Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou a pensar em comprar um terreno para posterior construção de uma moradia. Das pesquisas que fiz apenas dois bancos, neste momento, têm a modalidade de crédito para compra de terreno que se transforma em crédito habitação, que são a Caixa Geral de Depósitos e o Santander. No entanto, para posterior construção de moradia estes dois bancos não têm o melhor crédito habitação. A minha dúvida é se é possível fazer o crédito para o terreno num destes bancos e depois fazer o crédito habitação noutro banco, ou será que existe algum período de fidelização obrigatório?

    Desde já o meu obrigado,
  2.  # 2

    Estou a pensar em comprar um terreno para posterior construção de uma moradia. Das pesquisas que fiz apenas dois bancos,
    e eu que pensava que os bancos nao emprestavam para compra de terreno, sei que para a construçao tudo bem mas tinha-se que ser possuidor do terreno, andam melhores e eu desactualizado.

    cumps

    David Marques
  3.  # 3

    Eu estive para pedir um emprestimo para compra de terreno, mas depois de pedir algumas simulações reparei que os custos eram enormissimos, e as condições não sao nada semelhantes a um credito habitação.

    Depois de ponderar muito, resolvi falar com a familia e pedir-lhes o dinheiro. até lhes posso pagar juros que sai mais barato. Só para ter uma ideia, para 25.000,00 os custos totais ascenderiam a quase 4.000,00, isto sem contar com os juros ainda. Registos, avaliação, escrituras, hipotecas, dossier, etc... uma brutidade.

    Siga o meu conselho, fale com a familia...
  4.  # 4

    Siga o meu conselho, fale com a familia...
    para quem a tem nao?

    cumps

    David Marques
  5.  # 5

    Se os spreads para compra de habitação são altos, 1.5% a 2.5% em média, para terrenos é ainda superior. Já para não falar de registos, escrituras, comissões de abertura de dossier...

    A banca chegou a um ponto que não acredita na necessidade de nova construção (há muita coisa à venda), está cheia de hipotecas pelo que para emprestarem e assumirem o nivel de risco inerente cobram muito mais! Note-se que o fomento à construção e os financiamentos a construtores já acabaram, estão falidos e a vender ao desbarato!

    Deixo-lhe uma sugestão:
    Compre uma já feita, que é mais barato!!!
  6.  # 6

    Colocado por: brunoRBoa noite,

    Das pesquisas que fiz apenas dois bancos, neste momento, têm a modalidade de crédito para compra de terreno que se transforma em crédito habitação, que são a Caixa Geral de Depósitos e o Santander.


    Que tipo de pesquisas efectuou? Fui directamente aos bancos ou pesquisou na internet?

    Posso-lhe dizer que o Deutsche e o Barclays emprestam para compra do terreno e auto-construção. No caso do Deutsche, no dia da escritura disponibilizam-lhe 50% do valor do terreno, no Barclays se não me engano dão 60%. Mas para melhores informações deverá ir directamente a um balcão e falar com alguém, porque por vezes os bancos podem não disponibilizar essa informação publicamente.
    •  
      FD
    • 20 dezembro 2010

     # 7

    Colocado por: brunoRA minha dúvida é se é possível fazer o crédito para o terreno num destes bancos e depois fazer o crédito habitação noutro banco, ou será que existe algum período de fidelização obrigatório?

    Em princípio, qualquer crédito pode ser liquidado antecipadamente.
    A questão aqui é saber quais são as penalizações para essa liquidação.
    Porque se for um crédito à habitação a penalização não pode ultrapassar os 0,5% do capital em dívida mas, se for um crédito "multiopções" os valores poderão ser bastante diferentes...
    • 1255
    • 21 dezembro 2010

     # 8

    Se optar por crédito e depois pensar em mudar de banco, cuidado com as penalizações. Ficam muito caras. E os processos também.
    Veja bem porque os bancos são todos concorrentes à venda de crédito. Provavelmente todos ou quase todos têm produtos que lhe servem.

    Ou então fale com a família . . . nem que seja a de Navegas ;-)
  7.  # 9

    esg

    Colocado por: 1255Se optar por crédito e depois pensar em mudar de banco, cuidado com as penalizações. Ficam muito caras. E os processos também.
    Veja bem porque os bancos são todos concorrentes à venda de crédito. Provavelmente todos ou quase todos têm produtos que lhe servem.

    Ou então fale com a família . . . nem que seja a de Navegas ;-)


    Depois de eu pagar a minha parte, porque não....
    • Zira
    • 30 dezembro 2010

     # 10

    Também quero uma família assim, algueém me empresta uma? :)
  8.  # 11

    Seguindo as regras do fórum, opto por desenterrar este tópico em vez de criar um novo, como tal preço desculpa ao brunoR por estar a colocar as minhas questões no tópico por só criado.

