Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    picareta não vamos entrar em discussões desnecessárias, o arquitecto deve ser o gestor de projeto e coordenador das especialidades, se ele tiver alguma dúvida deve recorrer com toda a sua humildade a quem saiba do que ele não sabe. Seja engenheiro, representante de alguma marca, pedreiro, pixeleiro etc...

    Quem não trabalhar deste modo está a deixar o cliente sem saber a quem se dirigir em diferentes alturas.

    Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  2.  # 22

    Colocado por: doisarquitectoso arquitecto deve ser o gestor de projeto e coordenador das especialidades,

    Não concordo, ... mas hoje não bato mais nos arquitectos :))
    Concordam com este comentário: j cardoso
  3.  # 23

    Mas eu bato: agradeço que o dois arquitectos justifique esta afirmação:

    o arquitecto deve ser o gestor de projeto e coordenador das especialidades


    PS: de preferência sem recorrer aqueles chavões como o texto da ordem que anda por aí, gostava que me explicasse quais são as compet>ências do arquoitecto pare definir e coordenar as especialidades
  4.  # 24

    picareta somos livres de ter opiniões diferentes, amigos na mesma.

    Cardoso, está a minha opinião explicada no meu ultimo post, não tenho mais nada acrescentar, até porque se veio para bater, experimente bater noutra porta.

    Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  5.  # 25

    Cardoso, está a minha opinião explicada no meu ultimo post,

    Não explicou não, ainda não explicou a (falta de) competência do arquitecto para definir redes de águas e saneamento ou as características exigíveis em cada caso para definir os envidraçados, o que é feito nos respectivos projectos que, como sabe, não está habilitado para fazer. Arquitectura para os arquitectos sim, mas deixe a engenharia para quem sabe .
  6.  # 26

    cardoso alguém tem de coordenar.
    duvido que os engenheiros tenham uma resposta com o nível em termos de coerência com o sentido formal do projecto quando se tem de resolver uma parte técnica, ou seja lá de técnica percebe ele mas o desenho e resposta formal em termos de design pode ficar comprometido.
    mas repito alguém tem de coordenar e por mim não me choca nada que seja um engenheiro que com bom senso saberá muito bem respeitar as linhas de intervenção de cada um, até porque nas especialidades podem participar mais do que um engenheiro.
  7.  # 27

    Marco, definir redes ou as características dos vãos envidraçados não altera o desenho ou, como prefere dizer, o sentido formal do projecto e são assuntos específicos de engenharia. Dizer que o arquitecto é a pessoa mais indicada para definir isso é um exagero muito grande - para ser simpático
  8.  # 28

    coordenar não é definir.
  9.  # 29

    Marco, leu mal:

    Perguta colocada:

    É o arquiteto o responsável por na fase 4 de definir o tipo de materiais a usar, desde os tubos da canalização , tipos de tomadas, aluminios ou PVC e tipo de vidro,etc?
    A minha questão é se o arquiteto tem conhecimentos, competências para defenir todas essa questões?

    Resposta do dois arquitectos:

    É a pessoa mais indicada

    Certo ou não?
  10.  # 30

    realmente o dois arquitectos pode ter pecado por ser tão taxativo mas talvez o arquitecto possa não definir mas sim coordenar essa escolha entre outras mais vertentes do todo da construção.

    mas como digo isso da coordenação não vem mal ao mundo quem a faz se é este ou aquele. tanto mais até que por exemplo num gabinete o engenheiro até pode ser ele quer o dono e até a pessoa de maior preponderância no trabalho em curso, quer em termos de angariação quer na própria ligação ao cliente e ao contexto da obra em si.
  11.  # 31

    Não pequei nada, Cardoso vamos ver uma coisa, o processo começa pelo arquitecto, acha que o cliente a seguir vai perguntar a cada engenheiro da sua especialidade ou vai-se dirigir ao Arquitecto que por sua vez irá ter o engenheiro disponível para o ajudar??

    Acha mesmo que o requerente deve ter conhecimento de causa? para saber a quem recorrer em cada instante ou tem no seu Arquitecto um coordenador que deverá estar dentro do assunto de todas as fases e ter a equipa necessária [obviamente também a engenharia] para recorrer?

    O Cardoso nem sequer merecia resposta pela atitude agressiva que demonstra, é pena porque até ERA um utilizador pelo qual TINHA alguma consideração, se não percebeu esta resposta é porque não deverá estar a exercer a sua função correctamente.

