Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Meta fotos do seu caso concreto.
  2.  # 22

    mas você tem parede dupla com isolamento entre os dois panos de alvenaria ou como?
  3.  # 23

    então mas o que se costuma fazer não é por a caixilharia no seguimento do isolamento termico da parede e cortar a cantaria nesse ponto? fica-se com 2 peças sem contacto directo.

    https://forumdacasa.com/discussion/15205/1/cantarias-com-corte-termico/
  4.  # 24

    dedão se reparar o que eu escrevi no comentário #21 é exactamente isso que eu digo... agora eu não sei é como é que é o isolamento do santosvieira, se interior, se exterior, se caixa de ar... Pois para cada uma situação pode haver "métodos" diferentes
    Concordam com este comentário: dedao
  5.  # 25

    Colocado por: lfvmagalhaesdedão se reparar o que eu escrevi no comentário #21 é exactamente isso que eu digo... agora eu não sei é como é que é o isolamento do santosvieira, se interior, se exterior, se caixa de ar... Pois para cada uma situação pode haver "métodos" diferentes


    No meu caso tenho parede dupla com caixa de ar e isolamento de 5 cm. No caso de aplicar caixilharia no meio da cantaria, não vejo qualquer problema para fazer corte térmico da cantaria. Ou seja, "corta-se" a pedra em dois e na interrupção das duas pedras (na zona da caixilharia), aplica-se isolamento. Até eu percebo qual a solução a aplicar.

    O problema é mais no caso de a caixilharia ser aplicada no interior da parede. No meu entender não hà espaço para colocar isolamento entre a cantaria e a caixilharia. Estarei errado?
  6.  # 26

    mas se a aplicação da caixilharia for no interior o "pensamento será o mesmo, neste caso, o isolamento da parede dupla "sobe" até ao peitoril, e ainda o isolamento vai rematar contra a caixilharia depois a pedra é colocada por cima...não sei se me fiz entender, mas o pensamento é o mesmo que se tem de ter que é:

    Provocar uma interrupção entre o exterior e o interior... podendo isso ser feito de várias maneiras.
  7.  # 27

    Colocado por: Anonimo16062021E nas ombreiras com parede dupla/caixa de ar como fazia?


    Não percebi, pode ser mais explicito?
  8.  # 28

    Vou tentar relançar este post com uma dúvida que me surgiu recentemente.
    Para responder à questão do Anonimo16062021

    Colocado por: santosvieiraColocado por: Anonimo16062021E nas ombreiras com parede dupla/caixa de ar como fazia?


    A minha casa não vai levar ombreiras, apenas cantarias/peitoris nas janelas. Portanto penso que essa questão não se coloca

    Estou a pensar integrar corte térmico nas cantarias, o que não será fácil tendo em conta a caixilharia que pretendo (caixilharia pelo interior), mas também queria aplicar impermeabilização entre a alvenaria (parede dupla) e a cantaria.
    Serão o corte térmico na cantaria + impermeabilização "sistemas" compatíveis? Não será uma redundância aplicar estes 2 sistemas?
    Alguém já teve a ocasião de ver ou aplicar estes 2 sistemas integrados? No caso de levar os sistemas que tipo de impermeabilização será o mais adequado?
  9.  # 29

    Colocado por: santosvieiraSerão o corte térmico na cantaria + impermeabilização "sistemas" compatíveis?


    Caro santosvieira, impermeabilização e corte térmico nos peitoris/soleiras são compatíveis. Aquele desenho de pormenor no início do post não é o ideal. Aconselho-o a aplicar o estore o mais próximo da caixilharia. Dessa forma poderá aplicar tampos (em alumínio/chapa lacada) pelo exterior de acesso ao estor.

    A impermeabilização poderá ser em tela asfáltica. Aplica o peitoril/soleira sobre a tela. Esta deve rematar no espelho interior da "soleira".

