Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas
    Comprei uma quinta com uma casa de granito abandonada, mas com as paredes (grossas!) em bom estado, e segui os passos habituais para o licenciamento de reconstrução e ampliação numa casa moderna.
    Tratei do ramal de energia elétrica, de licenciar e fazer um furo artesiano; o projeto de arquitetura foi aprovado e recentemente os das especialidades também - ou seja até aqui tudo bem.
    Depois passei à fase de pedir orçamentos... e aí é que vem o balde de água gelada! Estou a receber orçamentos estratosféricos dos construtores da região, a título de exemplo um pede-me 15 mil euros mais IVA (ou seja mais de 18 mil euros) para instalação elétrica e ITED... numa casa de 300 metros quadrados, orçamentos de duzentos e muito, 300 mil euros!!!
    A ajuda que peço é a seguinte: alguém tem a experiência de ter trabalhado com um construtor da região (Castelo Branco, Alcains, Fundão, Covilhã...) que saiba trabalhar com estruturas de granito e fazer uma ampliação para uma moradia moderna com estrutura betonada, sem olhar para mim como quem me quer depenar?...
    Muitíssimo agradecido!
    Celso
  2.  # 2

    habitualmente fora dos grandes centros as especialidades sao pagas a pesso de ouro, pois nao existe muita concorrencia e poucas empresas com capacidade tecnida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: celso1965
  3.  # 3

    Caro Jorge Alves
    Agradeço o comentário; em boa verdade, já tive essa experiência com o levantamento topográfico - o topógrafo acabou por ser de Almada!... pois lá da zona... Upa! Upa!... mas é um pouco estranho, pois a nível de projeto foi tudo muito razoável.
    Não querendo abusar da amabilidade, será que se justifica:
    1 - contratar uma construtora de um grande centro para a obra toda?
    2 - contratar localmente a construção propriamente dita (estrutura, alvenaria, cobertura...) e "recrutar" empresas das áreas especializadas num grande centro?
    Renovados agradecimentos,
    Celso
    • AMCP
    • 28 dezembro 2014

     # 4

    Boa tarde celso1965, fiz uma obra em escalos de baixo não sei se conhece? Por trás do campo de futebol, ou seja o proprietário aproveitou a casa de pedra com cerca de 40m2 e o que se fez foi partir a parede de trás na totalidade e ligamos essa casa há restante que fizemos em tijolo
  4.  # 5

    Colocado por: celso1965orçamentos de duzentos e muito, 300 mil euros!!!

    Qual era o valor que tinha combinado com o projectista?
    Qual o comentário do projectista a estes valores?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 6

    Caro AMCP
    Confesso que não conheço o local, mas estou a ver a ideia. A minha é diferente, é integrar a casa de pedra no conjunto, anulando apenas uma pequena parte - a que está em pior estado. Para tal, tem que ser construída uma estrutura betonada a integrar o conjunto, ainda é um bocadinho complicado...
  6.  # 7

    Caro Picareta
    O valor "orientativo" para a obra era de 150 mil. Dito isto, é certo que ao nível dos acabamentos o céu é o limite, tanto se pode por uma banheira de 200 ou 300 € como uma de hidromassagem XPTO que custe os olhos da cara, está claro.
    O projetista mantém uma postura cautelosa que eu respeito, mas o que constato neste momento, à luz dos orçamentos que estou a receber, é que esse valor não chega nem para "fechar" a casa, ou seja só daria para construir estrutura, coberturas e paredes... a construção civil em Castelo Branco será assim tão cara?
    • 1255
    • 28 dezembro 2014

     # 8

    E que tal apresentar aqui o seu projecto?
    Não era má ideia e a malta ía gostar :-)
    Melhor para se comparar e avaliar o orçamento.
    Assim até pode aparecer alguém interessadeo em fazer a obra, quem sabe?
  7.  # 9

    Caro 1255
    Muito bem, vou tentar anexar umas imagens - uma foto da casa de pedra e as plantas.
    Na plantas percebe-se bem o que é casa em pedra (pela grossura das paredes), mas para além da casa em pedra propriamente dita existe também um forno e casa de forno. A eira, no exterior, tabém já existe, naturalmente.
      Casa de pedra.jpg
      Planta_da_cave.jpg
      Planta RC.jpg
      Planta 1A.jpg
  8.  # 10

