telhado. Trata-se de um telhado com 2 aguas, excepto numa zona que não consegui perceber bem como está.

    1. Que solução me aconselham e materiais?

    2. Li, que poderia fazer um murete prependicular ao beira. Quantos muretes devo construir e a que distância cada um deles? Esse murete deve ir até à cumeeira (Em cada uma das águas?) Se sim, como fazer a circulação por todo o forro?

    3. No caso de usar subtelha sobre as vigas e posterior ripado em PVC para suporte de telha lusa, como poderei aceder ao exterior, para qualquer manutenção?

    Já vai um pouco longo, mas estas são duvidas iniciais. Poderei arranjar fotos para poder vos mostrar o estado do telhado. De referir que o forro não é utilizado como sótão.

    Obrigado desde já
    Miguel Pereira
  2.  # 2

    Caro Miguel.

    Caso tenho possibilidades de colocar fotos, seria bem melhor para o pudermos ajudar..

    Mas no seu caso não colocaria subtelha, dado que a cobertura não esta a ser utilisada..

    Abraços Carlos alves
  3.  # 3

    Boa tarde

    Este fim de semana vou ao forro do telhado para tirar fotos. Depois coloco aqui.

    De facto não estava inclinado para a utilização da sub-telha, até por uma questão de acessibilidade ao exterior. Quanto à forma de isolamento, no caso de não utilizar a sub-telha, na junta da telha com a caixa de escada e com a empena, podia usar tela asfáltica, certo?

    Com as fotos será possivel aconselhar que tipo de estrutura utilizar (betão ou madeira).

    Obrigado

    Miguel Pereira
  4.  # 4

    A questão se deve utilizar a estrutura de betão ou madeira, depende muito de quanto quer gastar nas obras.

    Pode fazer uma reparação substituindo apenas as madeiras em mau estado e recolocando a telha no local, tendo de isolar com telas todas as zonas necessárias. Este trabalho vai pode durar mais uns 5 ou 10 anos, mas o problema que tem hoje irá aparecer novamente. Nesta situação é muito importante a colocação da subtelha.

    Se substituir a estrutura do telhado por vigas e ripas de betão, colocando subtelha e isolamento térmico, fica o trabalho muito melhor, mas com o custo muito superior.

    Depende do que o condominio pretende...
  5.  # 5

    Boa tarde

    Infelizmente, não deve ser possivel aproveitar muitas das madeiras que constituem as vigas e ripas, dado o mau estado em que se encontram
    Claro que será importante o preço final da obra. Num prédio perto do meu, mas com outro tipo de estrutura, uma vez que o sotão é aproveitado, fizeram essa obra este ano, e ao que parece, ficou a rondar os 30.000 €, o que é muito para o condominio.


    Miguel Pereira
  6.  # 6

    Tenha em atenção ao IVA, para reparações e remodelações o IVA sobre os materiais é aplicado a 20% e sobre a mão de obra a 5%. Faz muita diferença...
  7.  # 7

    obrigado pela dica
  8.  # 8

    Colocado por: Miguel D PereiraBoa tarde

    Infelizmente, não deve ser possivel aproveitar muitas das madeiras que constituem as vigas e ripas, dado o mau estado em que se encontram
    Claro que será importante o preço final da obra. Num prédio perto do meu, mas com outro tipo de estrutura, uma vez que o sotão é aproveitado, fizeram essa obra este ano, e ao que parece, ficou a rondar os 30.000 €, o que é muito para o condominio.

    Miguel Pereira


    Caro Miguel..

    Existem varias formas de executar a dita reparação, mas e como a cobertura não esta a ser utilizada como sótão, eu pessoalmente, substituiria as vigas de madeira por vigas de cimento, mas ficando atento a irregularidade pois não é permitido a alteração quer da morfologia da cobertura quer da qualidade de materiais a aplicar.
    Em relação a aplicação de sub telha, será obvio que tem vantagens, e desvantagens como o acrescimo do valor final..

    Abraços
  9.  # 9

    E como seria feito os apoios para as vigas de cimento? Por exemplo na zona do cumeeira? E apoios necessarios entre a cumeeira e o beiral?

    De facto estou a par desse assunto, mas parece-me que a utilização de madeira, para além de mais cara, irá requerer outro tipo de manutenção e cuidados.

    Miguel Pereira
  10.  # 10

    Colocado por: vasco tomeTenha em atenção ao IVA, para reparações e remodelações o IVA sobre os materiais é aplicado a 20% e sobre a mão de obra a 5%. Faz muita diferença...



    Esta correcto ,mas a lei aplica-se desta forma..

    O IVA pode ser aplicado na sua totalidade a 5% quer na mão de obra quer nos materiais, desde que os materiais não ultrapassem o valor global de 20% da totalidade do orçamento.

    Mas na altura da facturação o empreiteiro tem de emitir a factura com os valores descriminados, sobe pena de ter de facturar o iva ao valor de tabela ou seja 20%

    Caso alguém pretenda o decreto lei eu envio um E-mail de quando tive algumas duvidas sob e como aplicar, fiz a pergunta directamente aos serviços centrais " o que prontamente me responderam"
  11.  # 11

    Mas é complicado ter uma obra em que 80% seja em mão de obra... mas existem :))
  12.  # 12

    numa obra de remodelação de fachadas e cobertura, consegue-se, mas o problema é demonstrá-lo, porque geralmente a mão de obra é semi ilegal, donde não existem documentos dessas despesas, mas esse é um problema da empresa
  13.  # 13

    Paulo,
    Se na mão de obra incluir o ordenado do engenheiro responsável, e o do patrão, etc., e a margem total da obra, até pode chegar aos 80% de «mão de obra»...

    Miguel D Pereira,
    Eu defendo o mesmo que o vasco tomé:
    - vigotas em betão pré-esforçado, ripas em betão e (se possível) uma viga de cumeeira em betão armado (um porticozinho)...
    - subtelha (aproveite as telhas velhas, para enfeitar) e aproveite para isolar (térmicamente) a cobertura.

    Isto na esperança que o que o Condomínio gastar mais agora irá poupar ao longo dos anos seguintes.

    Boa sorte
  14.  # 14

    Posso ver o telhado ? para dar uma ajuda ........
  15.  # 15

    Obrigado pelas respostas.

    Tentarei brevemente, colocar fotos da cobertura.

    Miguel Pereira
  16.  # 16

    Temos de ir a Cascais ao tribunal tratar de um assunto de levantamento de uma caução e daria para passar por aí para ver e falar sem compromisso, de ambos lados e dar um concelho e orçamento. Por experiencia própria metade dos condóminos não são bons pagadores. Nós fazemos isso em 15 dias e veem aí o verão de são martinho.
  17.  # 17

    Os materiais devem ser iguais, substituição de materiais com madeira tratada, para materiais diferentes é necessário licença.
 
0.0165 seg. NEW