    A situação é a seguinte. Comprei apartamento em 2008, novo, com 100% de financiamento (não tenho pais ricos o que é pena). Na altura estava no auge na especulação imobiliária, sendo que actualmente, desvalorizou consequência da conjuntura. Mas como é um T2 duplex, com boas áreas, ainda tenho esperança que o barco não tenha afundado.
    Entretanto tenho um casalinho de traquinas de maneira que precisarei pelo menos 3 quartos.
    Comprar outro apartamento está fora de questão. Não quero voltar a viver em condomínios. Não me importo de ter vizinhos, não quero é ter comunhão de contas e obrigações com estes, que na maioria não passam de bárbaros com um tecto, sem respeito nenhum pela vida em co-propriedade.
    Ando, portanto, a equacionar a compra de um terreno, urbano, para futuramente construir. Talvez daqui a uns 4/5 anos. Entretanto, fico com tempo para ir orientando as coisas calmamente e com ponderação. Pensar se vendo ou alugo o actual apartamento, etc etc.
    Quais os vossos pensamentos em relação ao assunto e quais os bancos que financiam a aquisição de um terreno para está finalidade, pesando o facto da construção não ser imediata?
    Cumps
  9.  # 12

    Em 2005 fiz um credito multiopções que me permitiiu ter o valor que faltava para a aquisição do terreno.
    Esse crédito foi concedido porque a diferença do valor em divida e a avaliação da casa que tinha o permitia, foi feita 2ª hipoteca sobre a casa e lá avancei com a compra do terreno.

    Pela sua descrição parece-me que não existirá essa margem, não sei se atualmente existe algum credito para esse tipo de situação (sem a construção iniciar dentro de 2 anos).

    De qualquer forma, será sempre preferível avancar com a compra quando tiver a maior parte do valor para a aquisição para que o emprestimo seja pequeno, até porque a seguir provavelmentne precisará de mais crédito para a construção.
  10.  # 13

    E em caso de um terreno rústico, quais as opções possíveis de crédito?
    Só créditos pessoais?
  11.  # 14

    mais vale juntar um dinheiro para o terreno e depois pedir o credito a habitaçao. pensem: se nao consigo sequer comprar o terreno que é apenas um pequena parte do valor final, vou querer pedir tanto para construir? actualemnte ha negocios fantasticos. nao queira dar um passo maior do que a perna. se nao tem dinheiro para comprar uma casa compre um apartamento, hoje em dia ha negocios loucos nas retomas...
  12.  # 15

    Colocado por: tiago_ecomais vale juntar um dinheiro para o terreno e depois pedir o credito a habitaçao. pensem: se nao consigo sequer comprar o terreno que é apenas um pequena parte do valor final, vou querer pedir tanto para construir? actualemnte ha negocios fantasticos. nao queira dar um passo maior do que a perna. se nao tem dinheiro para comprar uma casa compre um apartamento, hoje em dia ha negocios loucos nas retomas...


    bem, apartamento eles já tem, e entre pedir um crédito para comprar um terreno para construir daqui a 5 anos e ir fazendo uma poupança durante os 5 anos, mais vale fazer a poupança.
    Concordam com este comentário: tiago_eco
  13.  # 16

    se ja têm uma habitaçao qual é o sentido de se enterrarem em dividas ate ao fim das suas vidas? se eu nao pudesse construir casa comprava um apartamento. qqer casa decente (+terreno) precisa de 200mil para edificar.
    por 50 mil euros ja se compra um apartamento muito jeitoso e na cidade!
    vejam que à 5 ou 10 anos atras nao se comprava o mesmo tipo de apartamento por 50....
  14.  # 17

    Colocado por: tiago_ecose ja têm uma habitaçao qual é o sentido de se enterrarem em dividas ate ao fim das suas vidas? se eu nao pudesse construir casa comprava um apartamento. qqer casa decente (+terreno) precisa de 200mil para edificar.
    por 50 mil euros ja se compra um apartamento muito jeitoso e na cidade!
    vejam que à 5 ou 10 anos atras nao se comprava o mesmo tipo de apartamento por 50....


    tiago, uma moradia permite um tipo de vida que um apartamento não, não estou a dizer que uma moradia é melhor ou pior do que um apartamento, estou apenas a dizer que é diferente. As ambições do pjovp são perfeitamente legitimas. Agora não vejo é nenhuma vantagem em estar a fazer um crédito para comprar um terreno para construir daqui a 5 anos. porque se tem 300€ (valor hipotético) para dar ao banco todos os meses de um crédito, tb se tem para os colocar de lado numa poupança, sempre se poupa nos juros.