    Volto a afirmar ao proprietário deste tópico que se tem dúvidas na generalidade do projeto recorra ao seu Arquitecto e ele ou sabe ou deverá ter na equipa deve quem saiba.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  12.  # 32

    pergunta colocada pelo user:

    É o arquiteto o responsável por na fase 4 de definir o tipo de materiais a usar, desde os tubos da canalização , tipos de tomadas, aluminios ou PVC e tipo de vidro,etc?
    A minha questão é se o arquiteto tem conhecimentos, competências para defenir todas essa questões?


    resposta dada por si:

    É a pessoa mais indicada


    Pode fazer as contorções que quiser, pode ver em mim a agressividade que quiser, pode ter por mim a consideração que quiser, o facto é este: o dois arquitectos afirma que o arquitecto é a pessoa mais indicada para definir os tubos da canalização, os tipos de tomadas, os alumínios ou PVC, o tipo de vidro, etc. A verdade é que não é assim! O que o arquitecto faz, e você sabe isso, é colher esses dados junto do técnico de cada especialidade - estes sim, estão habilitados a definir essas questões
  13.  # 33

    Caro J Cardoso,

    não me querendo envolver na vossa quezília, parece-me que há aí algo na comunicação que está a falhar daí esse "desentendimento".

    O autor do tópico perguntou:

    " o Arquiteto é o responsável por..."

    A resposta do dois arquitetos foi:

    "é a pessoa mais indicada"

    Ora aqui acho que o dois arquitetos se quis referir ao facto de que se o autor do tópico não tinha acesso aos Eng. de cada especialidade, então deveria de deixar a responsabilidade da resolução desta situação com o arquiteto para este resolver com o Eng. responsável. Acho que foi a este ponto que o dois arquitetos quis chegar.

    Pelo que tenho lido dos comentários do mesmo chego a esta conclusão pois ainda não o vi neste fórum a meter-se no trabalho que é dos outros...

    Sorry Just my 2 Cents ;)
  14.  # 34

    Colocado por: Rodri12se o autor do tópico não tinha acesso aos Eng. de cada especialidade

    Se não tem, deveria ter.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
  15.  # 35

    Colocado por: Picareta
    Se não tem, deveria ter.


    ok, e não ok... lol

    Nem toda a gente percebe da poda e como tal é normal entregar a responsabilidade de tudo ao Arq e ter apenas este como intermediário das suas ideias, depois o Arq, passa a info aos responsáveis de casa especialidade. Parece-me algo normal... a maioria das pessoas não percebe nada muito menos saberia explicar o que quer a cada um dos especialistas. Assim na minha opinião mais vale concentrar a informação toda no Arq. e este saberá o que fazer com ela. Digo eu...
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  16.  # 36

    é normal entregar a responsabilidade de tudo ao Arq e ter apenas este como intermediário das suas ideias, depois o Arq, passa a info aos responsáveis de casa especialidade. Parece-me algo normal.

    A mim não. Só para lhe dar um exemplo, não me passa pela cabeça fazer um projecto de abastecimento de água sem conversar com o cliente para conhecer os hábitos de consumo e para lhe apresentar as opções disponíveis
  17.  # 37

    Colocado por: j cardoso
    A mim não. Só para lhe dar um exemplo, não me passa pela cabeça fazer um projecto de abastecimento de água sem conversar com o cliente para conhecer os hábitos de consumo e para lhe apresentar as opções disponíveis


    Pois se calhar até estou a dizer uma grande asneira, mas como nunca tive a experiência de começar algo do zero, não posso precisar se essa será a abordagem correta ou não. A minha opinião baseou-se no que eu assisti em casos de familiares que nada percebiam da coisa e que nunca falaram com os Eng. das especialidades, foi sempre tudo tratado com o Arq.
    Aliás neste caso que assisti o Arq. é que ficou responsável de escolher os responsáveis de cada especialidade...
    claro que esta pode não ter sido a abordagem correta... mas foi assim que se processou, felizmente nunca lhe deu problemas.
  18.  # 38

    Colocado por: j cardosoMas eu bato: agradeço que o dois arquitectos justifique esta afirmação:



    PS: de preferência sem recorrer aqueles chavões como o texto da ordem que anda por aí, gostava que me explicasse quais são as compet>ências do arquoitecto pare definir e coordenar as especialidades


    Como se faz uma edificação?
    O engenheiro projeta a estabilidade e depois vai ao arquitecto e diz: faça-me um projecto de arquitectura que encaixe na estrutura.
    Eheheh.
  19.  # 39

    Colocado por: Costa Martins arqO engenheiro projeta a estabilidade e depois vai ao arquitecto e diz: faça-me um projecto de arquitectura que encaixe na estrutura.

    O seu erro é pensar que os engenheiros só sabem fazer projectos de estruturas....olhe, eu não sei fazer projectos de estruturas e no entanto sou engenheiro !!!

    Ainda lhe digo mais...Não teria qualquer problema em executar um projecto de arquitectura.
  20.  # 40

    Não foi o meu erro, nem estou aqui a defender a minha classe profissional, como você.
    Tente abstrair-se disso e pense na lógica do processo. O que quis dizer é que o projeto de arquitectura é o elemento principal e sob o qual todas as especialidades terão de se adaptar. Agora se é realizado por engenheiros ou arquitectos, isso não discuto.

    Cumps
 
0.0179 seg. NEW