Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    estou de acordo picareta, mas no caso da minha moradia o telhado não se vê pois está ladeada de outras moradias ,e de frente tambem não se vê
  2.  # 22

    luis amigo

    dirija-se á sua camara e exponha o seu caso

    e depois comuniquem-nos o veredito, não vale a pena estar aqui a malhar mais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pedromdf
  3.  # 23

    Colocado por: fernandoFerreiraé preciso projecto porque altera as fachadas, como já foi dito.

    Se assim for tem toda a razão !

    Colocado por: luisamigonão vou alterar nada nas fachadas laterais nem frontais, e vou isolar a placa como deve ser só isto.

    Mas se não vai alterar o telhado de modo a que se veja na Frente, alem de poder fazer sem que se saiba , pode nem precisar de licença ! Mas o mais não são obras apenas interiores como já foi dito já vai ter que fazer um projecto ... Ou não ;-)

    Colocado por: PicaretaComo é que uma câmara pode dar uma licença para executar uma obra sem um projecto do que existe e do que pretende executar?

    Sem divida que é verdade, mas o que mais conheço hoje em dia são casas em remodelação apenas com um licença e nada mais e tudo legal ! Se não mexerem nas estrutura não tem que ter projecto correcto ?
    Não estou a querer ir contra o que disse, mas muitas vezes acabam por fazer pilares e vigas (ilegalmente) sem qualquer projecto para reforçar as paredes ! E muitos até retiram as paredes interiores e metem vigas e pilares em aço, mas claro para isso é necessário um eng. civil que tenha experiençia em com aço e não apenas com betão armado ! O que há anos é normal em remodelações por Lisboa, aqui no Algarve era raro .
    Nestes casos, muitas vezes fingem que não mexem na estrutura e a coisa passa ! Agora atenção não estou e dizer que seja legal, mas apenas o que vejo !
    Pessoalmente fiz uma varanda num telhado na parte da frente de uma casa. Com autorização de alteração apenas para obras interiores e da rua ninguém topa que tem uma varanda, alem disso fiz um 1º piso num sótão com laje em aço cortiça e madeira usando Painéis sanduíche.
    A rua é estreita, de modo que a o telhado não se vê de longe, assim deixei um metro de telhado à frente abri depois uns 4 metros e deixei o mais um ou dois metros incluindo a comeeira.
    Se fosse pedir autorização não davam. Pelo menos foi um que me disseram na câmara, ou melhor num jantar com um amigo que me disse logo ... Eu chumbo-te o projecto logo !

    E já agora :

    Colocado por: luisamigoboas estou a pensar transformar o telhado da minha moradia em terraço , será necessario autorização da camara ou alguma liçensa

    Em relação à sua pergunta já lhe responderam e bem...

    Eu só estou a tentar dizer que ás vezes ... Fazer tudo legal dá tanto trabalho e custa tão caro que acabamos por nada fazer !
  4.  # 24

    Tenho um irmão que também achou que podia fazer tudo que ninguém o incomodava,
    então resolveu cobrir um terraço porque estava virado a norte e como é numa zona ventosa só assim o poderia utilizar,
    resultado a Câmara levantou um auto, ele contactou um advogado e contestou e agora chegou a decisão, multa de 1.000€ e tem 30 dias para retirar tudo.
  5.  # 25

    Porque nao fazer um estrutura em cima das telhas, poe placa maritima ou como se chama, a volta um "muro" de vidro e pronto nao precisa de mais nada.
    sendo que a estrutura é aparafusada pode cataloga-la como nao fixa ou algo do genero, algo que nao é para ficar, por exemplo como se fosse só um terraço para o verão e pronto esta resolvido.
    sem arquitetos, sem camaras, sem multas, sem nada.
  6.  # 26

    sem camaras, sem multas, sem nada.

    Isto é capaz de ser complicado, é que isto:

    pode cataloga-la como nao fixa ou algo do genero


    depende da análise da câmara e tenho sérias dúvidas (para não dizer outra coisa) que aceitem essa interpretação.
  7.  # 27

    um amigo do meu pai fez o mesmo no algarve, no primeiro andar tem a varanda e a frente da varanda tem um telhado que é da sala do andar de baixo, essas telhas estao mais ou menos a altura do chao da varanda mas como sao a dexer a ponta e mais baixa.
    o que ele fez foi, implementou 3 degraus na parede da varanda, pôs uma estrutura metalica em cima dessas telhas a altura do muro da varanda, pos placas maritimas ou algo do genero, a volta em vez de muro ou ferro pôs vidro para nao cobrir a vista de que esta na varanda ou na sala desse piso superior.
    a estrutura esta fixa por parafusos no muro (rebordo) desse pequen o telhado.
    nao sendo uma estrutura definitiva ele pode fazer sem quais quer problemas.
  8.  # 28

    Colocado por: rnja4Realresultado a Câmara levantou um auto, ele contactou um advogado e contestou e agora chegou a decisão, multa de 1.000€ e tem 30 dias para retirar tudo.


