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  1.  # 1

    Boa noite,

    Pretendo instalar um teto falso num quarto com 2840mm x 3350mm com isolamento de lã de vidro de 120mm (2x60) sobre uma placa de gesso carbonato de 13mm. Vai ficar uma caixa de ar de 50mm entre a laje e a lã de vidro.

    Nunca fiz este tipo de trabalho mas estou a considerar basear me nas indicações do seguinte video: Link

    Vou colocar 3 focos led encastrados.

    Neste momento tenho três dúvidas e agradeço desde já quem me conseguir ajudar
    1 - Em que zona da instalação devo colocar o transformador que se liga aos focos? Aparafusado na laje ou sobre a placa de gesso carbonato?
    2 - De que forma devo isolar o transformador e os focos da lã de vidro? Já me sugeriram folhas de alumínio, faz sentido?
    3 - Faz sentido utilizar massa acrilica em conjunto com a massa de juntas para garantir que as tais particulas nocivas da lã de vidro não passam entre a placa de gesso e a parede ou pelos buracos para os focos?
  2.  # 2

    Boa noite e sorte neste projeto.

    1º.Se optar por focos em led não necessita de transformador.

    2º. Se optar pos xps ou roofmate tambem fica a salvo disso e de particulas que possam ser libertadas com o tempo, assim eu fiz e digo, melhor não poderia ter ficado.

    3º, depende do tamanho da fenda, se for acrilico tem de ser pintavel, pois se for somente silicone este não deixa a tinta do tecto aderir, se optar por sancas, elas deixam se notar menos os defeitos nas cantoneiras.

    ops: só uma observação, é gesso cartonado,

    Qualquer duvida apita, abraço..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JackBauer
  3.  # 3

    Não estou a conseguir corrigir o nome do gesso.. Fica carbonato.. A malta percebe :)

    Realmente tenho algum receio em relação às particulas, mas o objectivo principal é isolamento acústico e creio que a lã de vidro seja a recomendada. Vou arriscar e tentar caprichar na aplicação da massa e tira de juntas.

    Se calhar é boa ideia as sancas, vou incluir no projecto.

    Obrigado pela ajuda, apenas continuo na dúvida em relação à separação dos focos da lã de vidro até porque a lã que estou a considerar não tem papel kraft (possivelmente é por isso que tem indices de resistência ao fogo elevados).

    Abraço
  4.  # 4

    boas, é clro que a malta percebe;-).

    Bem,se optar por led não vai ter problemas com o aquecimento, lodo então pode usar com papel kraft, e logo pode vedar as juntas da lã com fita, aquela de selar as caixas, aliás é esta que eu usei para selar as emendas do xps, para a lã vai ser igual, somente tem de sobrepor mais ou menos 10cm e depois vede com a fita, e pode fazer o mesmo nos cantos, assim inibe a passagem de qualquer particula, claro com o papel sempre para baixo, mas atenção somente se usar led, pois o halogeneo aquece muito, e hoje em dia os leds alem de baratos tem a durabiliade e qualidade muito superior , entretanto se ainda assim quer por as lampadas normais, existem umas caixas semi-circulares que servem de proteção para isso, e depois vede com silicone...

    abraço..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JackBauer
  5.  # 5

    Parece me mais seguro.. Como estou a considerar usar duas camadas de lã de vidro, vou manter a primeira camada sem o papel kraft e depois vedar a segunda, que ja tem o papel, com a tal fita. Ao menos vai servir para o aliviar de consciência..

    Essas caixas semi-circulares que refer são de que material?

    Abr.
  6.  # 6

    Parece me mais seguro.. Como estou a considerar usar duas camadas de lã de vidro, vou manter a primeira camada sem o papel kraft e depois vedar a segunda, que ja tem o papel, com a tal fita. Ao menos vai servir para o aliviar de consciência..

    Essas caixas semi-circulares que refer são de que material?

    Abr.
  7.  # 7

    Aquilo é como uma bola cortada ao meio em aluminio, agora não encontro a dita da imagem, mas basta procurar por downlight que fica com uma melhor idéia de como é, mas o sistema é menor, pois é para tecto falso, abraço.
  8.  # 8

    Vou aproveitar para partilhar o meu pequeno projecto de montar um teto falso e mais à frente partilhar umas fotos.
    Pode ser que me possam dar dicas pelo caminho ou eu acabar por ajudar alguém que também se esteja a iniciar no assunto.

    Por enquanto estou em fase de planeamento.. Estive a definir as medidas daquilo que vou precisar fazer. Vou colocar paineis de MLV com as medidas 1350x600

    Legenda:
    A laranja e rosa os paineis MLV
    A vermelho os pontos que vão estar ligados à laje
    A cinzento os perfis

    Parece vos bem ou já estou a meter os pés pelas mãos?

