Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde.
    gostaria que alguém me esclarecesse sobre uma questão relativa a inscrição de um condominio no rnpc.
    o edificio onde moro tem 3 blocos, sendo que um deles tem nº de contribuinte, mas queremos obter para os dois restantes. o que fazer?
    obrigada pela atenção
  2.  # 2

    Se querem mesmo ser 3 edificios distintos perante as Finanças...

    1.º Assembleia Geral de Condóminos de cada Bloco - em que nomeiam um administrador com poderes para o fazer (pedir n.º de identificaçao fiscal).

    2.º Pegar na Acta dessa(s) Assembleia(s), e...
  3.  # 3

    Para tratar do cartão de Pessoa Colectiva deve deslocar-se às lojas do cidadão.
    Mas, já tem cartão de um bloco? Então, se é um só edifício, não necessita de mais cartões. Por acaso o meu prédio é de 3 blocos (com 3 entradas) e, só temos um cartão. Nele consta: Condomínio da Rua Matos Verde nº 2, 4, 6. ( Localidade)
  4.  # 4

    o edificio onde moro tem 3 blocos, sendo que um deles tem nº de contribuinte, mas queremos obter para os dois restantes. o que fazer?


    Resposta realista: Nada. Apesar de ser uma prática comum (principalmente em edifícios antigos) a criação legal de vários condomínios em edifícios com várias áreas funcionais distintas é quase impossível. Para inscrição no Registo Nacional de Pessoas Colectivas é necessária a apresentação de documento comprovativo da legitimidade - no caso dos condomínios a escritura de propriedade horizontal, ou extracto do registo predial - e a regra é " 1 Prop.Horizontal = 1 condomínio = 1 única entidade".
    Há no entanto edifícios mais antigos que conseguiram criar separações de facto, dado que bastava chegar ao RNPC e pedir um cartão de pessoa colectiva. No entanto, estas situações são bombas-relógio, prontas a explodir quando chegar uma contrariedade a sério (um litígio entre blocos, uma penhora de bens, etc..)

    Resposta idealista: Obter o acordo unânime dos condóminos para cindir a PH em tantas quantos os blocos. Garantir que existem condições para que cada bloco possa ser aprovado na vistoria camarária.
 
0.0095 seg. NEW