    Acredito, mas aqui na minha zona teriam que jogar as casas todas abaixo ... Aqui nem ligam à cércea .
    Claro que há sempre um risco " quem não arrisca não petisca "

    Mas uma obra ilegal que fique feia, que dei cabo dos projectos que prejudique os vizinhos ou que ponha em perigo vidas deve sempre ser jogada abaixo !

    Mas já agora conto esta:

    Um amigo meu comprou uma moradia com e pisos ao lado de outra que já tem ! Na dele não tem cave até ao muro do vizinho porque é ilegal !
    Na que comprou agora tem em todo o terreno a cave e foi aprovado, porque o dono era eng, Civil e a esposa Arquitecta e com amigos na câmara !

    Agora o homem que comprou a duas foi pedir para fazer o mesmo na antiga... Disseram logo que é ilegal ... E disseram mais ! E fique calado que a câmara agora é outra e pode mandar jogar abaixo o que a câmara antiga autorizou de ilegal ... Você depois pode poderia uma indemnização , mas a câmara mesmo que perca nunca mais se paga pois não tem dinheiro ! E assim foi ... Comeu e calou !
  9.  # 29

    Jorge Santos, não apela à ilegalidade, isso faz me uma impressão terrível . Na maioria dos posts que aqui coloca a informação que presta é sempre imprecisa e pouco fiável, parece-me que é uma pessoa muito empírica, que tem as suas qualidades e os seus pontos positivos, mas vamos ajudar as pessoas dentro daquilo que está certo.

    Colocado por: Jorge Santos - FaroAqui nem ligam à cércea

    Claro que a câmara liga à cércea, quem não deve ligar as cérceas é quem não sabe o que isso é.

    Colocado por: Jorge Santos - FaroSem divida que é verdade, mas o que mais conheço hoje em dia são casas em remodelação apenas com um licença e nada mais e tudo legal ! Se não mexerem nas estrutura não tem que ter projecto correcto ?


    Os erros de português também não ajudam. Queria dizer duvida em vez de dívida. Não existe "licença" para obras interiores ou remodelações "apenas com licença (as tais interiores que que não alteram a estabilidade) ". Licenciamento é um procedimento urbanístico que tem o seu enquadramento legal. O que quer dizer, provavelmente, é que nas obras interiores faz a comunicação prévia de obra isenta de controlo prévio ou comunicação de inicio de trabalhos de obra isenta, que é obrigatório em algumas autarquias, e fica com um comprovativo dessa comunicação.
  10.  # 30

    Colocado por: brunomrosaOs erros de português também não ajudam.

    Vou começar por aqui... Espero que não leve a mal tal como eu não levei:

    Colocado por: brunomrosaQueria dizer duvida em vez de dívida.

    Não eu não queria dizer duvida mas sim dúvida pois não sei se sabe leva acento ! Seja como for qualquer um topa que foi uma simples troca de palavra... Já reparou que o i está mesmo ao lado do U ... Acontece-me muito, pois escrevo depressa!
    Mas claro tal como o sr. também dou erros de Português, de Inglês e de Francês... Com muito orgulho pois o mau seria eu não conseguir escrever como um amigo meu que teve um acidente e não consegue nem falar... Aliás já nem me reconhece , nem a mim nem aos filhos ! Isso é que é grave nem imagina quanto ! Quando nós vamos vendo coisa terríveis na vida deixamos de nos preocupar com pint***s

    Colocado por: brunomrosanão apela à ilegalidade,

    Aqui deveria ter sido escrito não apele a ilegalidade

    Colocado por: brunomrosaquem não deve ligar as cérceas é quem não sabe o que isso é.

    Esta frase está quase incompreensível ... tem uma serie de trocas mas como não sou professor de português vou referir apenas que deveria ter escrito:
    não deve ligar às cérceas ... Está a topar ? as é uma coisa às é outra ...

    Colocado por: brunomrosaé que nas obras interiores faz a comunicação prévia

    Aqui deveria ter escrito: faz-se a comunicação pois eu não vou fazer nada ...
    Quanto ao ser empírico ... Ao fim de uns anos temos que aprender alguma coisa ... Numa aldeia de um familiar meu o homem mais inteligente não sabia ler ... Hoje muitos sabem ler e escrever mas de inteligência têm zero ... Pergunte a qualquer professor o que passa com alunos que até sabem ler e escrever !
    A minha área de estudo foi electrotecnia 2 anos e antes electromecânica 3 anos ... O resto que sei sou eu que invento ou vi fazer ( Bem e mal )

    Colocado por: brunomrosaJorge Santos, não apela à ilegalidade, isso faz me uma impressão terrível .