    Com essas áreas e dimensão, não diria que esses orçamentos sejam estratosféricos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: celso1965
  9.  # 11

    Caro Goliver
    Agradeço o comentário, mas aproveito para adiantar que não deixei claro que os orçamentos que referi NÃO incluem equipamentos (painéis solares, recuperador de calor, caldeira, banheira, ...) nem cozinha (nem sequer móveis), nem fossa séptica, ou seja até à casa completa a "coisa" ainda é para engordar e muito...
    Acresce que durante o projeto se teve o cuidado de manter mínimas as alterações às casas de pedra, cujas paredes (julgo que dá para ver) praticamente não necessitam qualquer trabalho de restauro.
    Como já tratei do ramal de energia até ao local, bem como da rede de alimentação de água, também não há custos escondidos nesta área.
    Ou seja, se estivesse a falar em dar 50 mil euros por um lote urbano infraestruturado, a casa completa e equipada ficar-me-ia em 400 mil euros?!
    Pela minha pesquisa (rápida) na net, uma moradia totalmente acabada e equipada, a estrear, de 300 m2 de área útil e 350 a 400 m2 de terreno na cidade de Castelo Branco custa na ordem dos 240 mil euros...
  10.  # 12

    Celso,

    300m2 é muita coisa... Não deveria estar à espera de fazer essas obras por 150k?

    Antes de avançar com todo o processo deveria ter tido o cuidado de fazer todas as contas de modo mais informado. O seu técnico falhou porque obviamente sabia que os preços iriam atingir esses patamares.

    Estando o estrago feito aconselho a fazer um projecto de alterações e reduzir a área da casa. Venha para os 180/200 m2 e terá preços mais dentro das suas possibilidades.

    Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: celso1965
    • SVM
    • 29 dezembro 2014

     # 13

    Sabe que reconstruir bem fica em principio mais caro do que construir de raíz.
    Contudo o meu conselho para si e para os demais é que quando contratarem os projectos, contratem com medições.
    Só assim é que consegue saber que toda a gente está a dar preço para a mesma coisa. e +100 -100 fica logo com uma estimativa orçamental de inicio.
    Já me aconteceu um casal vir a uma empresa onde trabalhei com um projecto de moradia com 800m2, escusado dizer que quando começaram a receber as estimativas, recuaram logo nessas áreas.
    Quando aos valores, so vendo os projectos é que se consegue avaliar se estão caros ou baratos...
    No ITED o projecto deve ter estimativa orçamental, na electricidade, basta ter a casa longe da via pública e colocar algumas infraestruturas exteriores para achar até esse valor barato...
    Abraço e boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: celso1965
  11.  # 14

    Boa tarde Celso 1655,
    Vendo o que aqui já foi escrito, concordo com o SVM.
    Sendo medidor orçamentista de profissão, na minha opinião, deve pedir ao gabinete projetista para executar um mapa de quantidades/medições da sua obra, com as quantidades e trabalhos a executar na sua obra, com os materiais e acabamentos definidos.
    Assim consegue que, ao pedir orçamentos com esse mapa, os empreiteiros em causa, possam apresentar os seus orçamentos perante esse mapa, evitando assim que, cada empreiteiro apresente o seu orçamento. Isto é, resumindo, um diz que colocar uma determinada marca de janela, o outro apresente outro, e assim sucessivamente....
    Com isto não quero dizer que não haja diferenças entre orçamentos nesse mapa, mas é uma segurança para si, pois todos vão dar preço para o mesmo mapa e os mesmos trabalhos, evitando assim algumas aldrabices e maroscas, por parte destes, evitando assim trabalhos não previstos.
    Espero ter ajudado.
    Melhores Cumprimentos
    H.F
    Estas pessoas agradeceram este comentário: celso1965
  12.  # 15

    Uma casa reconstruida em granito não é barata. Fica bem mais cara que em alvenaria.
 
0.0148 seg. NEW