    Plano
      Projecto.jpg
  9.  # 9

    Boas, o arranque inicial e final das calhas tem de ser no máximo com 10 cm das laterais, ou seja começa a contar de fora para dentro, e depois faz o ajuste ao meio, isso se não for usar as cantoneiras, foi assim que fiz em casa, ou seja, o 1º aos 10cm, o 2º a 50 o 3º a 50 e ai por diante.. abraço...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JackBauer
  10.  # 10

    Boas,

    Qualquer coisa deste género portanto:
    Não tinha considerado usar cantoneiras mas faz sentido. Vou adicionar uma de cada lado (dimensões 20mmx40mm) nas zonas que metia agora a azul.

    Abraço e obrigado pelas dicas.

    Edit:
    humm.. Se calhar faz sentido usar cantoneiras nos 4 lados para ajudar a isolar a MLV por cima do gesso cartonado, caso algum junta com a parede fique mal feita.

    Projecto 2
  11.  # 11

    Boas. E as maestras tem de arrancar o mai proximo o possivel das paredes laterais. Ou seja a primeira e a ultima maestra se nao usar cantoneiras tem de estar +- a 10 cm das paredes..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JackBauer
    • Piny
    • 23 janeiro 2015

     # 12

    Colocado por: Flaviano742


    2º. Se optar pos xps ou roofmate
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JackBauer

    Mas isso não é tudo a mesma coisa?
  12.  # 13

    eu como plaqsuista profissional posso indicar que terá que aplicar cantoneira em toda a volta depois medir o comprimeto da placa de placo (ex2.60M) depois pra tras 52 cm ate a cantoneira que ficara todos com 52cm vai fazer com que tipo de extrutura sera com F530 como vai fixar .
  13.  # 14

    ira ligar os perfis a laje todos os 50cm ????
  14.  # 15

    Boa noite,

    Em baixo actualizei o plano de acordo com os comentários do Flaviano742 e optei por MLV em rolo em vez dos paineis que estava a considerar anteriormente.

    Colocado por: megameneu como plaqsuista profissional posso indicar que terá que aplicar cantoneira em toda a volta depois medir o comprimeto da placa de placo (ex2.60M) depois pra tras 52 cm ate a cantoneira que ficara todos com 52cm vai fazer com que tipo de extrutura sera com F530 como vai fixar .


    Sim, já estou a considerar que vou aplicar a cantoneira toda à volta. Não consegui perceber bem o que quer dizer com "medir o comprimeto da placa de placo (ex2.60M) depois pra tras 52 cm ate a cantoneira que ficara todos com 52cm", mas o meu próximo passo é analisar como serão colocadas as placas de gesso e descobrir se é preciso adaptar a estrutura.
    Não tenho a certeza se é F530 mas coloquei a imagem e info do perfil mais em baixo.

    Colocado por: megamenira ligar os perfis a laje todos os 50cm ????


    Não. Irei ligar os perfis à laje todos a 15cm (esta informação não estava no plano).
    Os 50 que ve nas medidas horizontais do plano correspondem à largura do perfil em milimetros, que na realidade são de 4,7cm.

    Legenda:
    A laranja e rosa os paineis MLV
    A vermelho os pontos que vão estar ligados à laje
    A cinzento os perfis
    A azul a cantoneira

    Projecto 3

    Perfil
    Medidas: 300X4.7X2 cm
  15.  # 16

    Agora a estrutura definida considerando as placas de gesso de 2500x1200.

    Acho que vou dar uns toques nas medidas entre os perfis para nivelar aquelas medidas (430|140) e (390|180), fazendo com que a juntas ocorram num espaço mais intermédio entre os perfis.

    Projecto 4
  16.  # 17

    Assim já fica mais nívelado (300 | 250) e (250 | 200). Como vou colocar cantoreiras aumentei a distância inicial e final para 200.

    Projecto 4
  17.  # 18

    Boas, o que o megamen disse foi que , as emendas ou junções entre as placas de pladur tem que coincidir ao meio de uma maestra, assim aparafusa as duas placas unindo-as a mesma maestra, desta forma fica protegida a união de possiveis dilatações e fissuras do material. ex. imagem...
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      Sem Título5.jpg
    • Piny
    • 24 janeiro 2015

     # 19

    Colocado por: Piny
    Mas isso não é tudo a mesma coisa?
  18.  # 20

    Não não é, nunca pode por as placas de pladur no sentido das maestras e sim cruzadas, e quando começa-se da direita para a esquerda, a segunda linha de placas tem de ser da esquerda para a direita, para não criar grandes linhas de união, pois assim fica mais propício a rachadelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JackBauer
      Sem Título6.png
 
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