Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora boas.

    Descobri este portal por acaso e parece-me perfeito para expor algumas questões

    Tou em fase de compra de um apartamento para remodelação completa... vou Literalmente deitar abaixo todas as paredes interiores (Exceptuando obviamente Pilares e Paredes mestras) e reformular a casa toda.

    Tenho duas arquitectas amigas fresquinhas a sair da faculdade que me vão ajudar e já me fizeram um projecto de que gostei muito e depois de já ter contactado alguns empreiteiros decidi que vou fazer empreitadas separadas. Não há maneira de encontrar um só que faça as coisas todinhas como queremos, há sempre um "Ah e tal..." e não estou para isso. E depois acham-se sempre muito bons, mas em todos eles falei de técnicas disto ou daquilo que nem nunca tinham ouvido falar. Alem disso tenho muitas facilidades com materiais, alguns deles até oferecidos e algumas pessoas que fazem-me uns biscates de borla.

    A meu entender vou precisar:

    Pedreiro
    Canalizador
    Tectos Falsos
    Ladrilhador

    Portas - Decidido o que vais ser, falta escolher fornecedores.
    Estucador - Ja tenho
    Pintor - Já tenho
    "colocador" de Pav. Flutuante - Ja tenho
    Cantonarias - Já tenho
    Caixilharias - Já quase que tenho e facil de decidir.
    Cozinha - Já decidido
    Eletrecista - Ja Tenho

    Vou fazer a obra "calmamente" por fases, sendo obviamente a primeira a demolição das paredes e chao existentes, picar paredes e construção das novas paredes.

    A minha questão começa precisamente por aí. Como escolher / Conhecer o trabalho de um bom pedreiro? como o encontrar, qual o valor que aceitável que me custa (à hora por exemplo)? Sendo que vou ter as arquitectas na obra a controlar, até me convencerem do contrário, o ideal seria contratar alguem à hora para fazer o trabalho. também nao me importo de procurar alguem que me cobre x para fazer o trabalho em y dias, contratualizando a coisa.

    Qual é a opinião do forum?
  2.  # 2

    ... com a solução de gestão da obra que quer concretizar... vai ter muitas dores de cabeça... Aconselho sempre a adjudicação da empreitada a uma empresa, que se responsabilize pela execução, que seja o interlocutor para todos os sub-empreiteiros, que organize a coordenação de equipes... quelhe dê uma garantia no final da obra.
  3.  # 3

    ALEM DE TUDO - PODE TER NECESSIDADE E OBRIGATORIEDADE DA ENTREGA DO MODELO DE IMI
    NAS FINANÇAS
    SE TIVER DUVIDAS - CONTACTE-NOS
    WWW.PAPELADA.NO.SAPO.PT OU MAIL- [email protected]
    • AnaT
    • 25 junho 2008

     # 4

    Isso é que é coragem.

    Aconselho a que esteja sempre, e quando digo "sempre" é mesmo acompanhar os trabalhos a todos os minutos ou arrisca-se a algumas surpresas desagradáveis.

    Tive recentemente que reabilitar um estabelecimento comercial e entreguei a obra a uma empresa.

    Os diferentes trabalhos, por exemplo, electrico e revestimento de paredes, foram entregues por essa empresa a sub-empreiteiros (pois não creio que exista uma única empresa neste país que combine todos os diferentes profissionais que são necessários numa obra).

    O que, infelizmente, acontece, é que os diferentes 'profissionais' se estão a 'marimbar' para o trabalho uns dos outros.

    Desde fecharem paredes e tectos com os fios electricos dentro, aconteceu um bocado de tudo.

    Isto apesar de estar sempre presente um responsável da empresa.

    Se eu, como dona da obra, não estivesse presente todos os dias e com atenção aos detalhes, ainda hoje andavam a tirar e por paredes ou à procura dos fios que ficaram dentro das mesmas, e a loja por abrir.

    Para os trabalhadores é do pior, ter o dono da obra sempre presente, mas, na minha opinião, a única maneira de ter as coisas feitas como se quer.

    A não ser que não tenha prazos a cumprir...

    Mas não se esqueça que tempo é dinheiro.

    Boa sorte
  4.  # 5

    Boa tarde a todos.

    A realidade de uma obra é a seguinte:

    Ou paga para alguém controlar o trabalho ou controla o próprio dono da obra. Se tal não fosse verdade, porque grandes empresas de construção tem mais controladores nos quadros que operários?
    Isso aplica-se em todos os ramos de trabalho.

    Para maus trabalhadores sem duvida ter o dono da obra presente é mau, para verdadeiros trabalhadores, ou seja para quem é profissional porque gosta de trabalhar nas obras um controlador nunca é empecilho, se quem controla sabe o que faz e sobretudo não trate o trabalhador como uma criança, não terá problemas.


    É óbvio que estar relacionado com verdadeiros profissionais de trabalho minimiza em muito o controlo e o trabalho com certeza que será superior (por exemplo a simples colocação de uma pedra, mármore ou outra, para rematar um degrau de uma porta, pode ser sinonimo de encaminhar agua para dentro de casa se o trabalho não for efectuado por quem sabe, inclinações correctas, cimento cola que não trabalhe nem babe, ect...) agora não se pode quer qualidade e pagar o preço "made in china".

    As boas ferramentas custam dinheiro, os bons materiais custam dinheiro, um bom profissional custa dinheiro.

    Abraço

    Daniel Nunes
  5.  # 6

    Olá a todos. Obrigado pelas respostas, que na altura li, mas a vida profissional mais a casa não me têm deixado tempo para responder

    Entretanto já coloquei mais uma duvida relativa a esta obra que já está em execução.

    Essa historia de colocar na mão de uma empresa é muito gira, mas a diferença de orçamentos para um empreiteiro mais modesto era o triplo... e no meu caso, conheço o trabalho de quem contratei. Apenas precisa de umas orientações nas coisas mais sofisticadas, como o que é uma tomada ethernet :)

    Optei de facto por um empreiteiro e nao contratar as pessoas individualmente, meramente porque não tenho tempo para acompanhar a obra ( em setembro metade do mes estive fora de lisboa em trabalho)

    Vamos passo a passo, até agora a unica dificuldade que tive de maior foi mesmo decidir exactamente onde queria as novas paredes
 
0.0099 seg. NEW