    Sabe o que me faz impressão ? são as ilegalidades autorizadas, como esta por exemplo:


    Entre Albufeira e Armação de Pera... Sabe que a 2 kilometros da praia não autorizam uma pequena moradia num terrenos com 50.000 m/2 ...
    Mas esse foi autorizado e agora vão urbanizar o resto até Armação de Pera ... E vai ser tudo legal ! A mim repugna-me muito mais as destruição da nossa cota com projectos PIN do que um terraço no meio de uma telhas !

    Frase do dia:
    Quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras para o ar !
  11.  # 31

    Colocado por: luisamigoestou de acordo picareta, mas no caso da minha moradia o telhado não se vê pois está ladeada de outras moradias ,e de frente tambem não se vê

    Assim eu sei bem como faria :-)))

    Colocado por: marco1dirija-se á sua camara e exponha o seu caso

    Mas não convém dizer onde é a casa pois não ?

    Conhece aquela anedota em que um tipo foi pedir uma autorização e lhe foi negada ?
    O homem disse logo ... Não posso fazer a obra ? não autorizam ? Mas o meu vizinho fez !
    De imediato responde o técnico da câmara. É que o seu vizinho não perguntou !
  12.  # 32

    Ah, eu dou muitos erros também! Mas não é esse o assunto em questão. Peço desculpa.

    O que queria sublinhar era:

    Não há licenças emitidas para "obras isentas de licença" (as que são interiores que não alteram a estabilidade e formas da fachada / cobertura).
    Não acho muito correcto passar a ideia de que o se deva avançar para a obra do terraço na ilegalidade e depois esperar para ver o que acontece.
    E claro que estou me a referir apenas ao assunto do tópico, não as urbanizações de Armação de Pêra e Albufeira.
  13.  # 33

    ó Jorge

    com essa mentalidade não admira o regabofe ai pelos algarves que ainda á pouco criticou.

    vai sim á camara e pergunta objectivamente o que é preciso e se é possível fazer essa intervenção no telhado.

    é que sabe, é nas pequenas coisas ( trafulhices) que depois se vão fazendo as outras maiores.
  14.  # 34

    Colocado por: brunomrosaPeço desculpa.

    Não tem nada que pedir desculpa ! Eu não me chateio com essas coisas... Nem sou de vinganças mas quem mas faz paga-mas :-))))

    Colocado por: brunomrosaNão há licenças emitidas para "obras isentas de licença"

    ok, Faz bem esclarecer pois eu nestas coisa tenho só musica de ouvido !

    Colocado por: brunomrosae depois esperar para ver o que acontece.

    Bem, eu tb não quero ser o culpado se o homem for multado ... Mas percebeu a minha ideia sobre o que são obras muito ilegais autorizadas !

    Ele é que decide ! já tem dados mais que suficientes para tratar do assunto a bem ou a mal :-)

    E eu já aprendi que para mexer num telhado temos que pedir licença ... Pensava que não ! por isso mexi num e fiz uma linda varanda para ver o mar :-) E para ter acesso e reparar o telhado da casinha em taipa, quando necessário !
    Sou estou a dizer a verdade " Que a autarquia corrupta e gatuna me perdoe ! " :-)
  15.  # 35

    E porque o tópico vai no sentido de tal alteração não ser possível ?
    Dá a ideia que estamos a discutir o facto de alteração não ser possível realizar por impedimento legal mas na verdade não há qualquer indicação nesse sentido.
    Depois penso que em termos de custos com o licenciamento, se necessário, resume-se a um projecto de arquitetura (que não deve sair caro), de estabilidade (talvez o mais caro dos projectos...), dispensa das demais especialidades que forem possíveis (até no âmbito da nova lei temporária da reabilitação urbana, se aplicável) e uma empresa com título de registo do INCI (que é o empreiteiro claro).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Jorge Santos - Faro
  16.  # 36

    E as malvadas das taxas!
  17.  # 37

    Além da eventualidade do projecto de estabilidade, será necessário projecto de ARP (Aguas residuais Pluviais)
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, pedromdf
  18.  # 38

    Colocado por: Pedro BarradasAlém da eventualidade do projecto de estabilidade, será necessário projecto de ARP (Aguas residuais Pluviais)

    E um estudo térmico.
  19.  # 39

    Colocado por: PicaretaE um estudo térmico.

    Talvez não. Na anterior legislação <25% da envolvente não era necessário RCCTE. Agora não sei como é... No nentanto se for enquadrado no novo regime legal da reabilitação urbana ( sendo habitação), Está isento... assim como da acústica.
  20.  # 40

    Agora sobre a laje, antes da impermeabilização é necessária uma pendente com 2% e com o respectivo peso adicional. alguém sabe se a laje está preparada?
    Concordam com este comentário: Keepper, pedromdf
 
0.0166 seg. NEW