Colocado por: rafaelisidoropelo horario que faz ...
Colocado por: Picaretaentão você está -me a dizer que hoje existe um engenheiro que se senta e faz contas á mão para fazer um calculo da estrutura de um prédio ... agora percebo porque raio leva um eng 3 meses para fazer uma assinatura num projecto feito num gabinete de arquitectura aonde existe pc's com fartura com programas que fazem calculos em segundos e por aí a fora ... eu sempre queria ver um eng. desses em cima dos andaimes a acabar a catedral de Gaudi que projectou aquilo há sec ahahahahhahahahhhh
Ó rafael, pare de dizer disparates e de falar daquilo que não sabe. Qualquer pessoas aprende a assentar tijolos em duas horas, mas o Rafael, poderia andar muitos anos para aprender a fazer o cálculo da estrutura de um prédio e o mais provável era nunca vir a conseguir.
Colocado por: Picaretajá não tem idade mas evoluiu com o tempo né , se trabalhar por objectivo impede de ter horario das duas uma ou ganhava mais tempo e trabalho com isso (com justiça ) ou ganhava tempo para descansar ... Ninguem trabalha de graça acho eu .
Fazia, já não tenho idade para isso, mas tenho muitos meses seguidos de 15 horas de trabalho por dia...e nunca me pagaram à hora. Todos os pedreiros com quem trabalhei, e foram muitos, todas as horas extras eram pagas.
Colocado por: rafaelisidoroentão você está -me a dizer que hoje existe um engenheiro que se senta e faz contas á mão para fazer um calculo da estrutura de um prédio ... agora percebo porque raio leva um eng 3 meses para fazer uma assinatura num projecto feito num gabinete de arquitectura aonde existe pc's com fartura com programas que fazem calculos em segundos e por aí a fora ...
Colocado por: Picaretaentão estuda uma coisa e depois de um modo mais facil fazem de outra e ganham mais ... é isso ? na Universidade aprendem algo ( o principio ) mas depois não utilizam nada e baseiam-se no trabalho dos outros que desenvolveram um projecto ou um programa que custa uma fortuna porque depois é pirateado e bla bla bla e que os torna no direito de ganharem mais que um pedreiro ... é isso ?
Quem é que acha que faz os programas? um pedreiro? Os engenheiros na universidade só aprendem a fazer os cálculos à mão, depois vem cá para fora e aprendem a utilizar programas de cálculo.
Colocado por: rafaelisidoroentão estuda uma coisa e depois de um modo mais facil fazem de outra e ganham mais ... é isso ?
Colocado por: Picaretapor isso não coloco em questão o preço nem o valor de quem faz uma maquina de calcular ... se preciso de uma compro pago e não acho que por ser pequena ou maior deva apenas custar x .
É isso, o Rafael também deve ter aprendido a fazer contas de somar na escola e agora usa uma máquina de calcular...malandro a aproveitar-se dos tipos que fazem as máquinas de calcular!
Colocado por: PicaretaÉ isso, o Rafael também deve ter aprendido a fazer contas de somar na escola e agora usa uma máquina de calcular...
Colocado por: PicaretaTrabalho de pedreiro, é fácil, entra às 8, sai às 5 e tá o dia ganho...amanhã há mais.
Colocado por: treker666LOL, também não exagere Picareta...os prédios não se levantam sózinhos, concerteza nesse período entre as 8 es as 5 farão algo, certo?
Colocado por: Picaretaentão está meio lixado porque um pedreiro ganha bem ás vezes mais que um eng , trabalha menos, tem um emprego muito mais facil , tem um horario nobre , não tem chatices , e depois ainda existe comentarios a dizer mal dos pais que mandam os filhos para as obras ?????? não percebo nada , quando o que eu digo é que cada trabalho á face da terra é super importante e deveria ter o mesmo valor de ordenado ...se ser eng já não dá mais que pedreiro dê-me um bom motivo para eu pensar como o Sr porque até agora a construção vai na frente ...
Mas não podemos compara coisas que não tem comparação, uma máquina dá o resultado de um operação aritmética e ponto final, um programa de cálculo apenas facilita o trabalho do engenheiro, na execução de uns cálculos, porque depois o engenheiro tem que saber analisar o resultado desses cálculos.
... e a maior parte dos engenheiros não fazem cálculos de estruturas, o trabalho do engenheiro é muito mais vasto.
Trabalho de pedreiro, é fácil, entra às 8, sai às 5 e tá o dia ganho...amanhã há mais.
Colocado por: rafaelisidorocada trabalho á face da terra é super importante e deveria ter o mesmo valor de ordenado ...
Colocado por: PicaretaPara quê esforçar-me se no final do mês vamos todos ganhar o mesmo?
Colocado por: Picaretase acha que acartar blocos de 15 encharcados , acartar baldes de areia , sacos de cimento , subir escadas andaimes , carregar pesos em todo o tipo de piso , trabalhar ao sol ao vento encanado , se isso tudo não tem valor, então que valor tem um gajo de capacete branco ( correcto ?) no meio destes trolhas a verificar se as suas contas estão correctas ??????