    O caixilho deve assentar em parte da sua espessura sobre a soleira, outra parte sobre o isolamento térmico e pelo interior deverá ter uma aba de remate sobre o revestimento interior(desenvolvimento do exterior para o interior).
  10.  # 30

    Utilizando uma foto aqui do forum, o que eu pretendo fazer é algo deste género...
  11.  # 31

    faltou a foto :)
      vitocril_cantarias com corte termico.JPG
  12.  # 32

    Colocado por: rui moreiraCaro santosvieira, impermeabilização e corte térmico nos peitoris/soleiras são compatíveis. Aquele desenho de pormenor no início do post não é o ideal. Aconselho-o a aplicar o estore o mais próximo da caixilharia. Dessa forma poderá aplicar tampos (em alumínio/chapa lacada) pelo exterior de acesso ao estor.

    A impermeabilização poderá ser em tela asfáltica. Aplica o peitoril/soleira sobre a tela. Esta deve rematar no espelho interior da "soleira".

    O caixilho deve assentar em parte da sua espessura sobre a soleira, outra parte sobre o isolamento térmico e pelo interior deverá ter uma aba de remate sobre o revestimento interior(desenvolvimento do exterior para o interior).


    Rui obrigado pelo comentário. Por acaso não tem fotos para ilustrar o pormenor construtivo que acaba de explicar?
  13.  # 33

    Colocado por: santosvieirafaltou a foto :)
      vitocril_cantarias com corte termico.JPG


    E a impermeabilização?

    Cuidado com esse exemplo: pressupõe soleira e "contra-soleira" com o caixilho a rematar entre as duas e sobre a exterior. A sua não vai ser uma única soleira a ocupar toda a expessura da parede exterior?
  14.  # 34

    Colocado por: santosvieiraPor acaso não tem fotos para ilustrar o pormenor construtivo que acaba de explicar?


    Estou à procura!
  15.  # 35

    Impermeabilização:
      CIMG96781.jpg
  16.  # 36

    Colocado por: santosvieirao pormenor construtivo que acaba de explicar


    Este exemplo é com o sistema de isolamento pelo interior com parede simples.

    O seu caso é muito particular porque precisa de corrigir o desfazamento do isolamento térmico entre parede dupla e o caixilho pelo interior. Na soleira resolve-se. E na ombreira como pensa fazer?
  17.  # 37

    Obrigado pela foto.

    Colocado por: rui moreiraEste exemplo é com o sistema de isolamento pelo interior com parede simples.

    O seu caso é muito particular porque precisa de corrigir o desfazamento do isolamento térmico entre parede dupla e o caixilho pelo interior. Na soleira resolve-se. E na ombreira como pensa fazer?


    A questão é mesmo essa. A impermeabilização é algo que será fácil de resolve. A foto que colocou é exactamente como tinha previsto fazer. A questão agora prende-se com as pontes térmicas na soleira e em toda a volta da caixilharia (na ombreira).
    Em relação à soleira, basta interrompê-la com isolamento. Basicamente a soleira é composta por 2 peças que são dividas por uma "tira" de isolamento. Agora em relação às ombreiras não faço ideia, ainda por cima tendo em conta que gostaria de aplicar uma caixilharia pelo interior... Já tentei procurar no forum uma solução, mas não encontrei :(
  18.  # 38

    Mais uma foto aqui do forum.
    Eu pretendia fazer algo assim, mas no meu caso apenas leva pedra na soleira/peitoril. Sendo assim, não deverá ser necessário isolamento lateral pois a caixilharia encosta directamente sobre o reboco que cobre a alvenaria. Estarei errado?
      P1020811 (Medium).JPG
  19.  # 39

    Colocado por: santosvieiraEu pretendia fazer algo assim, mas no meu caso apenas leva pedra na soleira/peitoril. Sendo assim, não deverá ser necessário isolamento lateral pois a caixilharia encosta directamente sobre o reboco que cobre a alvenaria.


    O isolamento térmico tem que ter continuidade com o caixilho. Existe incoerência nesse raciocínio.

    Colocado por: santosvieiraEstarei errado?


    Está. Tem que assimilar esse erro.
  20.  # 40

    Colocado por: santosvieiraEm relação à soleira, basta interrompê-la com isolamento. Basicamente a soleira é composta por 2 peças que são dividas por uma "tira" de isolamento


    Como é que pensa executar essas duas peças de soleira com isolamento térmico a interrompê-las, sendo a caixilharia aplicada na face interior da parede exterior?

    Porquê que fixou a ideia da caixilharia pela face interior?
 
0.0193 seg. NEW