    Mas por outro lado não vejo nenhuma vantagem em comprar casa no inicio da vida, o pjovp comprou um T2 e agora tem 2 filhotes e precisa de 3 quartos. Ou até podia ter comprado um T3 e depois não podia ter filhos e ficava com quartos a mais. É muito mais vantajoso no inicio de vida em alugar uma casa, e depois passado uns anos comprar ou construir uma casa à medida da familia que se tem. Porque agora o pjovp tem um problema, um apartamento pequeno para a familia que tem e a menos que tenha capacidade financeira de ir construindo a casa e ir pagando o apartamento e depois ser capaz de manter os dois emprestimos enquanto não vende o apartamento, corre o risco de ficar agarrado a uma casa que não lhe serve.
    Concordam com este comentário: pjovp
  15.  # 18

    Colocado por: tiago_ecose ja têm uma habitaçao qual é o sentido de se enterrarem em dividas ate ao fim das suas vidas? se eu nao pudesse construir casa comprava um apartamento. qqer casa decente (+terreno) precisa de 200mil para edificar.
    por 50 mil euros ja se compra um apartamento muito jeitoso e na cidade!
    vejam que à 5 ou 10 anos atras nao se comprava o mesmo tipo de apartamento por 50....


    €50.000 um apartamento jeitoso e na cidade? Está visto que não costuma sair muito.
    Para todos os efeitos eu sou do Algarve e de uma zona onde preços desses só existem em sonhos. Pelo menos por algo que valha a pena.
    Eu moro num apartamento, duplex, excelente mas deparo-me com 2 situações a curto e longo prazo. A curto prazo é o facto da limitação imposta pelo facto de vivermos num prédio, temos vizinhos, não poder ver um filme com o homecinema a estoirar, como se estivesse no cinema, ter que lidar com despesas constantes de condomínio devido a falências de outros condôminos, etc etc etc etc
    A outra situação mais a longo prazo é o apartamento ser um T2 e eu ter um casalinho. É uma alteração à qual não consigo fugir. Mais cedo ou mais tarde vou precisar de outro quarto e apartamentos nunca mais.
    No entanto, o terreno em questão, é um terreno rústico, sem possibilidade de construção, pelo menos para já, mas não deixa de ser um excelente investimento. A questão é, onde consigo um financiamento decente para €20.000 para aquisição de algo do género? Está é a questão, e não se estou a fazer bem ou mal, ou se os motivos são os certos ou errados. Isto é desviar do assunto
  16.  # 19

    Colocado por: pauloagsantos

    tiago, uma moradia permite um tipo de vida que um apartamento não, não estou a dizer que uma moradia é melhor ou pior do que um apartamento, estou apenas a dizer que é diferente. As ambições do pjovp são perfeitamente legitimas. Agora não vejo é nenhuma vantagem em estar a fazer um crédito para comprar um terreno para construir daqui a 5 anos. porque se tem 300€ (valor hipotético) para dar ao banco todos os meses de um crédito, tb se tem para os colocar de lado numa poupança, sempre se poupa nos juros.

    Mas por outro lado não vejo nenhuma vantagem em comprar casa no inicio da vida, o pjovp comprou um T2 e agora tem 2 filhotes e precisa de 3 quartos. Ou até podia ter comprado um T3 e depois não podia ter filhos e ficava com quartos a mais. É muito mais vantajoso no inicio de vida em alugar uma casa, e depois passado uns anos comprar ou construir uma casa à medida da familia que se tem. Porque agora o pjovp tem um problema, um apartamento pequeno para a familia que tem e a menos que tenha capacidade financeira de ir construindo a casa e ir pagando o apartamento e depois ser capaz de manter os dois emprestimos enquanto não vende o apartamento, corre o risco de ficar agarrado a uma casa que não lhe serve.
    Concordam com este comentário:pjovp

    Bem não foi propriamente um erro. Até acho que foi una decisão bastante acertada. Pois prefiro investir num bem meu do que pagar uma renda. Contudo, o mercado imobiliário colapsou e por isso ninguém esperava. O que era um investimento passou a ser um fardo, na medida em que a fácil circulação e transação dos bens imóveis deixaram de ser uma realidade, pelo menos con o suposto lucro que é expectável num investimento imobiliário.
    O meu apartamento foi comprado no auge da especulação, e por ser novo, duplex, con áreas grandes custou o mesmo que muitas casas con piscina estão a custar, para terem uma ideia. Mas o reverso da medalha, tenho um crédito com spread 0.5%, algo que hoje é impensável. Aliás hoje os bancos dificilmente entraram dinheiro. Mas isto é um assunto muito mais abrangente.
    Aqui o erro, traduz-se no actual estado do mercado que não me permite que me liberte do bem com facilidade, para poder avançar para outros voos. Mas não deixo de estar a investir em algo físico e que me pertence.
    Essa de pegar em €300 e meter de parte, para mim não funciona. Cada pessoa é um caso. Para mim a poupança está no investimento e não o investimento está na poupança. Se é que isso faz algum sentido
  17.  # 20

    Colocado por: pjovpNo entanto, o terreno em questão, é um terreno rústico, sem possibilidade de construção, pelo menos para já, mas não deixa de ser um excelente investimento. A questão é, onde consigo um financiamento decente para €20.000 para aquisição de algo do género?


    desculpe lá mas dar 20.000€ por um terreno sem possibilidade de construção, é para mim, um muito mau investimento. No entanto fala "pelo menos para já", porque? está em em curso alguma revisão do PDM em que viabiliza a construção?
 
0.0200 seg. NEW