Pois, mentalidade comunista. Para quê esforçar-me se no final do mês vamos todos ganhar o mesmo?
Colocado por: ktm333Porque é que existem bombeiros voluntários? Fazem esforços que mais ninguém faz e não recebem nada...
Colocado por: ktm333oh Ktm333 até mesmo o Bombeiro voluntario é punido e descriminado quando muito ele salva quem o pune sem olhar para o lado ...
Porque é que existem bombeiros voluntários? Fazem esforços que mais ninguém faz e não recebem nada...
Colocado por: rafaelisidorose acha que acartar blocos de 15 encharcados , acartar baldes de areia , sacos de cimento , subir escadas andaimes , carregar pesos em todo o tipo de piso , trabalhar ao sol ao vento encanado , se isso tudo não tem valor,
Colocado por: Picaretatar sentado numa mesa a ver as pernas da secretaria é bem melhor ...aí tem toda a razão . o que eu já defendi foi o seguinte , quem trabalha com a cabeça tem valor como é obvio , quem envergou trabalhar com o corpo por algum motivo não pode ter menos valor , quem envergou dar o corpo ao trabalho não tem direito a ter uma vida digna ???????
É mais fácil do que alguns trabalhos feitos de fato e gravata. Não me atire areia para os olhos, isso de acartar sacos de cimento às costas não tem nada de extraordinário.
Colocado por: TyrandeRafael, qualquer tipo com saúde pega em sacos de cimento..qualquer tipo com saúde aprende a erguer uma parede... Em suma, embora possa haver gente com mais ou menos aptidão para o ofício, qualquer um com saúde pode ser "trolha". Por algum motivo é que muita gente, inclusive licenciados em assuntos quenadatêm a ver com construção civil, quando se vêm apertados e não conseguem trabalho, vão trabalhar para as obras.responder a este relatorio seria tão penalizante como colocar um Eng.um ano a aprender a levantar uma obra ...
E se calhar passado um ano já sabem "a arte do ofício".
Por outro lado, não é qualquer tipo com saúde que consegue, por exemplo, licenciar-se em medicina. Ou engenharia mecânica.. Ou sei lá, tantas outras coisas. Não basta ter saúde e querer, que é basicamente o que é preciso para ser trabalhador na construção civil. É preciso algo mais do que isso! Um tipo em um ano de certeza que não aprende a "desenhar" uma casa, partindo de um papel em branco!
Ainda não percebeu que engenheiros e pedreiros vivem em simbiose? O pedreiro não vai erguer casa nenhuma se o engenheiro/arquiteto não fizer o projeto todo. Nem o arquiteto/engenheiro vai ver a sua obra materializada se o pedreiro não for lá construí-la.
Mas de qualquer forma, embora os 2 trabalhem nas suas respectivas áreas para o mesmo fim (construir algo), não querer admitir que o trabalho mais importante, quem acarreta com mais responsabilidades é quem estudou, planeou e "deu vida" a aquilo tudo é o do arquiteto/engenheiro, é querer atirar areia para os olhos!
Há aqui um tópico, aberto por mim, sobre "problemas estruturais em moradia em banda". Uma casa que não comprei por uma semana, exatamente por ter apresentado problemas estruturais.... Acha que, a haver um processo de averiguações, vão ligar ao pedreiro para se explicar? Não, pois não? O pedreiro chega, faz o que lhe mandam, sai.. tá feito!
Na sua ordem de ideias, um engenherio mecânico projecta um carro lindíssimo, mas o mérito é do operador fabril, porque no final das contas foi ele que o construiu, não?!
E seguindo essa ordem de idéias, esse mesmo operador fabril deve ganhar tanto como o gajo que projectou o carro, não?! Pelo amor da santa...
De um modo geral, é claro que experiência também conta, e deve ser paga!
Ou se quiser por miúdos: um pedreiro não "nasce" pedreiro, pois não? Quando inicia deve ser auxíliar de pedreiro, ou aprendiz (não sei o nome correto), para ganhar experiência, certo?
Ora bem, um arquiteto quando sai da faculdade também passa por um período de estágio para ganhar experiência, não?
Ora bem, se comparmos um pedreiro experiente, com um arquiteto estagiário, ai sim poderia haver justificativa para o pedreiro ganhar mais que o arq/eng.
Mas se compararmos uma arq/eng experiente com um pedreiro experiente, em que ambos, numa escala de 1 a 10 tenham proeficiência de 9 nas suas tarefas, o arq/eng deve ganhar mais!
É claro que temos de considerar o mercado, e infelizmente o mercado nacional está saturado para engenheiros civis/arquitetos, pelo que, na minha ótica, seria interessantes diminuir drasticamente as vagas universitárias disponíveis, de forma a não "encher" ainda mais a praça...
Eu tenho o 12º ano, não sou licenciada e não estou a "puxar a sardinha para a minha brasa". Mas dou o merito a quem o tem! E embora ambos tenham mérito (ambos acordem cedo e vão trabalhar, fazem o melhor que sabem dentro da sua área (e isso para mim tem mérito)), querer por um pedreiro em pé de igualdade com o arq/eng, desculpe-me, mas é não enxergar o seu próprio umbigo.